Dr. Stanley Baptista de Oliveira CRM-MG 3.323
GERIATRIA E CARDIOLOGIA
Av. Wilson Alvarenga-1047-João Monlevade-MG (31) 3852.1677
O colesterol é uma substância fabricada no fígado e tem várias utilidades no organismo, uma delas a fabricação de hormônios sexuais. O colesterol é transportado no sangue através de uma proteína chamada lipoproteína. A lipoproteína de baixa densidade -o LDL-transporta o colesterol do fígado para o sangue; o colesterol de alta densidade - o HDL-transporta o colesterol do sangue para o fígado, onde é transformado em outras substâncias e eliminado do organismo.
O HDL colesterol é chamado "colesterol BOM", pois ele se desloca do sangue para o fígado. Já o LDL colesterol é chamado de "colesterol RUIM", pois ele, quando está acima dos valores normais, fixa-se na parede interna das artérias, podendo, com o passar dos anos, provocar entupimento nestas artérias, provocando doenças graves.
As gorduras ricas em ácidos graxos saturados aumentam o colesterol no sangue: gordura de coco, gordura do leite, gordura da carne. Já as gorduras ricas em ácidos graxos não saturados, monoinsaturados e polinsaturados oferecem menor risco de aumentar o colesterol total e, além disso, reduzem o nível do colesterol LDL (o "colesterol ruim") no sangue: óleo de canola, de milho, de soja, de girassol, azeite de oliva, margarina cremosa, azeitona, abacate, amendoim.
Existem outros fatores que, quando associados ao colesterol aumentado, aumentam o risco de entupimento de artérias: tendência familiar, ser fumante, hipertensão arterial não tratada, diabetes, obesidade, stress prolongado, falta de atividades físicas.
ORIENTAÇÕES PARA MANTER O COLESTEROL SOB CONTROLE:
1) Evitar o consumo de: pele de aves, leite integral, manteiga, queijo amare- lo, requeijão, maionese, chocolate, fígado, moela, coração, língua, bacon, "dobradinha", feijoada, carnes vermelhas, gordura de boi e de porco, frituras (principalmente batatas), camarão, lagosta, leite de coco.
2) Preparar os alimentos com óleos vegetais canola, milho, soja, girassol.
3) Aumentar o consumo de: azeite de oliva, fibras vegetais (farelo de trigo e de aveia), feijão, ervilhas, grão de bico, alho, ameixa preta, figo seco, nozes, castanha do Pará, frutas (principalmente maçă Fuji e uvas), verduras, legumes, pão integral, peixes (salmão, atum, sardinha, truta, bacalhau, cavala).
4) Uso moderado de bebidas alcoólicas: 1 a 2 taças de vinho tinto por dia ou suco de uvas ou 1 latinha de cerveja ou 45 ml de uísque.
5) Uso de remédios, receitados por médicos (estatinas), após avaliação da função hepática.
6) Praticar atividades físicas: caminhadas, nadar, andar de bicicleta, dançar - durante 45 a 60 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana.
7) Manter o peso dentro dos valores normais, através de atividades físicas e alimentação correta, ou seja, evitar doces, açúcar, mel, frituras (batatinha, pastel, mandioca, rosquinhas), alimentos gordurosos, sorvetes, pudins, refrigerantes, massas.
8) Reduzir as causas de tensão nervosa (stress), praticar esportes ou atividades física compatíveis com sua idade, participar de grupo de amigos para bater papo, jogar baralho passear e outras atividade recreativas. Ter bom humor, rir.
9) Orientações para quem está com os TRIGLICERIDES aumentados no sangue:
a) Para valores abaixo de 400 mg%: dieta = evitar bebidas alcoólicas, doces, açúcar, massas (pão, bolos, biscoitos, macarrão e outras), reduzir muito o uso de arroz.
b) Para valores acima de 400 mg%: fazer a dieta e usar remédios adequados, que deverão ser receitados por médicos.