Monday, October 22, 2007

MAIS DEVAGAR

Existe uma ansiedade generalizada, aqui estou como maior prova deste fato, apesar de sentir que a urgência não tem surtido efeito em meio a esta ânsia (correria).
Há um grande movimento no mundo tentando provar que as pessoas devem comer e beber devagar, saboreando os alimentos, curtindo seu preparo, no convívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade.
A base de tudo reside no questionamento da “pressa” gerada pela “competição”, pelo apelo “à quantidade do ter” em contraposição à qualidade de vida ou à “qualidade do ser”.
A “atitude sem-pressa” não significa fazer menos, nem menor produtividade, significa fazer as coisas com qualidade e racionalidade. Significa retomar os valores da família, dos amigos, do tempo livre, do lazer e das pequenas comunidades. Do local, presente e concreto, acompanhado dos pequenos prazeres do dia-a-dia, da simplicidade do viver e conviver e até da religião e da fé.
Vamos lembrar do:
“Devagar se vai ao longe”
“A pressa é inimiga da perfeição”
É interessante perceber que em um momento se vive uma vida. O presente é mesmo o único tempo que existe. O tempo, todo mundo o tem por igual, são vinte e quatro horas por dia para todos igualmente.

É mesmo como disse John Lennon: “A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”.


Ailton Petrônio de Castro