Friday, October 26, 2007

O PERDÃO

Difícil, mas não é impossível. É deveras um tema interessante. Ao efetuá-lo em seu coração você pode não mudar o passado, mas é certo que estará engrandecendo o futuro. Se estamos nesse mundo para crescermos no plano espiritual... melhor acolhê-lo. Quanto mais depressa se oferece o perdão mais tempo vive-se em reconciliação.
É assim, escrevo sobre o perdão e talvez não saiba perdoar, mas vou teimar na prática desta ação, pois é neste momento que se precisa do próximo, às vezes do próprio ofendido.
O perdão induz à paz e ao término dos conflitos. Se Israel e a Palestina usassem a arma do perdão, até entre as próprias famílias haveria mais união.
O próprio Jesus pouco antes de expirar perdoou o ladrão que estava a seu lado. Então se Jesus é mesmo a essência do perdão, negá-lo ao próximo seria negar a própria existência de Jesus.
Jesus Cristo ainda foi mais longe, pediu ao Pai que perdoasse aos que lhe ofendiam.
Aproveito este momento para, de coração, se um dia alguém me entristeceu e mesmo que não tenha merecido, digo-lhe “o culpado sou”; e ao mesmo tempo quando me sentir acusado dentro do meu coração, dirijo-me até ao ofendido e “lhe imploro o seu perdão”.
Concluo que amar a quem nos ama a ninguém fará mal, mas o ideal é amar a quem de certa forma tenha nos ofendido.



Ailton Petrônio de Castro