Thursday, October 25, 2007

PEDIDO DE DESCULPAS

Primeiramente quero pedir desculpas por não ter conseguido em muitos momentos de minha vida, ter contido a minha vaidade. Mas Senhor! Só agora descobri os perigos deste embriagante sentimento.

O homem na ânsia de ser brilhante, atraente e poderoso vem sendo alimentado pela cultura do sucesso. Daí as guerras, dificuldades ambientais e até mesmo os pequenos problemas do cotidiano, são frutos da vaidade. No pensamento do homem não há espaço para o fracasso, temos que ser super (homens e mulheres), a realização pessoal só se efetiva através de conquistas materiais, roupas finas, aparência física, status social, carros de luxo e outras futilidades.

Bombardeamos nossas crianças e jovens com inúmeras atividades. O que vale é estar no pódio, é a riqueza e o status. Com conforto e um padrão de vida superior... matamos o outro de inveja, e então começamos com estas atitudes a negar nossa verdadeira condição humana.

É bom lembrar que perante a natureza ninguém tem poder.

A impressão que se tem é que o modernismo está orientado e obcecado pelo poder. Já não há mais o respeito à autoridade. A conduta sexual, mais livre, passa a ter mais importância do que os sentimentos. O exibicionismo é latente. As pessoas acham-se voltadas para sua própria imagem, embriagadas pela ânsia incontrolável do poder.

A meus filhos peço desculpas, pois somente agora percebi que também tenho que controlar minhas vaidades, porque só posso lhes servir como orientador se me constituir em uma fonte de bom exemplo.