Monday, January 09, 2012

HOMENAGEM A UM AMIGO

Normalmente nós, seres humanos, temos a faculdade de homenagear as pessoas após a sua morte. Infelizmente ou felizmente meu coração exige que eu me exponha aos olhos de nossa comunidade para lembrar uma pessoa que partiu de nosso convívio e que deixou, pelo menos para mim, um exemplo de vida. Estou falando do Bené de Euclides. O Bené do Ilhéus como nós o tratávamos. Todos nós temos nossas fraquezas, a minha foi não querer tê-lo visto morto. Opção minha já que não me senti suficientemente forte para fazê-lo. Digo isto, pois considero-me uma pessoa muito feliz, uma vez que tive e tenho oportunidade de conviver ainda com meus pais, embora tenha perdido uma pessoa que considero viva em minha alma, pela abnegação de mãe, avó e, sobretudo como sogra, circunstância que muitos nem sempre consideram.
Conheci Bené de Euclides quando fui por ele procurado profissionalmente. A partir desse momento tive a grata felicidade de poder aprender o que significa a verdadeira amizade de um ser humano para com outro. Talvez nesta época, ainda com meus saudosos vinte anos não sabia o que era a vida, uma vez que o homem aos vinte é incendiário e aos quarenta torna-se bombeiro. Desde, então, passei, a saber, o que era um amigo. Todas as vezes que com ele conversei, aprendi algo, aquilo que só aprende com o passar dos anos, ou seja, a magia da serenidade, nunca da intransigência, sobretudo o bem maior que o ser humano tem que é a família. E como o Bené sabia disto mais do que todos! Quando o visitei em Ilhéus junto com meus filhos, não pensei que ele nos faltaria de forma tão rápida, mais os desígnios da vida são imprevisíveis, por isso senti muito mais do que normalmente acontece quando perdemos alguém. Não desejo fazer apologia de uma pessoa que partiu, mas acho que, em nome da comunidade de Ilhéus e do Prata, posso agradecer a Deus por ter nos dado à alegria de ter convivido com Bené e deixar para a sua viúva e para seus filhos uma palavra do fundo do coração: a vida de Bené foi um sacerdócio de amizade, de lealdade, de amor aos filhos e de muita sinceridade para com os amigos. Muito obrigado Bené por você ter existido. Valeu a pena ter sido seu amigo e seu aluno na escola da vida. Descanse em paz!