Wednesday, May 02, 2012

O PRATA PODE MELHORAR


O Governo Federal fez o PAC, os Municípios deveriam fazer o PAD – Paisagismo, Arquitetura e Decoração.
Há tantas coisas simples que podem ser feitas em cidades pequenas como o Prata, no sentido de tornar o ambiente mais florido, mais alegre. Uma pequena praça, um jardim, casas pintadas, calçadas reformadas.
Recentemente vimos exemplos de mobilização de Comunidades em mutirões com o apoio das Prefeituras. A Associação Comunitária em parceria com a Prefeitura consegue doação de tintas e pintam as casas de determinado bairro com a concordância dos moradores (Trabalho Voluntário). Muros são pintados e cedidos à uma propaganda comercial, desde que bem cuidados. O Setor de obras faz uma limpeza do mato, dos restos de materiais de construção e outros detritos (o que já ajuda contra a dengue, pernilongos e escorpiões ); repara o calçamento e calçadas (embora o passeio seja obrigação de proprietário).
Um ambiente limpo e bonito melhora muito a auto-estima de seus moradores.
Cidades há, que disponibilizam um serviço de arquitetura para melhoria do visual dos imóveis de quem não pode contratar um profissional da área; com isto, teremos casas mais bonitas, bem pintadas e sem grandes gastos.
VAMOS CUIDAR DE NOSSAS RUAS E NOSSAS CASAS, são nossas, a aparência delas falam pelas pessoas que ali residem.
Narro aqui um fato interessante. Um jornalista de São Paulo, especialista em assuntos educacionais, após morar anos nos Estados Unidos; ao regressar ao  Brasil, entrevistado por um canal de TV a respeito de qual critério genérico usava pra avaliar a educação do alunos de um modo geral em uma instituição escolar .  Assim respondeu: “Ao chegar em uma Escola visito primeiro os banheiros dos alunos, as condições de higiene dos mesmos já me indicam muitas coisas sobre aquela Escola e sobre os que ali estudam...”. Concordam?