PERGUNTA DE CRIANÇA
O meu primeiro sobrinho, o Maurício, hoje já papai, quando era bem menino, um dia surpreendeu-me com uma pergunta: oh tio, quem é que sopra o vento ? Para dizer a verdade eu não soube responder. Não era minha área de atuação e mesmo pesquisando, achei que era difícil explicar-lhe, pois ele, apesar de inteligente, era ainda muito criança.
Pois bem, por trinta e cinco anos militei na área de educação, uma vez que estudei Letras e Pedagogia, lecionei, fui Secretário Municipal de Educação e Inspetor Escolar do Estado, mas quase sempre atuei com alunos do 2º grau(dos chamados Cursos Médios), portanto mais para adolescentes do que crianças.
Pouco antes de aposentar-me, fui convidado por uma professora para conversar com os alunos dela, crianças de aproximadamente dez a onze anos, o tema era cidadania. Usei uma metodologia onde falava menos e provoquei mais, já perguntava objetivando obter uma resposta que se enquadrasse no comportamento do cidadão.
Pois bem, ao final, despedi-me dos alunos, da professora e da Diretora da Escola, e em seguida dirigi-me à porta de saída; quando um menino veio correndo atrás de mim rindo e falou:
- Professor, posso fazer uma pergunta já que o senhor nos perguntou tanto?
Respondi:
* Perfeitamente.
- O que é invisível e tem cheiro de minhoca?
Pego de surpresa, fingi que pensei, mas não fazia a mínima ideia e disse:
- Não sei!
E ele todo renitente:
- Pum de Passarinho.
Sorri por fora e por dentro, lembrei-me do meu sobrinho Maurício, com as perguntas dele.
Ah, essa criançada ! ...