Thursday, December 13, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

PERGUNTA DE CRIANÇA


     O meu primeiro sobrinho, o Maurício, hoje já papai, quando era bem menino, um dia surpreendeu-me com uma pergunta: oh tio, quem é que sopra o vento ? Para dizer a verdade eu não soube responder. Não era minha área de atuação e mesmo pesquisando, achei que era difícil explicar-lhe, pois ele, apesar de  inteligente, era ainda muito criança.

     Pois bem, por trinta e cinco anos militei na área de educação, uma vez que estudei Letras e Pedagogia, lecionei, fui Secretário Municipal de Educação e Inspetor Escolar do Estado, mas quase sempre atuei com alunos do 2º  grau(dos  chamados Cursos Médios), portanto mais para adolescentes do que crianças.

     Pouco antes de aposentar-me, fui convidado por uma professora para conversar com os alunos dela, crianças de aproximadamente dez a onze anos, o tema era cidadania. Usei uma metodologia onde  falava menos e provoquei mais, já  perguntava objetivando obter uma resposta que se enquadrasse no comportamento do cidadão.

    Pois bem, ao final, despedi-me dos alunos, da professora e da Diretora da Escola, e em seguida dirigi-me à porta de saída; quando um menino veio correndo atrás de mim rindo e falou:

     - Professor, posso fazer uma pergunta já que o senhor nos perguntou tanto?

     Respondi:

     * Perfeitamente.

     - O que é invisível e tem cheiro de minhoca?

     Pego de surpresa, fingi que pensei, mas não fazia a mínima ideia e disse:

     - Não sei!

     E ele todo renitente:

     - Pum de Passarinho.

     Sorri por fora e por dentro,  lembrei-me do  meu sobrinho Maurício,  com as perguntas dele.

     Ah, essa criançada ! ...