Thursday, December 06, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

ANO NOVO

     Creio que em 1958 Da. Analita, Vanderlei e eu pegamos no Bar Semião (nossa rodoviária à época) um ônibus da Viação Planeta que fazia BH a Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga. Não existia a estrada Nova Era a Timóteo, o ônibus passava pelo Prata, Dionísio, Ponte Alta, Cava Grande e chegava em Timóteo.

     O horário do ônibus passar no Prata era entre 19 e 19:30h, e fomos justamente na noite de 31 de dezembro.

     A viagem foi demorada, estrada de terra e época de chuvas, já chegamos em Timóteo quase meia-noite, era a virada para o ano.

     Durante a viagem,meninos não ficam quietos, andam no corredor, reclamam, pedem água, comem bolachas, um ritual infantil.

     Havia um senhor mais idoso, simpático, bem humorado, brincalhão,  assentado perto da gente. Pois bem num dado momento ele vira-se para o Vanderlei e para mim e diz: " e aí meninos quer dizer que vocês estão indo para nova era? ... E eu apressado: "Não moço, nós vamos para a casa do Tio Arzelino e da Tia Ivone em Timóteo." Mas sorridente ele insistiu: "Mas mesmo assim vocês estão indo para nova era."

     Fiquei doido, dei uma sacudida na minha mãe que tava cochilando:

     "Mãe, oh mãe! Pegamos o ônibus errado, o moço falou que nós tamos indo para Nova Era!..."

     A minha mãe olhou para o senhor e sorridente nos explicou:

     "Vocês estão indo para uma nova era; ou seja, uma nova época, faltam quarenta minutos para nós entrarmos no primeiro dia do ano de 1959.

     Puxa vida, fiquei aliviado!...