Wednesday, December 19, 2012

ORAÇÃO DE AMOR E CORAGEM

Olá pessoal! Desde a primeira edição, minha amada e admirável mãe lhes escreve nesta coluna.. Então como estamos em clima de Natal, época de renascimento, estou aqui para contar para vocês um pouco da minha história, o meu lado da situação. Mas lhes direi apenas o que sinto, porque não me adianta contar o que fiz ou deixei de fazer, o quanto eu usei ou deixei de usar, e sim o que eu tenho feito para me manter em recuperação.

Há dezessete anos luto contra uma doença chamada dependência química que me anestesia de qualquer sentimento bom que um ser humano possa ter.

Imagina você descobrir que tem uma doença progressiva, incurável e fatal e ter que aceitar a conviver com ela o resto da sua vida. Difícil? É, mas não é impossível por que no meio desse desespero todo eu descobri que posso viver em uma eterna recuperação. Ficar sem usar droga não é fácil.E conseguir viver sem elas é privilegio de poucos. É como engolir em brejo e cuspir sapinhos dourados. Seu corpo sente falta, sua mente sente falta, você chora, reza, pede implora, tenta esconder-se de si mesmo, suplica que algo alivie a vontade de usar...As crises de abstinência são terríveis, insônia, tremores, calafrios, dores no corpo, cansaço, irritação, mau-humor, descontrole emocional...Enfim depois de muito sofrimento você pede ajuda, Porque tem que sofrer muuuuito até dar o primeiro passo que é aceitar, render-se e pedir ajuda. 

Há alguns anos entre inúmeras recaídas para me manter em recuperação, minha família procurou ajuda para aprender a lidar comigo, (por que conviver com um dependente químico não é fácil.), fizeram tudo que podiam e não podiam, e eu não dava importância a nenhum esforço vindo deles.

Nessa caminhada, minha doença evoluiu e me levou ao inferno. E eu não só fui ao inferno, como abracei o diabo, ou melhor ate tomei um cafezinho com ele... Cheguei num estado deplorável digno de desespero e desprezo, e a cada recaída a culpa a vergonha e o arrependimento vinham mais fortes. Nada mais para mim tinha sentido, não dava valor a nada e fui perdendo tudo progressivamente: família, casa, emprego, amigos, saúde, fé, respeito... Usando drogas, só perdi.

A ausência de sentimento decorrente do uso contínuo de drogas te torna uma pessoa desesperançosa, desiludida, vazia por dentro. E só com muita Fé em DEUS, amor, boa vontade, honestidade, e aceitação você consegue preencher esse vazio interior.

Há algum tempo escolhi viver um dia de cada vez, e está dando certo, mesmo nos piores dias, quando penso em jogar tudo para o ar, e a tristeza, a raiva, o medo e o ressentimento tomam conta de mim.Eu espero passar... Porque é mais fácil você voltar a usar para aliviar o sofrimento do que ficar limpa e ter que lutar contra.

Sei que “o choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem ao amanhecer”

Ás vezes eu mesma não me suporto, xingo, grito maltrato as pessoas que estão ao meu redor sem perceber.Então penso que só o meu desejo mais profundo e honesto de querer parar de usar drogas e o amor das pessoas que vivem ao meu redor vão ajudar a me manter limpa.

Portanto pessoal, neste fim de ano , quando o clima é de perdão, quando as mágoas e ressentimentos devem ser repensados, tentem refletir um pouco sobre o nosso sofrimento, nossa caminhada cheia de conflitos internos, medos e incertezas, nossa dor incompreensível....E acreditem que quando temos alguém do nosso lado nossa caminhada

se torna menos dolorida. E aproveito para pedir perdão a meus pais, minhas irmãs, meus dois cunhados e meu namorado por toda dor que lhes causei e dizer que sem o amor ,o apoio, a compreensão e a paciência deles eu não teria forças para me levantar novamente . Afinal a vida é feita de escolhas e nós dependentes químicos temos apenas duas escolhas: ir morrendo lentamente ou viver em recuperação o resto da vida. E eu escolhi VIVER! Pois enquanto houver vida haverá esperança. Não vou desistir de mim mesma...

Feliz Natal!
(a filha da colunista)