Friday, July 11, 2014

CRESCIMENTO PESSOAL


Tema: A Espontaneidade

AMIZADE
Devemos ter amigos mais velhos, e também amigos crianças. A maturidade é pródiga em prudência e sabedoria; e a criança em alegria e espontaneidade.
É normal que dentro do nosso papel social, a expectativa que as outras pessoas têm de nós, o controle que queremos exercer sobre os outros provoquem a perda de nossa espontaneidade.

A VIDA
A vida é livre, solta e natural. A naturalidade é a base de toda pessoa feliz. Com o passar do tempo, a educação tende a reprimir nossos sentimentos e emoções; tornando-nos pessoas premeditadas. Neste estado de mutação a imagem que o outro faz de nós torna-se mais importante do que o prazer corporal; é também quando gastamos imensa energia, não para ser o que somos, mas para parecer ser o que os outros esperam de nós.

MEDO/REJEIÇÃO
            Toda repressão começa com o medo do que os outros vão pensar e das conseqüências decorridas disso (rejeição).
            Aí a representação ocupa o lugar da vida.
            Passamos a atores desempenhando os mais diversos papeis sociais (pai, mãe, chefe, rico, pobre, homem, mulher, professor, marido, esposa e daí por diante).
            Para nos adequarmos a estas diversas situações sociais, somos naturalmente obrigados a reprimir sentimentos, sacrificando o desenvolvimento natural e o fluir harmonioso da nossa vivencia corporal; tão necessários a nossa felicidade.
            Desejamos sempre parecer fortes, onipotentes, superiores, quase deuses; porem deparamo-nos a todo momento com as características irremediavelmente inerentes ao ser humano, que é a fragilidade, a imperfeição, e a possibilidade sempre presente de errar.
            A imagem idealizada dos filhos quanto aos pais, dos maridos quanto às esposas, das mulheres quanto aos homens é de uma pessoa “forte”, capaz de carregar o mundo nos ombros, que dão conta de tudo e de todos, uns heróis.
            - “Homem não chora”.
            - “Seja forte, meu filho”.
            - “Você está parecendo uma mulherzinha”.
            -“Moça tem de ser recatada, dar-se ao respeito”.
            -“Pense bem, você é casada”.
            A sociedade está pois, altamente ligada à venda da imagem.


LEMBRAR QUE:
            Antes de todos os papeis sociais desempenhados, somo SERES HUMANOS.
            O grande psicólogo Frederick Pearls, costuma preceder suas sessões de terapia com a leitura do seguinte texto: “Eu sou eu e você é você. Eu faço as minhas coisas e você faz as suas. Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas e nem você esta neste mundo para viver de acordo com as minhas. Eu sou eu e você é você. Se nos encontrarmos assim, será lindo, maravilhoso, é o amor Se não, o que eu posso fazer? A vitalidade humana e a fluência gostosa da vida acontecem quando as nossas energias emocionais são claramente expressas. Ter consciência de nossas emoções, quaisquer que sejam elas, consentir humildemente nelas e expressa-las da nossa maneira é o primeiro passo para relações espontâneas, naturais e amorosas. Amor e intimidade estão juntos O formalismo distancia. Há momentos para a formalidade na nossa vida social, mas precisamos de muitos momentos sem amarras, sem proteções, sem estarmos prevenidos. A vida é para ser vivida e não para ser representada. Ser livre é assumir inteiramente nossos choros, nossas tristezas, nossas raivas e, sobretudo, nosso amor”.