Monday, July 28, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

O MEU TIO PEDRO PAULISTA


Meu tio Pedro Paulista (Pedro da Silva Perdigão), aliás não consegui descobrir o motivo do "Paulista" no apelido.


Ele era um sábio por excelência. Sorriso leve, com semblante sempre alegre viveu seu cotidiano de pedreiro. Construiu a casa do sobrinho "Nô Barbeiro" (meu pai) e assim o conheci com as suas brincadeiras.


Companheiro de Luizito Braga e Modestino, formaram no passado, o trio atacante do Atlético Pratiano.


Gostava de repetir palavras iniciadas com "P", pena que não me lembre de todas. Dizia: 


"Pedro Paulista Perdigão, profissão pedreiro, pintor, pintando portas, portais, portões e paredes, panelas de pedra e prosseguia...


Uma tarde-noite após recitar o seu texto no Bar do Pernambuco, junto aos amigos, um senhor que não era do Prata e ouvira a declamação cheia de (P)s, falou para Ele assim:


---"Se o Senhor falar pelo menos mais cinco palavras que comecem com "P" pago a despesa toda..."


E o meu tio (avô) respondeu:


" Perdoe patrão, pareço pobre, porém possuo patacas, portanto posso pagar pelas pingas e pelos pastéis ".