Friday, September 30, 2016

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em 20 de julho de 1843, o antigo povoado foi levado a categoria de distrito pela lei provincial número 247, com o nome de São Domingos do Prata, tal como era chamado o arraial. Pelo decreto número 23, de 1º de março de 1890, é elevado à categoria de vila e criado o município, desmembrado do de Santa Bárbara. Um ano depois, no dia 2 de março de 1891, passa da condição de vila para cidade, sendo criado mais três distritos: Ilhéus do Prata, Babilônia e Santa Isabel do Prata. Posteriormente, os dois últimos foram mudados, respectivamente, para Marliéria e Juiraçu.

A comarca de São Domingos do Prata foi criada pela lei número 11, de 13 de dezembro de 1891, instalando-se no dia 10 de março de 1892 e abrangendo posteriormente a partir de 1953, os novos municípios de Dionísio, São José do Goiabal, Jaguaraçu e Marliéria, estes dois, pertencendo hoje à comarca de Timóteo. Atualmente São Domingos do Prata possui os distritos de Cônego João Pio, Juiraçu, Santana do Alfié, Ilhéus do Prata e Vargem Linda.

A cidade é limítrofe de Antônio Dias, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silvério, Sem Peixe, São José do Goiabal, Dionísio e Marliéria. O município pratiano tem grande parte da sua topografia acidentada, tendo 10% de área plana, 30% ondulada e 60%, acidentada. Possui clima tropical, com temperatura média de 22 graus. O aniversário da cidade é no dia 4 de agosto.