Friday, September 30, 2016

PADRE ANTÔNIO SEBASTIÃO DE BARROS FERREIRA, O POPULAR TITONI

Outro padre pratiano renomado foi Antônio Sebastião de Barros Ferreira, carinhosamente chamado por todos de Titoni. Nasceu em 21 de março de 1929, filho de Joaquim Ferreira Nunes e Maria da Conceição Barros Ferreira. Sobrinho, pelo lado materno, de monsenhor Antônio Augusto de Barros, que foi vigário em São Domingos do Prata nos anos 1920.

Fez seus estudos primários em Ouro Preto, ingressando no Seminário Menor de Mariana em 1942, passando para o Seminário Maior em 1949. Foi ordenado por Dom Helvécio Gomes de Oliveira no dia 14 de novembro de 1954. Assumiu a paróquia de Rio Doce e, em 1958, a da cidade onde nasceu. Foi um pároco muito dedicado e incansável numa paróquia com mais de 30 comunidades.

Segundo frei Thiago Santiago em seu livro "São Domingos do Prata - Subsídios Para a História", o padre Titoni dedicou-se com afinco à promoção de obras assistenciais e promocionais, deixando como prova de sua capacidade administrativa e dinamismo a magnífica igreja matriz do patrono São Domingos de Gusmão.

Após mais de 20 anos de um dedicado sacerdócio, optou pela vida matrimonial, casando-se com a professora Bibiana Maria da Assunção Barros. Faleceu em 1998, não realizando o sonho de ser prefeito da sua cidade natal.