Friday, September 23, 2016

ILHÉUS FOI CRIADO POR HÁBIL NEGOCIANTE PORTUGUÊS

Criado por ato do governo provisório mineiro, em 1891, desmembrado do distrito de Santo Antônio da Vargem Alegre, o distrito de Ilhéus dista 30 km da sede do município. A denominação da localidade provém do nome de um português conhecido por Francisco Ilhéus, um dos primeiros habitantes da região.

A história do distrito está ligada aos comerciantes Antônio de Oliveira e Severino da Costa Leite, sócios na exploração da fibra têxtil descoberta por este último. A tentativa, no entanto, durou pouco, porque Costa Leite faleceu a caminho da então capital federal levando grande quantidade do produto em busca de dinheiro para continuação da empresa e a sociedade entre os dois acabou.

Muito vivo e perspicaz, Antônio de Oliveira tratou de pesquisar outros negócios. Depois de casado com a filha de um rico fazendeiro, foi nomeado professor primário em Santa Rita de Vargem Alegre. Em seguida, idealizou a criação de um distrito administrativo em Ilhéus. Na antiga Villa Rica apresentou-se ao governador e com muita diplomacia obteve a criação do distrito, em 1891, com divisas demarcadas, desmembrando-se do distrito de Vargem Alegre.

Após a oficialização da iniciativa, Antônio de Oliveira exerceu nos bastidores todas as funções do recém-criado distrito, desde professor, que de fato o era, além de subdelegado de polícia, juiz de paz, escrivão, tabelião de notas, presidente do conselho distrital, agente e estafeta do Correio.

Diziam ainda que comandava o destino de todos os pleitos eleitorais. Só vencia quem ele apoiava. Mas foi um verdadeiro benemérito do antigo Ilhéus.