Wednesday, November 28, 2018

NÔ BARBEIRO E SEUS AMIGOS

No ano 1972 houve um acordo político no Prata, o Dr. Antônio Guido Rolla foi escolhido como candidato único a Prefeito, o que aliás foi excelente. À época os vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes, eram voluntários, não havia salário.

A pedido do próprio Dr. Antônio Guido, Sô Geraldo Santiago e Nonô Juca Martins, concordei em candidatar-me a Vereador, à época. Custamos achar treze candidatos, que seriam onze titulares e dois suplentes.

Meu pai gostava de política, então começamos a pedir votos, eu tinha um fusquinha 1959, primeiro ano de fabricação no Brasil.

Numa das nossas saídas pela zona rural, estivemos na casa de um senhor, na divisa do Prata com Alvinópolis, o Sô Tolentino, que era seu velho conhecido de meu pai e até regulavam idade.

Chegamos, fomos muito bem recebidos, à época eu tinha vinte e dois anos emeu pai, quarenta e oito. Sentamo-nos num banco de madeira debaixo de uma árvore, e meu pai que era uma pessoa que tinha excelente comunicação, apresentou-me e começou a bater um papo com o velho amigo. A todo momento, crianças passavam, brincavam, outras chegavam da escola.

Meu pai falou com o Sô Tolentino que ele tinha oito filhos e que eu era o terceiro; e imediatamente emendou :

__ "E ocê Tolentino, quantos filhos?"

O Sô Tolentino tranquilamente:

__"Sô Nô, são doze"

Meu pai :

__"Uai, você não tá fácil não!"

E o Tolentino :

__"É Sô Nô, a lida é dura, de dia na "plantação " e de noite na "criação".

Meu pai deu aquele sorriso meio gaiato, olhou para mim, levantou-se despediu do amigo, sem antes reforçar o pedido de voto para mim a vereador.