Friday, April 10, 2020

LEITURA DA VIDA


 Muitas vezes as pessoas colocam sexo a frente de tudo, como se isto fosse o mais importante. Trabalhei 25 anos com direito de família, percebi que as pessoas nem sempre tem problemas relacionados ao sexo. Grande parte dos casais sentem falta de companheirismo, apoio, um abraço que diz : 'tô aqui com vc", nas dificuldades e na alegria. Mas isto depende muito do amadurecimento das pessoas, demonstrando uma certa infantilidade para não dizer pobreza de espírito. Um relacionamento envolve muito mais do que isso, bom exemplo, respeito pelo outro, pela sociedade, pela família.
Árvores boas normalmente dão bons frutos, embora não possamos negar que algumas coisas são peculiaridades do indivíduo, como a impressão digital. Cada ser é único e fazem suas escalas de valores.
Sexo por sexo os animais também fazem, mas ouvir o outro, chorar ou sorrir com o próximo é inerente ao ser humano.
Digo sempre que neste mundo do TER, o mais difícil mesmo é SER.
Há algum tempo soube de uma ação de interdição dos filhos contra o pai de 78 anos, que então namorava uma moça de 28 anos. Os filhos, não por amor, mas temerosos de que a futura herança fosse diminuída devido aos gastos do pai, que comprara um bom carro e de quando em vez fazia seus passeios e até presenteava a namorada, que por sinal era uma moça simples e humilde. Alegavam na petição inicial gastos exagerados do pai, que por sinal tinha uma boa situação financeira. Após a audiência inicial, a juíza do caso, por sinal uma senhora experiente, atuante antiga em vara de família, convocou o pai e uma filha para uma audiência em separado, ou seja as partes interessadas.
Ouviu a requerente, depois passou a ouvir o pai : " doutora sou viúvo há vários anos, trabalhei muito em minha vida, estudei meus filhos, moro sozinho e quase não vejo meus filhos e netos, conheci essa moça, realmente muito mais jovem, que me ajuda em tudo, eu sei que ela não está enamorada de mim, assim como ela sabe que sou ciente disto, é tudo muito claro, ela me ajuda e eu retribuo dentro do que posso. Se acham que estou demente, disponho-me a fazer os exames que a justiça achar conveniente. " A juíza que o ouvirá sem interromper, porém atentamente, olhando-o nos olhos, apenas esboçou um singelo sorriso. No seu íntimo já estava convicta da sua decisão .
O fato acima descrito foi objeto de leitura, já durante a minha vida conheci um casal de namorados, cuja diferença de idade era de aproximadamente 27 anos. Ele, monlevadense, calmo, educado; e ela, pratiana da zona rural, moça prendada, trabalhadeira, modo simples de viver, conheceram-se e logo depois casaram-se. Tiveram filhos, todos bem criados e educado, e há questão de pouco tempo, Ele veio a falecer com 97 anos. Como ela me conhecia, já que temos idades próximas e o pai dela chegou a ser um dos nossos primeiros clientes no recém-fundado Escritório Age. Encontramo-nos casualmente e eu então a cumprimentei pela perda recente do esposo, que embora nunca tivéramos intimidade, eu o conheci. Quão estupefato eu fiquei ao ouvir dela a bela vida que levara ao lado dele, a leveza de sentimentos e amor pelos filhos e o quanto ela sentia falta dele e ainda não se conformara. Apenas dei a ela um suave abraço e lhe disse que oraria por ela....."faça isso mesmo meu filho, conheci muito a sua mãe que era muito religiosa, pois muitas vezes fui a casa dela com mamãe para cortarmos os cabelos ".
De certa forma o advogado da área de família, atua também um pouco como psicólogo e/ou terapeuta. Entendo que, como na Língua Portuguesa, ha regras e exceções, mas que as pessoas não devem se iludir quanto a este aspecto, porque ele tem influencia biológica, orgânica, líbido, aparência, comportamento social e ninguém ama o outro apenas pelos olhos azuis, conta bancária ou férias na Riviera francesa.
A DIFERENÇA FAZ A DIFERENÇA.
Obs. Se algum ouvir argumentos convincentes, aceito rever meu modo de pensar.