Friday, April 10, 2020

QUARENTENA POSITIVA ( Lembrei-me)

-Fui aluno da Professora  Da.  América Domingues.
-Estudei na Escola Estadual Cônego João Pio.
-Dormi no colo do meu tio Jadir na Barbearia de meu pai.
-Joguei futebol com bola de meia no inúmeros campinhos de pelada do Prata.
- Vi Jarbas , meu tio, jogar futebol - craque.
-Conheci Juquita Valamiel, Nonô Lelé, Zé Recreio, Chico Nunes e Sô Arcanjo Nunes.
-Ajudei missas, como coroinha, na velha Matriz, inclusive a primeira celebrada por Ele quando veio de Rio Doce.
-Engraxei ( botinas e sapatos )de Sô João Totó ( do Selva), Sô Emílio e Sô João Arthuso (vindos da Itália), Manoel Fráguas Sô Tomazinho ( vindos da Espanha ).
-Fui amigo de Zé Donana, um homem auto-didata em matéria de construção civil, além de ser um prestativo para todos os momentos.
-Conversei muito com meus tios-avós : Chico de Herculano, Tio Joaquim Maria, Tio Luis e Pedro Paulista.
-Passeei muito nas fazendas de meus tios maternos : Marinho Gomes e Nezinho Gomes.
-Ouvi Quincas do Banco tocar e cantar boleros em espanhol.
-Fui aluno e depois colega no magistério da Escola Marques Afonso do grande Prof. Guido Mota.
-Tive em Sô Renato Furtado Gomes os melhores exemplos que um ser humano pode ter.
-Conversava muito com Sebastião Florêncio e Jesus Carapina lá dos Gomes do Prata.
-Adorava minhas tias Ninica ( casada com Tio Joãozinho e tia Ivone casada com tio Arzelino).
- Convivi com Pituta, Loloca e Benzinho em Goiabal.
- Era admirador da delicadeza de Da. Nair ( esposa de Esmeraldo da Jazida ).
- Era amigo de Gelinho Rosa, Chico de Zinho e Carlos de Banico.
-No Lava-Pés, onde nasci, conheci Sô Eurico, |Joaquim Fogueteiro, Zé Nicolau, Da. Maria de Sô Chico Véio e Da.
Maria de Zé da Mata.
-Admirava o trabalho de Da. Lorata e Da. Stela ( mãe de Boticão ) como parteiras.
-Conheci Sô Tinduca Guerra que era dono da fazenda onde hoje está o Bairro Boa Vista.
- Da. Nilza Rolla, eu a amo há cem anos ( ? ).
- Biica diz que é meu amigo desde 1920, quando estudávamos no Cônego João Pio ( ? ).
-Zé Pintinho foi uma pessoa que ajudava em tudo no Prata : banda de música, igreja, futebol, ptc, delegacia de polícia, congregado mariano, carnaval.
-Era fã de Sô Nico Rolla e Pedro Roberto ( filho de Dr. Pedro Rolla ).