Monday, September 04, 2023

 Aconteceu na noite do dia 21 de dezembro de 2020, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, a solenidade de lançamento do livro “Primórdios das Dominicanas no Brasil Central”. A Irmã Maria Beatriz Manna foi a responsável pela organização e pesquisa completa do conteúdo do livro. A redação é de Maria Antonieta Borges, historiadora, ex-aluna e ex-professora do CNSD e da FISTA, e de Maria de Lourdes Leal dos Santos, ex-aluna do CNSD e da FISTA, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. O jornalista, escritor e Superintendente do Arquivo Público de Uberaba Jorge Alberto Nabut também colaborou na produção da obra.

Na abertura do evento, o ex-aluno do CNSD Thiago Neves entoou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Cidade de Uberaba e o Hino do Colégio Nossa Senhora das Dores. Depois, a Marta Beatriz Queiroz Fabri, Diretora do CNSD, e a Irmã Maria Aparecida Ribeiro, representando a Priora Provincial das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, entregaram exemplares do livro para Jorge Nabut, para a Primeira Dama Heloísa Piau e para o Prefeito Paulo Piau. Seguindo, a Diretora Marta Queiroz fez um pronunciamento, e, logo após ela, a Maria Antonieta Borges. Foram também exibidos depoimentos em vídeo de notórios ex-alunos do CNSD que são, nacional e internacionalmente, expoentes educacionais, a saber, o Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães e o Dr. Roberto Crema. Já presencialmente, pôde-se ouvir o depoimento da Dr.ª Vânia Resende, ex-aluna, ex-professora do CNSD e da FISTA. A Irmã Maria Aparecida Ribeiro fez um pronunciamento, seguida pela exibição de vídeo da Priora Geral da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, Irmã Regina Azevedo Soares. Depois falaram o Superintendente do Arquivo Público de Uberaba Jorge Nabut e o Prefeito Paulo Piau. O ex-aluno Thiago Neves, para o encerramento, entoou o Hino do Jubileu Dominicano.

O ano de 2020 tem um significado especial para a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, no Brasil, pois nele se comemora vários momentos decisivos e importantes da vida da Congregação, a partir de sua fundação na França e sua expansão pelo Brasil. Todas as datas têm um significado comum: são marcas deixadas no tempo pela caminhada histórica realizada com fé, confiança em Deus e competência, para que se mantenha viva e atuante num mundo sempre em mudanças. Acompanhá-las foi um grande desafio que exigiu de toda a Congregação muita dedicação ao trabalho e a consciência de que a educação, a saúde e a assistência social que implantaram no Brasil, especialmente em Uberaba, fizeram a diferença em muitas vidas.