A inveja é um sentimento profundamente negativo que tem prejudicado muita gente ao longo do tempo. Há pessoas que corrompem, enganam e até matam por causa dela.
Mas por que uma pessoa é invejosa?
O invejoso é uma pessoa que não se sente suficiente nem capaz de conseguir o que o outro conseguiu. Todo invejoso no fundo sente-se inferior, tem complexo de inferioridade em uma ou várias áreas, por isso exala uma energia negativa grande que prejudica facilmente o alvo se este der abertura.
O alvo dos invejosos é, principalmente, a vida amorosa dos outros. Quando ele vê alguém feliz e se realizando no amor, principalmente se for com uma pessoa que seja objeto de seu desejo ou simplesmente for com uma pessoa bonita, interessante e que chama atenção, o invejoso se rói por dentro, sentindo-se infeliz, impotente e com desejo que o outro perca o que conquistou.
Se alguém como ele, com as mesmas características ou que ele considere inferior comece a progredir no trabalho, nos estudos e na vida profissional como um todo, aquilo incomoda-o profundamente e ele começa a tecer comentários negativos sobre a situação ou a pessoa.
Se alguém faz amizades novas com pessoas que ele julgue importante, se estiver se sobressaindo socialmente, se começa a aparecer mais que ele, o invejoso sente uma espécie de ódio e deseja, mesmo que inconsciente que a outra pessoa se ferre.
Quando alguém de destaque tem algum problema, é ridicularizada ou perde alguma coisa, o invejoso sente-se feliz, numa espécie de realização interior.
Se alguém compra um objeto novo, uma roupa ou faça qualquer aquisição de certo valor, o invejoso sofre e deseja intimamente que aquilo se quebre, dê defeito, etc.
Não é tão difícil reconhecer um invejoso, pois é uma pessoa que nunca ou quase nunca elogia ninguém, sempre encontra algum defeito para colocar nas pessoas e no que elas fazem e seus olhos de cobiça sobre o que as pessoas tem são ágeis e os põe de maneira rápida e diferente.
Tem pessoas, cuja inveja é tanta, que, se não prejudica de forma material fazendo fofocas e intrigas, buscam a magia negra para derrubar quem está por cima.
Nenhum invejoso progride ou alcança o sucesso e se alcançar cai rápido. Isso acontece porque, além de desejarem o mal aos outros, sentem-se inferiores. A vida amorosa de uma pessoa invejosa não anda, é sempre atrapalhada e no trabalho, por mais que tentem, não alcançam o reconhecimento que desejam e passam a se elogiar. Conheço pessoas que fazem perfis fakes nas redes sociais para elogiarem a si mesmas.
O que o invejoso não sabe é que tem tanto poder quanto aqueles que conseguiram as coisas. Basta reconhecer-se, aceitar-se, desenvolver a autoestima verdadeira e sentir felicidade com a felicidade dos outros.
A inveja é uma imperfeição moral gravíssima e se a pessoa não se reconhecer como tal e pedir muita ajuda a Deus e aos amigos espirituais para superá-la sofrerá a vida inteira.
E você? Conhece alguém assim?
Mauricio de Castro
(autor)