Monday, September 18, 2023

CAUSOS, CASOS E ACASOS

Havia completado dezoito anos e a firma mandou-me   fazer umas cobranças em Janeiro ( mês de férias escolares) na  Região do Norte de Minas.

Às 18 h saí da rodoviária de Belo Horizonte  rumo a Montes Claros.  Naquela época não era tudo asfaltado, foram doze horas de ônibus.

Informei -me quanto a Janaúba, que era a primeira cidade na qual  deveria ir. Parti para Estação Ferroviária onde deveria embarcar por trem na parte da tarde.  Como bom mineiro não poderia perder o trem. Ao entardecer, após passarmos por Capitão Enéas chegamos a Janaúba.

A Cidade   naquela época não era como hoje, com cerca de 70 mil habitantes, muitos prédios, cursos superiores, mas terra muito apropriada para recria de gado,  terreno com boa formação em planície, evidentemente a nível do mar.

No outro dia, bem cedo fui efetuar a cobrança e parti para Mato Verde

Passando antes pela Cidade de Porteirinha, e de Mato Verde para Monte Azul.

Monte azul foi o final da viagem, ficando próxima a Espinosa,  ainda em Minas, mas já próxima também  de Urandi ( Sul da Bahia).

O que marcou a viagem foi a simplicidade do mineiro, a tranquilidade e a segurança da vida naquela época; ora de trem , ora de ônibus, pouco asfalto e muitas estradas de terra,  mas um fato singelo marcou aquela jornada  . Em uma dessas pequenas cidades, cheguei em uma pensão ( hotel simples),  onde a senhora perguntou -me se ia tomar banho e jantar ?

- Respondi que sim e fui alertado que que às 22 h a luz da Cidade era desligada, não havia Cemig, era uma usina do Município que a  iluminava.  Era comum que houvesse  dois banheiros nas pequenas pensões (masculino e feminino), bem como a gente dormia em um quarto que às vezes abrigava mais um ou mais dois companheiros .

Á hora de dormir o companheiro de quarto perguntou -me:

- Você leu o aviso do preço na recepção ?

- Respondi que não , mas que havia perguntado  o valor do pernoite com o jantar para a senhora que me recebera.

Então Ele me disse, tem um aviso afixado na parede :

- Quarto simples:  dois cruzeiros.

- Quarto com penico e lamparina,: dois cruzeiros e cinquenta centavos.

  Não me contive, na manhã seguinte fui conferir.