Friday, June 02, 2006

JORNAL ' O BORRACHUDO '

Homenagem do Jornal “ O BORRACHUDO ” e da Torcida do Atlético Pratiano ao meu tio Jarbas (1928 – 2005)

O BORRACHUDO
São Domingos do Prata/MG – Ano 8 – Nº 71 – outubro de 2005

O PRATA SE DESPEDE DE MESTRE JARBAS

PELO CORAÇÃO É QUE PRINCIPIA A VIDA E PELO CORAÇÃO É QUE ELA TERMINA.(JÚLIO DINIS). JARBAS MORREU DO CORAÇÃO. MAIS QUE ISSO: JARBAS VIVEU DO CORAÇÃO. ELE SE DESPEDIU DE NÓS SEM AO MENOS DIZER ADEUS. FOI SEPULTADO DIA 31 DE AGOSTO DE 2005, AOS 76 ANOS, NASCIDO EM 09.09.1928, VÍTIMA DE UM INFARTO, EM SÃO DOMINGOS DO PRATA, SUA TERRA NATAL.
JOGAMOS JUNTOS NO ATLÉTICO PRATIANO. FOI MEU MESTRE. UM DOS JOGADORES MAIS COMPLETOS DE TODOS OS TEMPOS, E QUE FOI ÍDOLO DA APAIXONADA TORCIDA ALVINEGRA. RECORDO-ME DE UM DOS GRANDES “QUINTETO” DO GLORIOSO ATLÉTICO: “MAURO – ZEZINHO – HUGO – PEDRO PAULO E JARBAS.” OS GRANDES ESTÃO INDO EMBORA, E AINDA TÊM TANTO A NOS ENSINAR. FAMOSOS CRAQUES DO PASSADO, COMO JARBAS, VERDADEIROS GÊNIOS DO FUTEBOL, DEVEM SER SEMPRE REVERENCIADOS, AINDA MAIS AGORA QUE O FUTEBOL ESTÁ PERDENDO SUAS REFERÊNCIAS. ATUALMENTE, OS JOGADORES DE SEGUNDO ESCALÃO SÃO ELEVADOS À CONDIÇÃO DE CRAQUES. JARBAS CHAMAVA A BOLA DE VOCÊ E NÃO DE V.EXA. ELE TINHA GRANDE INTIMIDADE COM ELA.
MAIS QUE UM MOMENTO DE DESPEDIDA, É UMA OPORTUNIDADE PARA NÃO APENAS LEMBRAR DAS FABULOSAS JOGADAS DO MESTRE, MAS PARA FALAR DE UM FUTEBOL, QUE ARREPIAVA DE EMOÇÃO A QUEM O ASSISTIA. JARBAS ERA CRAQUE TOTAL. CLASSE, ELEGÂNCIA, CONTROLE DE BOLA, VISÃO DE JOGO, CHUTE CERTEIRO, PASSE DE CURVA E EM PROFUNDIDADE. ERA O QUE SE CHAMAVA DE UM VERDADEIRO PONTA-ESQUERDA. CAMISA 11. COMO OLVIDAR AS MATADAS DE BOLA DE JARBAS? EXCELENTE. FIZ MUITOS E MUITOS GOLS COM SEUS CRUZAMENTOS PELA ESQUERDA. NÃO ERA TAREFA FÁCIL, PARA O LATERAL DIREITO, MARCAR O JARBAS. EM QUALQUER ESCALAÇÃO DA MELHOR EQUIPE, QUE VESTIU A CAMISA PRETA E BRANCA DO PRATIANO, JARBAS TEM MESA POSTA EM TODOS OS LARES DAQUELES QUE O VIRAM JOGAR. MESTRE, MESTRE MESMO. LEGENDA. E AGORA SAUDADE.
NADA DE MUITO EXIBIR, DEPOIS QUE PENDUROU AS CHUTEIRAS. CONTINUOU SENDO O QUE SEMPRE FOI, DURANTE TODA A SUA VIDA: “BARBEIRO”. PROFISSÃO QUE HERDOU DO DIGNO E HONRADO PAI. JARBAS, SÓ PAROU DE TRABALHAR PARA MORRER.(JOSÉ MARTINS).
CONFESSO QUE NUNCA PAGUEI UM CORTE DE CABELO. ERA CORTESIA DO JARBAS PELOS GOLS QUE O ZEZINHO MARCAVA PARA O ATLÉTICO. E FORAM TANTOS!... A SUA BARBEARIA ERA UM PONTO DE ENCONTRO DOS ATLETICANOS. ERA UM LOCAL DE REVER AMIGOS E MATAR SAUDADES.
JARBAS FOI SE JUNTAR AOS PAIS: JOSÉ LUIZ DE CASTRO E D. LEONOR DE CASTRO, E AOS IRMÃOS: NÔ, JAIR, JADIR E NÁ, NA ETERNIDADE. DA IRMANDADE FICOU, ENTRE NÓS, A IRMÃ EUNICE, ESPOSA DO SR. JOAQUIM MONTEIRO MACHADO (PAIS DO ROBSON MACHADO).
QUEREMOS, NA PESSOA DE SEU FILHO MARQUINHOS, DEIXAR OS NOSSOS SENTIMENTOS A TODOS OS FAMILIARES PELA PERDA IRREPARÁVEL, ROGANDO A DEUS QUE LHES DÊ MUITA PAZ, RESIGNAÇÃO, ACEITAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL, NESSA HORA DE TRISTEZA E DOR PARA TODOS NÓS.

VALEU, MESTRE JARBAS!


ZEZINHO PIMENTEL, EX-JOGADORES DO PRATIANO E A TORCIDA GALOPRATA.

No comments:

Post a Comment