Tuesday, February 18, 2014

TIPO DE PROFISSIONAL


1- TIPO DE PROFISSIONAL

O político

Em geral, é socialmente orientado (gosta de lidar com gente), com bom ritmo de trabalho, necessita da atenção das pessoas e gosta de falar para elas e expor suas idéias e pensamentos sobre os mais diversos temas. Seus resultados são, em geral, obtidos pela sua capacidade de persuasão, mais do que por seus esforços individuais. Gerenciar o político exigirá do seu líder habilidade para o debate de idéias, para saber ouvir a opinião dele. Enfim, para estabelecer um relacionamento o mais aberto possível, permitindo que ele se envolva, ou esteja a par das negociações em curso na sua área. O político certamente gosta disso.

2-TIPO DE PROFISSIONAL


O competitivo

Geralmente ousado, decisivo, confiante e corajoso, tem forte impulso para trabalhar sozinho, não apenas pela alta capacidade de percepção, mas também porque vê nisso uma oportunidade de demonstrar sua supremacia no grupo. É, em geral, avesso a muitas regras e formalidades. O mais importante para ele é "ir em frente". Gerenciar esse tipo requer do líder a habilidade de criar desafios diários para ele, mantendo-o o mais ativo e motivado possível, para que possa empregar toda a sua vitalidade que, em geral, é muito grande.

3-TIPO DE PROFISSIONAL 


O acomodado

Esse tipo não busca por si só as motivações para o seu dia-a-dia. Isso exige de seu gestor a capacidade de descobrir quais são os motivadores relacionados às aspirações profissionais que possam ir de encontro ao perfil comportamental dessa pessoa. Este é um dos casos em que é crítica a necessidade de conhecimento dos requerimentos comportamentais do cargo e da pessoa.

4-TIPO DE PROFISSIONAL 


O colaborador

Esse profissional existe exatamente para auxiliar os demais. Em geral, promove a harmonia dentro do ambiente, pois se sente bem com isso. Por entender que sua missão primeira é colaborar, seja com as tarefas, seja com qualquer outro aspecto do dia-a-dia com seus colegas, normalmente até abre mão de que seu trabalho seja entregue dentro dos prazos para que tenha a chance de colaborar com o trabalho dos colegas. Gerenciar esse tipo é um exercício diário de reconhecimento, mas também de reposicionamento do mesmo com respeito aos seus objetivos individuais no trabalho.

5-TIPO DE PROFISSIONAL 


O comprometido

Esse tipo se entrega prioritariamente às tarefas que lhe são designadas individualmente. Na maioria das vezes, abre mão das suas necessidades particulares (família, amigos etc) em prol dos objetivos da empresa. É o que ‘veste a camisa’. Gerenciá-lo vai exigir do gestor a habilidade para sensibilizá-lo para a necessidade de contrabalançar vida profissional e vida pessoal.

6-TIPO DE PROFISSIONAL 


O tímido

Geralmente é uma pessoa avessa a relacionamento social. Normalmente executa sua tarefa sozinho e tem dificuldade de estabelecer outros relacionamentos com os colegas de trabalho, que não sejam estritamente relacionados às suas tarefas. Normalmente percebe em todo tipo de aproximação uma ameaça. Gerenciá-lo é um desafio interessante, pois exige do seu líder a capacidade de gerar confiança para aproximá-lo da equipe e inseri-lo no cumprimento dos objetivos coletivos.

7-TIPO DE PROFISSIONAL 

O mal-humorado, O fofoqueiro e o espertinho

Quando as necessidades comportamentais primárias de um indivíduo, de qualquer um dos tipos descritos anteriormente, não estiverem atendidas, ele pode agir como um desses estereótipos. Isso acontece quando os líderes não sabem gerenciar os tipos, reconhecendo as diferenças entre suas necessidades comportamentais básicas e os requerimentos comportamentais de suas funções.