Wednesday, June 29, 2016

SINTONIA

"Há pessoas que nos roubam..
Há pessoas que nos devolvem." 💐🏵🌸
(Padre Fábio de Melo)

CIATALGIA

- Meio copo americano de limão
- 50 gr de gengibre
- completar o copo com água
(bater no liquidificador)
- tomar em jejum

CHÁ (S)

(Chá cipó prata)

(alongamento na barra)

Monday, June 27, 2016

FILOSOFADA


Só eu sou eu
Além de mim não tem ninguém que seja eu 

Friday, June 24, 2016

A SERIEDADE E AS CONSEQUÊNCIAS DO VOTO

Não há Justiça, nem Juiz Sergio Moro que dê conta, se nós continuarmos a votar em pessoas que tenham ficha suja, são investigadas, processadas e algumas já condenadas.

ÉTICA ACIMA DE TUDO

Nós, brasileiros, num curto prazo estaremos todos mortos pela corrupção; já a longo prazo, pela ética, poderemos estar vivos.

FALÊNCIA DA POLÍTICA

O nosso modelo político que já era eticamente duvidoso agora também é falido.

FILOSOFIA

Na vida não precisamos negar uma coisa para afirmar outra.

MAU CARATISMO

É impressionante a criatividade para se montar esquemas de corrupção. É a  presença da inteligência  maléfica a serviço da ausência de caráter.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

A disputa política interessa a poucos e a paz a todos.

Thursday, June 23, 2016

GRATIDÃO

Nem a  tampa,  nem o balaio...

nem a corda  e nem a caçamba.

Quando acabar a nossa caminhada juntos
. 
Obrigado pelas lições, pelo amor, pelo companheirismo, pela alegria e felicidade que meu deu durante este tempo.

Sigamos  em frente, 

Certamente nos encontraremos em outras vidas....e outras...e outras...


Aprendi muito com você, espírito iluminado,  que me deu a honra de estar a seu lado.  Amor para sempre.

Friday, June 17, 2016

AOS COMPANHEIROS DO AGE

Eu também gostaria de escrever algo legal e diferente para vocês, porém sem rasuras impossível. A possibilidade do erro é inerente ao ser humano, mas que pelo menos conseguisse expressar o quanto gosto de vocês.

Eduardo, o merecimento da amizade é constituído pelo dia-a-dia do companheirismo e da fraternidade zelosa e pela eficiente dedicação que você demonstrou nos últimos 33 anos de convivência. Aprendi muitíssimo com você.


Vera com o seu senso agudo de responsabilidade, Giskelen sempre querendo fazer o melhor. Marilene com seu silêncio, eletriza a eficácia. Adriana com seus importantes cuidados profissionais. Célia correndo atrás das mudanças na legislação trabalhista e salarial. Lucilene (sorrindo) sempre pronta para realizar as tarefas diárias. Ana Flávia muito séria e preocupada para que tudo corra bem. Maxuel, um jovem companheiro sempre disponível, e Amália que veio nos ajudar trazendo sensibilidade, paz, boa vontade e compreensão; o que muito contribuiu para que hoje este grupo integrado de pessoas que procuram sempre melhorar; ajudem-se mutuamente, afastando os medos, desfazendo amarras, amparando-se nas perdas e nas quedas, reatando partes, clareando a alma, recobrando as forças, fazendo sempre de começo o que já poderia ser fim.



set-2004

CASOS, CAUSOS & ACASOS

Da. ANA NA LOJA DUVAL

A Vila dos Gomes, Terra de minha mãe, é uma comunidade organizada, cujas pessoas são unidas e trabalham em grupo pelos interesses locais, o que muito nos orgulha.

Minha prima Roberta é especialista  em contar "causos". Falando baixinho, sorrindo e de forma muito sutil, alegra-nos em relembrar o passado.

Conta-me ela que a Ana de Ambrósio, que tinha cinco filhos, era sempre muito ágil e apressada, e de certa feita, numa época em que o xadrez era a estampa preferida (principalmente no inverno), ela adentrou na Loja do Sô Duval ansiosa para comprar o tecido xadrez para fazer roupas para os filhos.

Então, dirigindo-se ao Sô Duval:

__"Quero pano para calça pra Bené Riscado, Vestido pra Dorvalina de Chita e camisa pra Antônio Xadrez".

Só acalmando-a bem que o Sô Duval conseguiu entender.

FILOSOFANDO

Na vida, somos insubtituíveis em um dia e esquecidos no outro

Thursday, June 16, 2016

REVISTA CAMINHOS GERAIS - SÃO DOMINGOS DO PRATA




























SÃO JOSÉ DO GOIABAL - MG

É um município brasileiro no interior do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, à Microrregião de Itabira e ao colar metropolitano do Vale do Aço e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 180 km. Ocupa uma área de 184,511 km², sendo que 0,3 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2014 era de 5 695 habitantes.
A sede tem uma temperatura média anual de 21,1 °C[ e na vegetação original do município predomina a mata atlântica. Com 65% da população vivendo na zona urbana a cidade contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,666, classificado como médio em relação ao estado.
O povoamento da localidade teve início no começo do século XX, com a formação de um quilombo na região. Em 1914, estabeleceu-se a família de Manuel Ribeiro da Torre Júnior, que implantou a agricultura. A prosperidade da atividade atraiu novos moradores e a sede do até então distrito de Juiraçu (antigo Santa Isabel), subordinado a São Domingos do Prata, é transferida para o povoado em 1929, passando a denominar-se São José do Goiabal. Em 1938, o distrito passa a chamar-se simplesmente Goiabal, mas é emancipado com sua denominação atual em 12 de dezembro de 1953.
As principais manifestações culturais presentes no município são o artesanato e os grupos teatrais e de manifestações folclóricas, como o Congado, além dos eventos festivos, tais como o Carnaval (o Carná Goiaba) e as comemorações religiosas da Festa de São José, padroeiro municipal, e da Festa do Jubileu do Senhor do Bom Jesus..

QUANDO DA SUA EMANCIPAÇÃO O PE. JOÃO BATISTA NETO, ENTÃO PÁROCO DE GOIABAL, TAMBÉM VEREADOR, TEVE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO PRATA - MG, QUANDO TAMBÉM ATUAVA COMO VEREADOR O DR. ANTÔNIO DE PÁDUA LIMA ( FILHO DO CAPITÃO DICO ), ADVOGADO, QUE POSTERIORMENTE TORNOU-SE JUIZ DE DIREITO. OS EMBATES NA CÂMARA  ACONTECERAM ENTRE O DR ANT
PNIO DE PÁDUA LIMA E O PE JOÃO BATISTA NETO.

O DISTRITO FAZIA DIVISA COM JUIRAÇÚ, SENDO QUE NA ÉPOCA  A ÁREA DELIMITADA DA DIVISA COM O PRATA, VINHA PRATICAMENTE DENTRO DA RUA DE JUIRAÇU. NOVOS ESTUDOS FORAM REALIZADOS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DE JOÃO HENRIQUES NICOLAU - ENTÃO VEREADOR DO DISTRITO JUIRAÇÚ COM SUCESSIVAS VIAGENS A BELO HORIZONTE. FINALMENTE, RETIFICADA A LINHA LIMITE, OS GOIABALENSES VIERAM DE CAMINHÃO ATÉ O DISTRITO DE JUIRAÇÚ E COMEMORARAM COM UM GRANDE FOGUETÓRIO.

ALGUMAS PESSOAS COMENTAM QUE HOUVE BRIGA E TIROS NA VOTAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO, O QUE NÃO CONSTATEI EM PESQUISA, OS DEBATES NA CÂMARA FORAM ACALORADOS À ÉPOCA, A DECISÃO QUANTO ÀS DIVISAS REALMENTE DEMOROU UM POUCO, MAS CONVERSANDO COM O DR. PAULINO CÍCERO DE VASCONCELLOS, ELE ME DISSE QUE TIROS NÃO  ACONTECERAM; MAS SIM, MUITOS FOGUETES.


MÁQUINA DE BENEFICIAR CAFÉ - WALDEMAR ROLLA

No dia 18 de dezembro de 1932, a "Voz do Prata" trazia notícias de um grande melhoramento para cidade, fruto da iniciativa privada, abaixo:

"A nossa cidade acaba de ser dotada com uma máquina de beneficiar café, de propriedade do Sr. Waldemar Rolla. A máquina "Penteado" que acaba de ser inaugurada tem grande capacidade de produção e seleciona diversos tipos de café.

A sua inauguração que se verificou no dia 4 do corrente foi assistida por grande número de pessoas de nossa elite social. Logo após a benção dos maquinismos pelo nosso virtuoso vigário Rvdmo. Pe. Antônio Augusto de Barros, foi ligada a força elétrica, debaixo de uma salva de palmas pelo Sr. Prefeito Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, presente ao ato(...)."

Fonte: São Domingos do Prata 
Berço e Origem
Edelberto Augusto Gomes Lima

ESTRADA SÃO DOMINGOS DO PRATA BELO HORIZONTE

O Jornal a "Voz do Prata" de 11 de setembro de 1932 divulgava com ênfase a seguinte notícia:

" O ilustre Prefeito de nosso município acaba de solucionar um dos problemas de maior alcance para o progresso e grandeza de nossa zona, com a construção de estrada de rodagem que nos vai ligar diretamente com a Capital Mineira, passando pela Villa Rio Piracicaba.

Não precisamos encarecer os benefícios que vai prestar ao povo essa importante rodovia, basta tão somente salientar, que, com o seu traçado passando por Monlevade e Villa Piracicaba, ficaremos apenas 6 horas de Belo Horizonte o que vale dizer que teremos exportação rápida da grande produção desta rica zona do Estado.

A construção dentro do nosso município está sendo feita por administração direta da Prefeitura, tendo sido cuidadosamente tratada pelo nosso honrado Prefeito Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, que não tem poupado esforços para dar ao povo uma ótima via de comunicação.

O serviço do movimento de terra está quase concluído, esperando que ainda este mês seja inaugurada a estrada no território do nosso município e entregue ao trânsito público.

É preciso, portanto, que os nossos amigos do vizinho município de Villa Rio Piracicaba, louvem no mesmo espírito de patriotismo do nosso esforçado Prefeito, entregando ao trânsito público o trecho de estrada dentro do território daquele próspero município.

Este importante melhoramento, aspiração antiga do povo pratiano, não vem trazer vantagens apenas aos dois municípios empenhados na sua realização, beneficiará toda esta zona, inclusive o vizinho município de Antônio Dias, que com a inauguração definitiva da estrada de Antônio Dias ao Alfié, fica também ligado diretamente a Capital do Estado, passando por esta cidade."

Fonte: São Domingos do Prata 
Berço e Origem
Edelberto Augusto Gomes Lima

AGÊNCIA DO CORREIO EM SÃO JOSÉ DO GOIABAL

Noticiava o jornal " A Voz do Prata" de 20 de novembro de 1927:

"Foi entusiasticamente instalada no dia 15 do corrente, a Agência do Correio de São José do Goiabal do distrito do Juirassú. Desde a manhã se notava desusado movimento naquele próspero povoado.

Cerca de 11 horas, centenas de foguetes anunciando a chegada ali do Sr. Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, Presidente da Câmara, acompanhado de grande número de amigos dos distritos de Dionísio e Juirassú.

O povo delirou de entusiasmo por ver em seu meio o seu querido chefe. Ao meio dia foi solenemente instalada a Agência do Correio, falando nessa ocasião o Presidente da Câmaraque, em vibrante oração, congratulou com os habitantes daquele povoado, pelo importante melhoramento que vinham de inaugurar, ouvindo-se ao terminar, prolongada salva de palmas que abafaram as últimas palavras do orador.

Seguiram ainda com a palavra os Srs. Farmacêutico Etelvino Vieira Coelho e Manoel Ubaldino Fernandes, que foram muito aplaudidos, ouvindo-se neste momento vivas aos Srs. Dr. Antônio Carlos, Senador João Pio e Dr. Edelberto de Lellis.

À tarde na aprazível residência do prestigioso chefe Manoel Ribeiro Junior foi servido lauto banquete oferecido ao Sr. Presidente da Câmara.

Assentaram a mesa o Sr. Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, ladeado pelos Srs. Cel. José Izidoro Garcia, vereador-geral, Vicente Candido Soares, vereador pelo distrito de Juirassú.

Nos demais lugares tomaram assento os Srs. Antonio Starling, vereador por Dionísio, Joaquim Garcia, José M. Drummond, Maniel Moraes, Luiz G. Moraes, Joaquim Estevão, farmacêutico Joaquim Vieira Coelho, Manoel Ubaldino Fernandes e muitos outros cavalheiros de destaque social de Dionísio e Juirassú, (...).

Fonte: São Domingos do Prata 
Berço e Origem

Edelberto Augusto Gomes Lima

INSTALAÇÃO DO DISTRITO DE JAGUARAÇU

A edição de 13 de janeiro de 1924 dá notícias da instalação do Distrito de Jaguarassú na qual o Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, não podendo comparecer por causa das chuvas, fez-se representar pelo farmacêutico Raymundo Alves de Carvalho. O Distrito foi criado em 1º de janeiro de 1924.


Fonte: São Domingos do Prata 
Berço e Origem
Edelberto Augusto Gomes Lima

Tuesday, June 14, 2016

DIVÓRCIO - ARNALDO JABOR


Meus amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher. As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo. Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:
Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento – a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher.
Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu. O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial?
Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?
Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?
Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.
Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.
Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.
Mas se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior.
Não existe essa tal “estabilidade do casamento” nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos.
A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma “relação estável”, mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família?
É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo. Portanto descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par. Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário se casar de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.
Como vê, NÃO EXISTE MÁGICA – EXISTE COMPROMISSO, COMPROMETIMENTO E TRABALHO – é isso que salva casamentos e famílias.”
Fonte: Citações Arnaldo Jabor

Friday, June 10, 2016

CASOS, CAUSOS & ACASOS

O CHEQUE BORRACHUDO

O Raimundo (também conhecido por " Remundo") sempre foi muito trabalhador, isto não se pode negar, todavia meio descuidado com os compromissos financeiros; ou seja, com as dívidas.

Certa ocasião ele comprou umas mercadorias no Depósito Miranda ( do amigo Acácio Nascimento) e ficou devendo. Alertado pelo proprietário quanto à dívida vencida, pagou com um cheque. Ocorre que o cheque recebeu alguns carimbos no Banco por insuficiência de fundos.

O proprietário do depósito guardou o cheque e, pouco tempo depois, precisou de uma pessoa para furar uma cisterna em seu sítio na estrada da Vargem Linda.

Lembrou-se do Raimundo, que topou o serviço, e mesmo sem combinar o preço, realizou a abertura da cisterna com grande rapidez.

No dia do acerto, o Acácio perguntou o preço do serviço realizado para pagar, e no acerto passou ao mesmo o próprio cheque, emitido por ele, e que havia voltado "sem fundos", completando o restante em dinheiro.

O Raimundo então reagiu assim:

__ Aí não Acácio, aí é sacanagem!...

E o Acácio respondeu:

__ Que isto Raimundo o cheque é seu !

E o Raimundo:

__ É meu,  mas não tem fundo !...

FIM DA REELEIÇÃO


Quem já não teve o "desprazer" de
tomar um café requentado?
Realmente fica longe do sabor daquele café passado na hora mas, o que haverá de diferente entre os processos de se coar o café e a reeleição ou repetição dos mesmos no processo político eleitoral .

E se nenhum político pudesse se reeleger no Brasil ? Sabe-se que a possibilidade de se reeleger é um caminho para a corrupção.
Eliminar a reeleição é evitar o retorno de quem já teve a sua oportunidade, atuando contra a perpetuação da corrupção por meio das famílias dos políticos,
A alternância de gestão administrativa é benéfica, pois além de eliminar a formação de grupos em verdadeiras escolas de corrupção, possibilita o surgimento de novas idéias, excluindo a mesmice e o protecionismo.
A reeleição e a repetição infinita de candidaturas cerceiam o aparecimento de novas lideranças, auxiliando ao poder financeiro influir na eleição candidatos aos cargos do Poder Executivo. A administração pública deve ser baseada em projetos de trabalho e não em pessoas, que individualmente decidem a vida de muitos. Administrar o interesse público não é como se a pessoa estivesse gerindo a própria casa.
Dizem os estudiosos do tema, que o continuísmo é próprio das ditaduras e a alternância é que corresponde à democracia. Não é incomum nos municípios brasileiros, sobretudo nos menores, a repetição das mesmas pessoas no poder, tanto que há cidades em que durante vinte e seis anos, tiveram apenas duas pessoas na administração, o que, claramente, inibe o aparecimento de novas lideranças e portanto, novas idéias.

Thursday, June 09, 2016

CASOS, CAUSOS E ACASOS


A RAPOSA E AS UVAS -  O VIAGRA E A SOVINICE


Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes uvas negras, e o mais importante, maduras.
Não pensou duas vezes, depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher o seu alimento.
Usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para apanhá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou cansando-se em vão, e nada conseguiu.
Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, encolheu de ombros e deu-se por vencida.
Deu meia volta e foi-se embora, desapontada foi dizendo:
“As uvas afinal estão verdes, não me servem…”
Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão… Voltou correndo pensando ser as uvas.
Mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa, decepcionada, virou as costas e foi-se embora de novo. ( Fábula de Esopo )

Quando leio esta fábula lembro-me do Sô João, dionisiano da gema, que conheci em Belo Horizonte como motorista numa firma de construção que trabalhei em meados dos anos 60, meu primeiro emprego com carteira assinada. Ele era alto, cabelos semi-grisalhos, porte atlético, gostava de um óculos escuro (puxado à tonalidade verde), muito educado, detalhista, minucioso em sua fala, espirituoso, mas um papo agradável sempre cobiçado pelas mulheres, segundo as brincadeiras que faziam com ele no escritório, assim como também taxavam-no "mão de vaca"; ou seja, pão duro.


Anos depois, encontro-me com ele, saindo de uma farmácia no Prata, já aposentado, viúvo, havia retornado a Dionísio, onde agora morava e saboreava a tranquilidade da vida do interior.


Cumprimentamo-nos saudosos daquele tempo em BH, e aí brinquei com ele:


__ E aí Sô João, namorando muito?


E ele:


__Nada Sô, tô velho!


Brinquei:


__Uai Sô João, agora tem o tal do viagra.


Ele sorriu e argumentou:


__É,  mas é muito caro Petrônio, olhei na farmácia e achei muito caro.


E eu :


__Mas, e aí Sô João?


Olha, disse-me ele:


__Pesquisei o preço, pensei, saí do lado de fora da farmácia, encostei nesta placa de trânsito aqui do passeio e concluí:


'Bobagem já paquerei e namorei  demais nesta vida - deixa isto pra lá"! Bobagem comprar isso.'




Não pude deixar de rir, ele continuava pão duro mesmo, só que desta vez Ele completou :


_ O que eu não posso ter . . . eu estrago !



Tuesday, June 07, 2016

ORAÇÃO AOS NOSSOS MENINOS QUE SE FORAM...

O espinho de hoje será a flor do amanhã, a isto denominamos FÉ.

Neste dia que celebramos este ato de fé em homenagem aos jovens Marcos, Maielly, Jonathan e Ronivon, que perdemos há sete dias, vamos contar com a presença divina para que nossa fé seja alimentada, para que o desânimo  não nos abata e que a esperança nos mantenha unidos. Deus não dá  uma cruz maior do que a que podemos suportar.

O bem estar nos faz serenos, as dificuldades dão-nos experiência, pois a dor nos revela que somos humanos, os problemas nos fortalecem, as quedas fazem-nos humildes, por isso ... Acreditemos!...  Deus nos manterá em pé.

        Relembrando um texto do Padre Fábio de Melo:

"O tempo se encarrega de ajeitar os sentimentos.
O sofrimento antes insuportável vai aos poucos se acomodando no leito da saudade.
É assim que organizamos o LUTO.

Permitindo que o tempo faça por nós o que ainda não sabemos fazer sozinhos.”