Friday, June 10, 2016

FIM DA REELEIÇÃO


Quem já não teve o "desprazer" de
tomar um café requentado?
Realmente fica longe do sabor daquele café passado na hora mas, o que haverá de diferente entre os processos de se coar o café e a reeleição ou repetição dos mesmos no processo político eleitoral .

E se nenhum político pudesse se reeleger no Brasil ? Sabe-se que a possibilidade de se reeleger é um caminho para a corrupção.
Eliminar a reeleição é evitar o retorno de quem já teve a sua oportunidade, atuando contra a perpetuação da corrupção por meio das famílias dos políticos,
A alternância de gestão administrativa é benéfica, pois além de eliminar a formação de grupos em verdadeiras escolas de corrupção, possibilita o surgimento de novas idéias, excluindo a mesmice e o protecionismo.
A reeleição e a repetição infinita de candidaturas cerceiam o aparecimento de novas lideranças, auxiliando ao poder financeiro influir na eleição candidatos aos cargos do Poder Executivo. A administração pública deve ser baseada em projetos de trabalho e não em pessoas, que individualmente decidem a vida de muitos. Administrar o interesse público não é como se a pessoa estivesse gerindo a própria casa.
Dizem os estudiosos do tema, que o continuísmo é próprio das ditaduras e a alternância é que corresponde à democracia. Não é incomum nos municípios brasileiros, sobretudo nos menores, a repetição das mesmas pessoas no poder, tanto que há cidades em que durante vinte e seis anos, tiveram apenas duas pessoas na administração, o que, claramente, inibe o aparecimento de novas lideranças e portanto, novas idéias.