Thursday, June 16, 2016

SÃO JOSÉ DO GOIABAL - MG

É um município brasileiro no interior do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, à Microrregião de Itabira e ao colar metropolitano do Vale do Aço e localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 180 km. Ocupa uma área de 184,511 km², sendo que 0,3 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2014 era de 5 695 habitantes.
A sede tem uma temperatura média anual de 21,1 °C[ e na vegetação original do município predomina a mata atlântica. Com 65% da população vivendo na zona urbana a cidade contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,666, classificado como médio em relação ao estado.
O povoamento da localidade teve início no começo do século XX, com a formação de um quilombo na região. Em 1914, estabeleceu-se a família de Manuel Ribeiro da Torre Júnior, que implantou a agricultura. A prosperidade da atividade atraiu novos moradores e a sede do até então distrito de Juiraçu (antigo Santa Isabel), subordinado a São Domingos do Prata, é transferida para o povoado em 1929, passando a denominar-se São José do Goiabal. Em 1938, o distrito passa a chamar-se simplesmente Goiabal, mas é emancipado com sua denominação atual em 12 de dezembro de 1953.
As principais manifestações culturais presentes no município são o artesanato e os grupos teatrais e de manifestações folclóricas, como o Congado, além dos eventos festivos, tais como o Carnaval (o Carná Goiaba) e as comemorações religiosas da Festa de São José, padroeiro municipal, e da Festa do Jubileu do Senhor do Bom Jesus..

QUANDO DA SUA EMANCIPAÇÃO O PE. JOÃO BATISTA NETO, ENTÃO PÁROCO DE GOIABAL, TAMBÉM VEREADOR, TEVE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO PRATA - MG, QUANDO TAMBÉM ATUAVA COMO VEREADOR O DR. ANTÔNIO DE PÁDUA LIMA ( FILHO DO CAPITÃO DICO ), ADVOGADO, QUE POSTERIORMENTE TORNOU-SE JUIZ DE DIREITO. OS EMBATES NA CÂMARA  ACONTECERAM ENTRE O DR ANT
PNIO DE PÁDUA LIMA E O PE JOÃO BATISTA NETO.

O DISTRITO FAZIA DIVISA COM JUIRAÇÚ, SENDO QUE NA ÉPOCA  A ÁREA DELIMITADA DA DIVISA COM O PRATA, VINHA PRATICAMENTE DENTRO DA RUA DE JUIRAÇU. NOVOS ESTUDOS FORAM REALIZADOS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DE JOÃO HENRIQUES NICOLAU - ENTÃO VEREADOR DO DISTRITO JUIRAÇÚ COM SUCESSIVAS VIAGENS A BELO HORIZONTE. FINALMENTE, RETIFICADA A LINHA LIMITE, OS GOIABALENSES VIERAM DE CAMINHÃO ATÉ O DISTRITO DE JUIRAÇÚ E COMEMORARAM COM UM GRANDE FOGUETÓRIO.

ALGUMAS PESSOAS COMENTAM QUE HOUVE BRIGA E TIROS NA VOTAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO, O QUE NÃO CONSTATEI EM PESQUISA, OS DEBATES NA CÂMARA FORAM ACALORADOS À ÉPOCA, A DECISÃO QUANTO ÀS DIVISAS REALMENTE DEMOROU UM POUCO, MAS CONVERSANDO COM O DR. PAULINO CÍCERO DE VASCONCELLOS, ELE ME DISSE QUE TIROS NÃO  ACONTECERAM; MAS SIM, MUITOS FOGUETES.