Às vinte horas e trinta minutos do anos de hum mil novecentos e cinquenta e sete, reuniu-se na salão de festas do Clube Recreativo Pratiano, um satisfatório número de atletas, associados e colaboradores do Estrela Vermelha Futebol Club para uma reunião previamente marcada para serem tratados diversos assuntos do referido club, entre os quais a organização da diretoria do mesmo.
Tomando a palavra o técnico do referido club o Sr. Santos Bonfá, em breves palavras fez crer aos presentes a principal, necessária e objetiva da presente reunião e ainda esclarecendo aos atletas a necessidade da pontualidade e disciplina dos mesmos aos benévolos reorganizadores e dirigentes. Após estas palavras o Sr. Santos Bonfá leu para os presentes a chapa da nova diretoria que dirigiria os novos destinos do club, pedindo que os mesmos fossem aclamados por palmas. Foi a seguinte a chapa apresentada, a qual foi plenamente apoiada pelos presentes :
Para Presidente : José de Castro Perdigão
Para Vice-Presidente : José Gomes Domingues
Primeiro Secretário : Goar José Fernandes
Segundo Secretário : José Maria Fernandes
Primeiro Tesoureiro : Emílio Gomes Domingues
Segundo Tesoureiro : Leandro Coelho Linhares
Para Técnico : Santos Bonfá
Auxiliar Técnico : Mário Felipe dos Santos
Procurador : Waldemiro Rosa
Dada a palavra ao Presidente recém eleito, senhor José de Castro Perdigão esclareceu aos presentes o seu interesse pelo club, prometendo prestar ótimos e relevantes serviços para o progresso do mesmo. Em seguida esclareceu o senhor Presidente a necessidade da mudança do nome Estrela Vermelha para um outro a ser escolhido; isto para evitar futuras dificuldades dada à origem comunista do referido nome. Em tal mudança concordaram todos os presentes. Em presença disto nomeou o senhor Presidente três elementos do agremiado para a rápida escolha do novo nome. Os nomeados escolhidos foram os atletas Márcio Antônio Domingues, Gessy Monteiro e o técnico Santos Bonfá. Depois de várias sugestões sobre diversos nomes, escolheu-se afinal o nome futuro do ex -Estrela Vermelha, sugestão esta. apresentada pelos três responsáveis pela escolha. Foi então escolhido o Nacional Esporte Clube, havendo uma prolongada salva de palmas, demonstrando assim o pleno acordo de todos os presentes. Tomando novamente a palavra o senhor Presidente, expôs aos presentes que o seu clube seria então o Nacional Esporte Clube, pedindo aos atletas as suas colaborações para as futuras e necessárias glórias do Nacional Esporte Clube. Ainda em palavras, o novo presidente fez constar em ata as cores das camisas que envergariam os atletas do recém fundado grêmio. Serão as seguintes as cores: Camisas brancas, golas verdes e números amarelos. Esclareceu o senhor Presidente que os atletas do Nacional terão de fazer, ou melhor, assinarão um contrato com o mesmo, isto para melhor ordem e disciplina de seus atletas. Esclareceu ainda, por se tratar de uma entidade nova e pobre, a necessidade de uma leve mensalidade por parte dos contratados, para uma caixa do referido clube. Em tal esclarecimento concordaram todos os atletas presentes. Em fim, prometendo o senhor Presidente a organização do quadro de sócios para o novo clube, e não havendo nada a mais para tratar na presente reunião, deu o senhor Presidente a mesma por encerrada, convidando, antecipadamente, todos os presentes para a próxima reunião a ser realizada no mesmo local e horas do dia 14 de novembro de 1957, cujo os fins de tal reunião seriam para tratar de outros assuntos e ainda para a leitura da ata da reunião anterior. E eu, Goar José Fernandes, 1º secretário desta entidade, lavrei a presente ata que, depois de aprovada pelos presentes, será assinada pela diretoria.
Presidente: Assinatura de José de Castro Perdigão
Vice-Presidente: Assinatura de José Gomes Domingues
1º Secretário: Assinatura de Goar José Fernandes
2º Secretário: Assinatura de José Maria Fernandes
1º Tesoureiro: Assinatura de Emílio Gomes Domingues
2º Tesoureiro: Assinatura de Leandro Coelho Linhares
Técnico: Assinatura de Santos Bonfá
Técnico auxiliar: Assinatura de Mário Felipe dos Santos