PETRONIO, O CAPITÃO FRANCISCO DE PAULA CARNEIRO DE MORAES, PARTICIPOU DA COMITIVA DE PRATIANOS QUE FOI A OURO PRETO CONSEGUIR A EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO.
DEPOIS ELE FOI, ENTRE OUTRAS COISAS, AGENTE DO EXECUTIVO, VEREADOR, PRESIDENTE DA CÂMARA E DELEGADO DE POLÍCIA.
QUANDO PREFEITO, MANOEL MARTINS GOMES LIMA (NENECO), FUNDOU UMA ESCOLA NO POVOADO DE AREIAS E DEU A ELA O NOME DE “CAPITÃO CARNEIRO”, EM HOMENAGEM A ELE.
EM MEUS LIVROS HÁ INÚMERAS PASSAGENS SOBRE ELE.
ALBANO DE MORAES, ERA FILHO DELE E TAMBÉM FIGURA MARCANTE NA HISTÓRIA ANTIGA DO PRATA E CITADO DIVERSAS VEZES EM MEUS LIVROS.
CHIQUITO DE MORAES ERA FILHO DE ALBANO DE MORAES E NETO DO CAPITÃO FRANCISCO DE PAULA CARNEIRO DE MORAES, DE QUEM RECEBEU O NOME.
PARECE QUE CHIQUITO DE MORAES TEVE TRÊS CASAMENTOS, O PRIMEIRO NOTICIADO LOGO A SEGUIR E O ÚLTIMO COM A FILHA DE LÚCIO MONTEIRO, UNIÃO DA QUAL SURGIU O ROBLEDO.
CASAMENTO DE FRANCISCO CARNEIRO DE MORAES – FILHO DE ALBANO FERREIRA DE MORAES.
“Em Santo Antonio do Manhuassú, município de Caratinga, contraiu suas núpcias no dia 30 p.p. do mês de setembro, o nosso jovem conterrâneo Francisco Carneiro de Moraes, nosso distinto amigo e filho do nosso valioso e distinto amigo capitão de Albano Ferreira de Moraes, com a graciosa Leodora Duque.”
FONTES: REVIVENDO A HISTÓRIA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA, ENTRE OUTRAS DE MEUS LIVROS.