Monday, June 04, 2012

A CIDADE EVOLUÍDA


O carro chefe do mundo moderno é o conhecimento. Povo nenhum evolui se não for através da educação. O nosso Município, como já foi dito de outra feita, experimenta um crescimento em sua economia e no comportamento bio-psico-sócio-cultural, o que equivale dizer a “um novo tempo”.
Assim é que a Administração Municipal tem que estar atenta para a chamada gestão inteligente que possue software para atender diversas áreas de serviços do Município,  a engenharia ( construções), a arquitetura  ( urbanismo), ecopaisagismo, o tráfego( ruas sinalizadas, rotatórias, sinalização) e também para a segurança do ponto de  vista das pessoas, seus bens e o trânsito de veículos; além da importância da tecnologia de sistemas de informatização.
É notório que no mundo atual a eficiência está no conhecimento, na organização e no planejamento. As atividades de comércio, prestação de serviços e  o artesanato têm assento permanente nas pequenas Cidades como a nossa. A tentativa açodada de trabalhar sem planejamento causa prejuízo e desconfiança na execução de programas e obras. Observamos do ponto de vista da eficácia que dentro da administração pública os melhores resultados ocorrem quando a competência é respeitada nos cargos (principalmente os de conhecimento técnico); e esquecido o “compadrio e o parentesco”, “ as indicações políticas” e o famigerado “cargo de confiança” .
Finalizando, o interesse público é o objetivo primordial de uma gestão, e para atingi-lo é preciso integridade, objetividade (privilegiar o mérito), responsabilidade (bem fiscalizada), transparência (abertura às informações), honestidade (proteger o interesse coletivo) e liderança (pelo bom exemplo pessoal).


obs. Pode-se observar que o Município já carece de um Engenheiro Civil, um Arquiteto, um Técnico em Segurança do Trabalho ( para proteger os empregados de acidentes) .