Monday, June 04, 2012

A MUDANÇA NOS GROTÕES


       O povo vem rompendo aos poucos com o coronelismo político. Deu um passo em busca de melhor qualidade, superando o comando das pseudo-lideranças regionais, indo além, em busca de escolher entre a corrupção e o combate a ela.
            Pode-se sentir a inclinação do povo para dominar o palco, para definir o espetáculo, pois o coronelismo é um tipo de milícia política, paternalista nas doações com dinheiro público, perpetuando seus nomes, poder familiar e exigindo a contrapartida em votos. Um comportamento que se finge de benéfico, mas na verdade é nefasto, cerceador da autonomia, aético, escravocrata e explorador da pobreza.
            É isso que queremos?
            O mundo de hoje é o da eficiência. Assim é que o administrador público como intérprete da Comunidade deverá ouví-la, e sobretudo conhecer as necessidades do Município para resolver seus problemas. A preocupação com a seriedade, com a prestação de contas, a fidelidade ao povo, equilíbrio no enfrentamento das crises, postura de diálogo e disponibilidade, deve ser uma constante.
            Finalmente, para uma vida política sadia e honesta, a transparência e a separação entre os interesses públicos e os interesses da própria família, amigos e partido, são atitudes de máxima importância.
            O Poder Municipal é o mais próximo do cidadão, está em contato direto com ele. Daí a importância das eleições municipais no Sistema Político Brasileiro; razão pela qual os partidos devem ter inteligência e responsabilidade na escolha de seus nomes.