Thursday, June 07, 2012

DEPENDÊNCIAS DO ANTIGO FORUM E CADEIA.

JORNAL ‘A VOZ DO PRATA” DE 22 DE JULHO DE 1945.

“O FORUM SÓ PARA A JUSTIÇA.
O Exmo. Dr. Fernando Gomes de Carvalho, íntegro Juiz de Direito da Comarca, em resposta a um pedido de informações da Secretaria do Interior do Estado, lembra a conveniência de se remover do prédio do Forum desta cidade, o destacamento policial e a prisão publica, afim de nele serem adaptados todos os cartórios da sede da Comarca.

Medida se faz necessária não só em beneficio dos que mourejam no fôro da Comarca, como em beneficio da própria estética da cidade, que não póde continuar a ter em sua principal praça, em pleno coração da cidade, a cadeia publica, marco gritante contra a civilização, é de se esperar que as altas autoridades estaduais, compreendendo o alto alcance da medida saneadora pleiteada pelo Exmo. Dr. Juiz de Direito, a torne realidade dentro do menor espaço de tempo possível. 

Publicamos abaixo o oficio endereçado pelo Dr. Juiz de Direito ao Secretario do Interior Dr. Celso Machado, que, Jurista que é, saberá compreender a alta finalidade da medida em apreço:

‘Juizo de Direito da Comarca de São Domingos do Prata, 10 de julho de
1945.
Exmo. Snr. 
Dr. Secretario do Interior. Em resposta ao vosso oficio de 
19 de maio findo, informo a V. Excia. que:

O edifício do Forum desta Comarca, consta de dois pavimentos, superior e inferior. No pavimento superior se encontra o salão para Jury e audiências comuns; três quartos para testemunhas e uma instalação sanitária; salão para o Conselho de Sentença e instalação sanitária.
No pavimento inferior se encontra a prisão publica, ahi se alojando atualmente, o quartel do destacamento policial.
Desse mesmo pavimento, 1/10 está ocupado pela Coletoria Estadual , sendo os 9/10 restantes ocupados pela força policial.
Não preciso pedir a atenção de V. Excia. para os graves inconvenientes que resultam de presença de soldados e presos alojados no mesmo edifício em que se dão audiencias e em que trabalha o Tribunal do Juri.
Si fossem removidos, do prédio do Forum, a coletoria, o destacamento policial,
e a prisão publica, nele poder-se-ia, estabelecer, com adaptações convenientes e adequadas, a maior parte dos cartórios, si não todos.
Em rápidos traços ahi estão as minhas informações, que constituem repetição de inumeras outras, já prestadas aos eminentes antecessores de V. Excia. que dormiram sobre o assunto, certos de que há, sempre, coisas mais importantes, dignas de melhor cuidado, que a aparência mais digna com que se deve apresentar os trabalhos da Justiça.
Com a mais elevada estima e particular consideração, apresento a V. Excia., as minhas homenagens cordiais.
Saudações. 
FERNANDO GOMES DE CARVALHO, Juiz de Direito da Comarca’.”