Friday, June 15, 2012

FAZENDA DO SEARA


JORNAL “A VOZ DO PRATA’ DE 07 DE AGOSTO DE 1932.


“É esta a denominação de um bem administrado argo-pecuario deste districto, ou talvez do município, propriedade do progressista fazendeiro Cel. Francisco Leoncio Rodrigues Rolla, um dos mais adiantados agricultores desta zona.
A fazenda que se compõe de terras de superior qualidade, com pastos cuidadosamente tratados banhada pelo rio Prata, dista cerca de 6 kilometros desta cidade. Tem optimo prédio com installações e conforto para família; diversas machinas como sejam: engenho para canna, moinho, soques, machina para cangica alem de outras dependências e aparelhos indispensáveis a uma fazenda de franco movimento. 
Produz cereaes, café e canna em abundancia, tendo também boas pastagens onde se cria seleccionado gado vaccum e suíno.
Evoluindo sempre, tem o Cel. Rolla empregado em sua lavoura instrumentos agrícolas substituindo a enxada pelo arado, pela semeadeira e capinadeira, obtendo vantagens com a diminuição do braço operário e ganho de tempo.
Há na fazenda excellente gado hollandez, puro sangue, no qual se acha vaccas que produzem cerca de 14 litros de leite cada uma. Tem selecionado boa qualidade de milho que obteve na ultima Exposição de Viçosa o campeonato e primeiro premio conferidos ao sr. José Rolla, filho do proprietário.
A fazenda é illuminada por electricidade, sendo a sua installação a primeira que se fez no município. Antes da estrada de rodagem que nos liga á Saude, já o Cel. Rolla havia feito boa estrada onde corriam automoveis de sua fazenda para esta cidade. Eis as razões que vêm corroborar a denominação que lhe damos, sem favor, de progressista.
De seu bem cuidado pomar acaba de gentilmente nos offerecer laranjas de superior qualidade, como sejam – Bahia, Cacau e Rosa o que muito penhorado agradecemos. Quem visita a fazenda do Seara sente bem estar geral ante aquella confortável habitação e pelo modo afável com que é recebido pelo Cel. Rolla e pela sua exma. família.
Se não na sua maioria, ao menos em parte, os nossos fazendeiros deveriam seguir o exemplo deste abnegado agricultor, abandonando os methodos rotineiros, empregado no cultivo das terras o que muito lucrariam e dariam grande incremento a cultura do município”.