Friday, May 10, 2013

CASOS, CAUSOS & ACASOS

JOGO EM MARLIÉRIA

Em oito de junho de 1958, conta-me o grande goleiro do Nacional Breno Guimarães, com a concordância do Silvestre de Dona Lalá, que o Nacional Esporte Clube foi jogar uma partida de futebol,  em Marliéria, contra o time local.

Era Dia de Corpus Christi.

O Nacional era um time com menos de um ano de existência, com jogadores muito jovens à época, como Geraldinho de Euclides, Marcinho de Sô Inhô Gomes, Zé Márcio Monteiro, Sô Dito, Manuelito, Luis Pingota, Jesus Baianinho, Guta de Zé Mário, Bereco do Gandra e outros. Partida iniciada, jogo duro, sol escaldante, o time de Marliéria comandava as ações, bem entrosado  e jogava em casa. Além disso, contava com um jogador especial, o Padre Gustavo Lage, pároco local, jovem à época e bom de bola, que jogava com a batina enfiada no calção. Os jogadores do Nacional respeitavam muito o Padre, e com isso ele estava jogando livre, bem a vontade, armando muito bem o meio de campo do Clube de Marliéria. 

Pois bem, o treinador do Nacional era o saudoso Agostinho Santiago ( irmão do Frei Thiago ), que a pedido do meu pai, Nô Barbeiro ( então Presidente do Nacional ) colocou o Silvestre para jogar o segundo tempo. Antes dele entrar, meu pai o chamou e  disse assim : " marque o padre, chegue junto, senão  vamos perder o jogo". Não deu outra, numa jogada mais forte o Pe. Gustavo saiu de campo sentindo o tornozelo, e não retornou.

O jogo terminou 2 a 1 para o Nacional, e à noite quando o ônibus do Prata saia da cidade, a procissão de 
Corpus Christi era comandada por um padre mancando muito, devido à falta sofrida no jogo.

Anos depois, o Pe. Gustavo Lage veio a ser pároco no Prata, e dizia para o meu pai : " É Nô você mandou me tirar do jogo hein ?. . . para seu time não perder né ? 

E meu pai ria a vontade com essa história.