Thursday, May 23, 2013

LIDERANÇA

1. O chefe critica a pessoa. O líder critica um comportamento específico e sugere alternativas de melhora.

2. O chefe impõe suas normas ao grupo. O líder ‘convence’ (em outras palavras, ‘vence em conjunto’) a equipe de seu ponto de vista. (E o líder sabe transformar um simples grupo numa verdadeira equipe...).


3. O chefe usa o poder indiscriminadamente, na linha do ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’. O líder sabe que ter o poder não lhe dá, automaticamente e em todas as situações, o direito de usá-lo. Sabe que o verdadeiro poder não mostra poder.


4. O chefe vê o imediato, apenas reagindo a cada momento. Privilegia o urgente. O líder vê à frente, tem os pés no chão e os olhos no futuro. Sabe que ser supervisor implica em ter uma ‘super-visão’. Privilegia, sem esquecer o urgente, o que é verdadeiramente importante.


5. O chefe quer resultado. O líder quer resultado com gente engajada e realizada.


6. O chefe tem medo de gente competente, porque sabe que poderá perder seu lugar a quem é melhor. O líder prepara, motiva, educa. E, principalmente, dá o exemplo.


7. O chefe monologa, não ouve. O líder sabe que a liberdade e participação são a cola que une ainda mais o time. Está atento a todos e converte o que ouve em ação e comprometimento.


8. O chefe quer clones de si, perfeitos e infalíveis. O líder estimula a diferença de opiniões e admite que se possa tentar, errar e aprender com isso. Em outras palavras, o chefe quer pessoas que pensem como ele. O líder quer pessoas que pensem com ele.


9. O chefe se curva aos poderosos. O líder trata a todos como pessoas, independentemente de quem sejam.


10. O chefe é anzol que pesca funcionário desprevenido. O líder é rede de segurança que o impede de cair.



Um líder não nasce pronto: aprofunde-se no tema, leia, faça cursos, inspire-se em pessoas especiais. Você pode vir a ser um deles, na escola, na empresa, no condomínio, na família, na comunidade.

Por fim, afaste-se de lugares que confundem autoridade com autoritarismo. Isso não dura muito. Muitos vaidosos executivos, ‘chefes durões’ de algumas grandes empresas que conheço, ainda não perceberam que a porta pela qual entraram é giratória.