Wednesday, May 22, 2013

PREVCidade


A PREVCidade é uma unidade de atendimento que presta serviços previdenciários preferencialmente nas localidades onde não existe uma Agência da Previdência Social. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer deslocamentos para procurar o INSS. Estas unidades são instaladas por meio de Convênio entre o INSS e a Prefeituras Municipal. Para saber o que é necessário para formalizar o convênio, basta consultar a Resolução nº 9, de 17 de abril de 2006.
Serviços Prestados:
- orientação e informação em geral;
- inscrição e alteração dos dados cadastrais do contribuinte individual;
- atualização de cadastro de benefícios;
- análise e recebimento de documentos;
- agendamento e controle de realização de perícia médica;
- habilitação de representante legal;
- recebimento e análise de pedidos de recursos e revisão;
- solicitação de cessação de benefícios;
- recebimento, análise, conferência e formatação de todos os requerimentos.
Há anos temos insistido com os administradores e políticos de nossa Cidade no sentido de instalarmos um atendimento do INSS. Unidade  que atenderia Prata, Dionísio e Goiabal, cerca de 35 mil habitantes. Pois bem, agora temos a oportunidade clara de fazê-lo. Basta que o Município disponibilize uma sala para o INSS, equipamentos e alguns funcionários, despesa que pode ser rateada entre as três cidades, desde que haja um líder para tomar a frente do projeto, comunicando-se coma Gerência Regional do INSS em Itabirito – MG.
A Gestão Pública não pode ater-se apenas a obras de concreto, esquecendo-se da obra humana. Um trabalhador rural para aposentar-se, tem que sair de sua localidade, às vezes distante da sede do Município mais de 30 km, trazendo testemunhas, ir a João Monlevade, enfrentar fila, arcando com despesas de passagem e alimentação, e muitas vezes chegando ao Prata tão tarde que nem consegue retornar à zona rural,  onde reside. Isto sem mencionar as situações de afastamento por acidente ou doença, perícias médicas além da solicitação de aposentadoria dos filiados à Previdência Urbana.
O PREVCidade disponibilizará todo este atendimento em nossa própria Cidade.
ESTAREMOS AGUARDANDO UMA AÇÃO CONCRETA POR PARTE DA PREFEITURA E DA CÃMARA.