Wednesday, May 29, 2013

RELACIONAMENTO HUMANO

A convivência com o próximo não é tão simples. Se entre irmãos que são pessoas que têm origem comum,  as falhas emergem, entre estranhos é inevitável, razão pela qual ocorrem atitudes  que não foram bem pensadas e situações em que as pessoas se ferem.

A paciência e a compreensão fazem grande diferença em qualquer tipo de relacionamento.

As pessoas trazem consigo a genética e o comportamento que tinham no ambiente imediatamente anterior em que viviam.

Nós, possivelmente não tenhamos a cultura de evitar a evolução de um problema ou de determinada situação falando com o outro de forma adequada, objetivando a correção.

É importante que cada pessoa consiga discernir o que é realmente relevante,  não trazendo á tona pequenas coisas irritantes.

As pessoas têm  um desejo natural de tentarem melhorar; portanto, reconhecer este esforço do outro é sumamente necessário. Então, esquecer a lista dos erros do outro e parar de remoer o passado é o primeiro passo.

Outro fato que ocorre com certa frequência é o ato de retaliar. É do ser humano revidar quando alguém nos machuca (vê-se muito isso em jogo de futebol). Elaborar um arquivo de ofensas e dores tornou-se natural, mas continua sendo perigoso.

Entretanto, embora saibamos, não admitimos as boas qualidades de nosso próximo, seja ele amigo, vizinho, colega de trabalho ou de escola, parente ou até mesmo cônjuge.

Assim, ficamos sabendo que o perdão inicia sua trajetória na mente (racional) e termina no coração (emocional).

Temos que dar uma ordem de " pare " ao nosso comportamento de agarrar-se às nossas próprias feridas, cedendo espaço para o respeito e para o apreço, fugindo da raiva e do ressentimento, cuidando para não sufocar quem conosco convive, uma vez que o homem mal humorado é antes de tudo " um chato" . 

Ore, ore muito.

E, finalmente, evitar postar-se como vítima,  é reconhecer que somos humanos, e portanto, passíveis de cometer erros.