Friday, November 17, 2017

GUIDO MOTA - PARABÉNS !

Eu não sei se escrevo Guido, Sô Guido, Prof. Guido ou Dr. Guido Fontgalland Martins Mota ou nosso querido Mestre, mas sei que foi Vereador, Prefeito, mas sobretudo uma referencia regional como Professor de Física, Química, Biologia; aliás poderia lecionar qualquer matéria, principalmente História e Filosofia, um verdadeiro Mestre (o filho do Prof. Zeca e Da Nazinha ). Fui aluno dele, um dos piores claro, não era minha praia, depois fui colega como professor na Escola Estadual Marques Afonso.

            Maria Ângela de Freitas, por favor, socorra-me! Como vou conseguir homenagear um “cara” que já é o “cara” há anos?

            Galand foi um escritor francês especialista em manuscritos antigos, outro Galland foi um general alemão.

            Falar do Guido (agora com certa liberdade de tratamento) é falar de educação, humanismo e saúde.

            Como educador foi e ainda é um incentivador dos estudantes, tendo sempre uma relação de afetividade com seus alunos, prezando sempre pela autonomia do educando. Como humanista valorizou a essência do ser humano. Sua preocupação com o conhecimento beirava à generosidade e foi ardoroso defensor da humanização de cultura. Na área da saúde foi Bioquímico do Hospital Nossa Senhora das Dores seguramente por cinquenta anos e seu Diretor .

            Como Prefeito valorizou a arte e incentivou-a dando todo apoio, além de atuar como um agente defensor da sustentabilidade ambiental. Exerceu seu mandato de forma serena, com uma administração onde valorizou a competência e a qualidade do cidadão sempre agindo com bom senso e de forma consensual com o povo de nossa Terra.


Espero que meu abraço seja uma mensagem de todos nós, que tivemos a felicidade de usufruir de uma convivênca tão benéfica.


São Domingos do Prata 17/11/2017


OBS : Devo registrar que foi goleiro do time do Estudantes do Prata que moravam em BH e Ouro Preto, revezando-se com Hilário Correa, filho de Da. Ita. Este time me tinha como seu torcedor, nele :
Paulino Cicero, Beto e Paulão de Dr. Matheus, Pedro Roberto Rolla, Odilon de Tavico, Antônio João de Sô Benjamin, Zé Paulo Drumond, Haroldo e Célio Mendes, Zué Monteiro,