Monday, November 06, 2017

PAIS E FILHOS

As mães não exigem que os filhos sejam uns primores de pessoas, mas esperam que sejam minimamente civilizados.

Toda mulher foi filha antes de ser mãe, mas só entenderão a maternidade depois que ela acontecer. A alegria da mulher na gravidez é uma graça divina, mas as dores sofridas normalmente são inimagináveis, além da preocupação com o bem estar do filho (ou da filha) depois do nascimento, e essa preocupação não acaba nem mesmo quando ele(ela) se tornam adultos. Isto é inerente aos pais.

Uma grande alegria da mãe ou do pai é quando estes filhos adultos lembram-se de que eles existem, mesmo que seja de vez em quando e principalmente quando já estão mais velhos, doentes e até mesmo solitários.

A mãe, especialmente, costuma sentir-se um pouco frustrada pelo que não conseguiu ou consegue fazer para ajudar os filhos, sem se preocuparem se realmente merecem ou não.
Na vida é quase impossível encontrar uma mãe que não ficou sem dormir por uma ou várias noites por causa de algum filho ou filha. Que ela chorou quando tinha febre, dor de barriga e que ela não conseguia sanar ou minorar. Não é incomum que os pais fiquem acordados quando os filhos estão em uma festa, ou não avisaram onde estão. Preocupam-se quando os filhos se metem em encrencas na escola, no trânsito, no trabalho ou em brigas de rua.

E quando os filhos adoecem mais seriamente é inimaginável a dor dos pais; das mães então, impossível dimensionar.

Pensamos que é importante que os filhos saibam disso e reflitam.

Eu já fui filho, criança, adolescente, adulto solteiro e adulto casado; avô ainda não; mas por quantas vezes devo ter sido impaciente com meus pais e lhes respondido até com relativa grosseria? -  Não passei incólume por estes erros. Infelizmente nas maioria das vezes preocupava-me comigo, com a namorada, amigos, festas, viagens; isto não é de tudo anormal; e os pais até compreendem que eles estão alçando novos voos, mas que isso não os impeça – mesmo que de vez em quando-  pensar sinceramente, pelo menos um pouco, nos pais e no que a estão verdadeiramente sentindo. Nunca será tarde para fazerem isso, comecem agora, procure-os (pai e mãe) e dê-lhes um abraço, vocês não imaginam o quando isto os fará felizes.

Não se esqueçam, as mães e os pais são pessoas normais, com todos os sentimentos como qualquer ser humano, e por tudo que fizeram, merecem ter o reconhecimento dos filhos.

Pesquisa: Luiz Higino Polito (Especialista em Oratória e Didática).

Para minha mãe, 

Tem palavras que chegam como um abraço... e tem abraços que não precisam de palavras - NOSSA ESTRELA GUIA DESDE 07-10- 2009


Petrônio