Eu estava pensando, já que estou semi aposentado, bem que poderia mudar de Cidade. Pensei em Timóteo, pela simples razão de que lá tenho bons amigos; a outra opção seria para Piúma, no Espírito Santo, lugar tranquilo, povo hospitaleiro e praia suave.
Contudo, há algum tempo, quando passei a observar mais detalhadamente o Facebook, estou pensando em mudar de idéia. Descobri que desejo morar nesta nova Cidade chamada Facebook. Nela só tem gente bonita, bem maquiada, cabelos bem cortados e cuidadosamente penteados. Todo mundo é feliz. São todos amigáveis, tratam o próximo muito bem, sentem saudades uns dos outros e consegue-se até dinheiro emprestado com os amigos virtuais; e mais, sem juros.
De vez em quando reparo umas briguinhas entre torcedores do Cruzeiro e do Atlético, mas só de ' faz de conta ', no fundo eles sabem que jogador de futebol é o como os políticos, não tem amor a nada, eles tem preço.
Percebo também umas picuinhas com os mesmos argumentos entre os que se dizem de esquerda e os que são classificados como de direita, embora, com toda boa vontade não consiga distingui-los bem; fico a pensar : e o cara que é canhoto de nascença para onde ele vai ?Antigamente, ainda acreditava em ideologia ( sem fanatismo ), mesmo porque desde que o mundo é mundo o ser humano tenta subjugar o outro . A escravidão foi assim. O Império Romano, o Nazismo e o Fascismo também. Ditadores, Czares e até tu Napoleão Bonaparte ! Sem falar em Stalin, Lênin, o Generalíssimo Franco, além do antropófago Idi Amin Dada...Muamar Kadafi, Saddam Hussein.
Enfim a coisa parece cadeia alimentar, no Brasil partidos políticos se unem para ganhar as eleições, depois um quer delatar o outro, para se manter só e não ter que dividir o produto da corrupção, igual enredo
de filmes de faroeste, os bandidos se unem, para assaltar a diligência que transporta o ouro, e na hora da divisão do produto do roubo, acabam articulando traições , se matando, para ter menos com quem dividir o dinheiro. Como não tenho bandido de estimação, este assunto não me afeta.
Então cheguei a pensar em mudar para este lugar chamado Facebook, mas como me demorei um pouco, chegou o período eleitoral e o face virou palco de situações inusitadas e discussões, não de projetos de interesse do povo, mas da vida pessoal das pessoas, com defesas corporativistas e comparações sobre quem roubou mais ou menos, eivado de pensamentos mesquinhos, tacanhos e agressivos em seus posts, que chegam a afrontar o direito alheio como a honra e a dignidade do outro. É deveras uma pena, restando-nos como sugeriu a nossa poetisa Adélia Prado : " vamos orar pelo nosso país ".
Fica adiado meu projeto de mudança.