Friday, January 19, 2018

HOMENAGEM AOS GARIS

Se há algo que me incomoda bastante é a ironia e a dissimulação, mas nada ganha do preconceito. Quando jovem, tinha eu a inocente ilusão de que isto acabaria ou seria praticado por apenas alguns imbecis. Estamos no Sec. XXI e a nossa sociedade ainda continua  preconceituosa. Estes dias ouvi e presenciei uma ação de preconceito contra os garis.

Senti-me entristecido pela pobreza de espírito do autor, que certamente não conhece o termo dado a eles pelo Prof. e Pesquisador Mario Cesar Ferreira ( da UNB-Instituto de Psicologia): “ Operários do Meio Ambiente”.

A dignidade da pessoa está no ato de trabalhar e alguns desavisados fazem uma absurda ligação entre o lixo com o coletor (o Gari).

Este trabalhador é praticamente invisível pela sociedade, não recebendo às vezes nem um “bom dia”.

As agruras da sociedade são doentes, quantas vezes já se soube de um pai falando assim: “Estude, se não quiser ser lixeiro”. Não estou criticando o pai, ele aprendeu isto com a sociedade.

 Além do esforço físico do trabalhador tem o sofrimento psicológico de ser considerado de um estrato menor, por isso  às vezes,  alguns se entregam até ao alcoolismo.

Os idiotas de plantão não entendem a importância da função ao contribuir para o asseio das ruas, sendo que estas ruas  são poluídas, em grande parte,  pelos que frequentam as escolas e se consideram da elite.


Dependemos um dos outros de forma direta ou indireta, nesta hostil e rotineira vida, então necessário se faz lembrar que todo trabalhador merece respeito como ser humano e como profissional. 


Nota : Ao ofensor anônimo ofereço minhas orações, no sentido de que ele possa crescer como ser humano, porque o perdão ele deverá pedir a Deus.