Thursday, June 06, 2024

O PREFEITO NENECO (MANOEL MARTINS GOMES LIMA) MANDA IMPRIMIR LIVRO DE LUIZ PRISCO DE BRAGA.

Interessante notícia, ligada a história de São Domingos do Prata, foi publicada no jornal a “Voz do Prata” de 9 de julho de 1944:

 

 “Conforme já é do conhecimento público por diversas notas deste jornal, nosso município tem escrita a sua história, cujo autor Sr. Luiz Prisco de Braga à custa de inauditos esforços concatenou em uma leitura além de agradabilíssima, e de real proveito e utilidade, pois descreve todos os fatos principais de nossa vida administrativa, política, social e religiosa, desde os longínquos tempos da fundação deste rico município que é São Domingos do Prata, nos agitados dias deste guerreiro ano de 1944.

 

Que habitamos um município fadado a em futuro próximo ser um dos melhores da região, é fato que ninguém contesta, a começar pelo seu povo ordeiro, pacato, trabalhador e bom, que não teme confrontos.

 Riquíssimos em todos os três reinos da natureza. (............) Já é tempo de tornar o nosso município bem conhecido dentro e além de nossas fronteiras.

 

Isto procurou fazer o Sr. Luiz Prisco de Braga, faltava-lhe pôr em realidade seu inteligente plano. O ilustre Prefeito Municipal, Farm. Manoel Martins Gomes Lima compreendendo o valor da medida em apreço vai torná-la em realidade.

 

 Entrando em contato com o autor do livro, S.S. vai mandar imprimi-lo às custas dos cofres municipais. Com esse gesto, S.S., além de premiar os esforços de um pesquisador de nossa história, prestará ao município do qual é filho, um serviço de grande valor moral, recebendo por certo os aplausos de nossa população, ansiosa em conhecer em todos os seus ângulos a ‘História do Município’.”.

 

NOTA:  Em 2001, outro grande Prefeito de São Domingos do Prata, João Braz Martins Perdigão, que foi aluno de Janua Coeli Lellis Ferreira no Grupo Escolar Cônego João Pio, mandou reeditar o livro, também às custas dos cofres municipais.

 

FONTE: “São Domingos do Prata: Berço e origem” – Lima – Edelberto Augusto Gomes.