Thursday, September 03, 2020

FOTOS

CORTE NO BARRANCO EM FRENTE DA RODOVIÁRIA, ONDE PASSARIA A FERROVIA A CAMINHO DE NOVA ERA. ESSE CORTE ME RECORDO DA MINHA INFÂNCIA. Edelberto  Augusto Gomes Lima






MÚSICA - EU CUIDO DE TI

Quando todos os meus medos já não cabem mais em mim

Quando o céu está de bronze e parece que é o fim

Quando o vento está revolto e o mar não quer se acalmar
Quando as horas do relógio se demoram a passar
Muitas vezes não consigo os teus planos compreender
Mas prefiro confiar sem entender
Eu creio em Ti
Eu creio em Ti
Eu olho pra Ti
E espero em Ti

Quando você sente medo, do teu lado eu estou
E é bom que você saiba que eu sinto a sua dor
Nunca, nunca se esqueça que o mar posso acalmar
E que eu sei o tempo certo da vitória te entregar
Este tempo é necessário pra te amadurecer
E depois tem novidade pra você
Eu cuido de Ti
Eu cuido de Ti
Descansa em mim
Comece a sorrir

O que eu tenho é bem melhor
Pois só eu sei, só eu sei do amanhã
Então recebe o abraço meu, pois da tua vida cuido eu

Eu cuido, eu cuido, eu cuido de Ti
Eu cuido de Ti
Descansa, descansa, descansa em mim
Comece a sorrir

Parece que nos momentos mais difíceis Deus se cala
Você só quer ouvir a voz do mestre
Mas ele insiste em ficar calado
Você chora, você fala, você ora
E ele se cala
Mas hoje, escute a voz de Deus
Dizendo pra Ti sussurrando no teu ouvido

Eu cuido de Ti
Eu cuido de Ti
Descansa em mim
Comece a sorrir

Eu cuido, eu cuido, eu cuido de Ti
Eu cuido de Ti
Descansa, descansa, descansa em mim
Comece a sorrir

Compositores: Cláudia Canção


MINHAS HOMENAGENS AOS 280 ANOS DE IDADE DO ALEIJADINHO, COMPLETADO EM 29.08.2018.

ALEIJADINHO E AS CONTROVÉRSIAS EM TORNO DO MESMO – SUAS OBRAS E SUA POSSÍVEL ORIGEM EM SABARÁ.

*Edelberto Augusto Gomes Lima.
Antônio Francisco Lisboa, conhecido pela alcunha de Aleijadinho, é um personagem bastante controvertido, seja quanto a sua existência, seja no tocante a sua obra.
Em suprema síntese, vou elencar as teorias em torno deste artista barroco, publicadas, entre outros, no livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, editora Leya, 2ª edição ampliada, de autoria de Leandro Narloch.
Vou iniciar pelas críticas para, a final, arrolar os elogios.
AS CRÍTICAS.
1ª – Em 1858, quase cinquenta anos após a morte de Aleijadinho, Rodrigo Ferreira Bretas (*1) escreveu uma biografia sobre o mesmo, embora nenhum documento da época ou texto mais confiável certificava a história ou dava detalhes.
Segundo Bretas, a partir dos 47 anos Aleijadinho teria sofrido uma doença desconhecida, provavelmente sífilis ou lepra, que o fizera perder os dedos, os dentes, curvar o corpo, não conseguir andar senão de joelhos e mutilar-se, numa tentativa dramática de que a dor nos membros diminuísse.
(Pesquisas recentes realizadas, separadamente, pelo dermatologista e hansenologista Geraldo Barroso de Carval (*2) e pelo médico e bioquímico Paulo da Silva Lacaz, diagnosticaram a doença como sendo ‘porfirias’).
2ª - Em 16 de maio de 1996, o jornal “A Folha de São Paulo” publicou um artigo assinado por Jair Rattnner, em que, em síntese, dizia:
“.......o paulista Dalton Sala está escrevendo um livro em que defende que Aleijadinho, considerado principal artista barroco brasileiro, foi uma criação do regime de Getúlio Vargas para a construção da identidade nacional”.
No mesmo artigo as seguintes passagens:
“Em 1858, Rodrigo José Ferreira Bretas publicou no ‘Correio Oficial de Minas’, que tinha achado um livro de um vereador de Mariana, escrito em 1790, com a história de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Acontece que esse livro, chamado ‘Livro de Registros de Fatos Notáveis’, da cidade de Mariana, nunca foi visto por ninguém, diz Sala.”
“Não é a primeira vez que se duvida da história do Aleijadinho. O professor americano John Russel-Wood fez um levantamento extenso nos arquivos mineiros e não encontrou nenhum documento que provasse que o Antônio Francisco Lisboa era filho de Manuel Francisco Lisboa e o pesquisador Augusto de Lima Júnior chegou a dizer que não existem provas de que o Aleijadinho se chamasse Antônio Francisco Lisboa.
O livro de Registro da Ordem Terceira de Sabará, que segundo Augusto de Lima teria o nome do Aleijadinho, desapareceu.”
3º - Guiomar de Grammont (*3) diz compreender Aleijadinho como um personagem literário, reconstruído na história do pensamento e artes no Brasil, de acordo com os interesses do momento em que se produzia cada discurso sobre o tema.
4º - O culto a Aleijadinho logo ganhou um problema. A importância que ele passou a ter tropeçava numa verdade incômoda: nem todo mundo o considerava genial.
A forma e o acabamento de muitas obras atribuídas a ele pareciam grosseiros. As figuras tinham o nariz desproporcional, maçãs do rosto salientes demais, polegar na mesma direção dos outros dedos e olhos exageradamente amendoados. As igrejas que contaram com seu esforço pareciam uma versão pobre de monumentos europeus.
5º - Os recibos e atas confiáveis que o citam, sugerem que ele construiu esculturas e detalhes das igrejas de Sabará, Ouro Preto e Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas do Campo).
6º - Sobre as obras em Congonhas do Campo escreveu Richard Burton que “pouca coisa se tem a dizer sobre o interior da igreja; as paredes são almofadadas e pintadas com afresco pretensiosos e repletas de gravuras sem valor, ao passo que as imagens são abaixo da critica”.
7º - Burton teria escrito ainda que o conjunto de Congonhas “compara-se de maneira desfavorável com a igreja de Bom Jesus de Braga, perto do Porto, e com o mais humilde dos santuários italianos”.
8º - No fim do século 19, um padre chamado Júlio Engrácia (*3) escreveu que as esculturas dele eram “mais próprias para fazer rir às crianças do que para atrair a veneração e a simpatia dos corações devotos.”, cujos “membros que mais deviam chamar-lhe a atenção artística como rosto, mãos, pés são muito imperfeitos”.
O padre se incomodava especialmente com o nariz das imagens dos soldados ao argumento de que jamais houve guerreiros romanos tão narigudos, a não ser que eles usassem suas probóscides como os elefantes usam trombas.
Portanto, esse padre não negava a existência e as esculturas do Mestre. Em 1938, O historiador do IPHAN, Rodrigo M.F. de Andrade (*5) escreveu que “em relação às obras de escultura dos Passos e dos Profetas de Congonhas do Campo ninguém contestava a autoria do Aleijadinho, autoria essa que, aliás, tinha sido atestada minuciosamente pelo Padre Júlio Engracia (*6), com apoio no arquivo da Irmandade.”
8ª - Naquela época os artífices costumavam trabalhar juntos em oficinas patrocinadas pelas irmandades religiosas, e também passavam tarefas para amigos quando estavam atarefados demais.
Baseado nessa produção coletiva, alguns críticos, entre eles o historiador de arte francês Germain Bazin (*4), levantaram a tese de que as obras malfeitas não eram exatamente de Aleijadinho, mas de seus sócios ou assistentes.
Segundo ele, foi o que teria acontecido com as estatuas de madeira das seis capelas do santuário de Congonhas. As diferenças de qualidade dessas diversas estátuas levaram a exagerar-se a parte de colaboração nesse conjunto, retirando-se do artista a autoria de um número muito grande delas.
9º - Tão fortes como as palavras do padre, era o silêncio dos poetas mineiros, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa e Basílio da Gama, poetas contemporâneos a Aleijadinho. Não gastaram uma linha sequer para falar do escultor.
A EXISTÊNCIA, ALGUNS TRABALHOS E OS ELOGIOS.
1º - Em 1938, escreveu Rodrigo M.F. de Andrade (*5): “Quando Rodrigo José Ferreira Bretas escrevia sobre o Aleijadinho o trabalho que o ‘Correio Oficial de Minas’ publicou no decurso do ano de 1858, não suspeitava de que a autoria das obras que ele atribuía a Antônio Francisco Lisboa viesse a ser algum dia controvertida.
Caso lhe ocorresse essa possibilidade, não lhe seria muito difícil comprovar as suas asserções, pois abundavam certamente àquele tempo os meios de que precisasse no sentido de documentá-las.”
No artigo que escreveu sobre a “Contribuição Para o Estudo da Obra do Aleijadinho” (*5), existe diversos fac-símile de documentos comprovando a existência e as esculturas do Mestre em diversas localidades mineiras, incluindo Sabará.
2º - A avaliação do trabalho de Aleijadinho mudou a partir de século 20. Foi quando intelectuais modernistas escolheram-no como símbolo da ‘brasilidade’, do talento mestiço e popular do Brasil.
3º - Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, em companhia do poeta francês Blaise Cendrars, fizeram uma excursão a Minas e voltaram encantados, não somente com a arte mais também com o artista.
A primeira coisa que lhes teria chamado a atenção foi o fato de Aleijadinho ter sido mulato e filho de escrava com pai branco.
4º - Oswald de Andrade considerou a aventura uma viagem de ‘descoberta do Brasil’.
5º - Após essa viagem, esses intelectuais teriam montado um dispositivo retórico para justificar o fato de as obras de Aleijadinho não serem aquela cocada toda. Eles teriam continuado a achar as esculturas resultado de ‘irregularidade vagabunda’.
6º - O que teria mudado foram os motivos: Aleijadinho não teria criado obras estranhas porque não sabia fazer melhor, e sim porque queria.
7º- Mário de Andrade, principalmente, viu nas estátuas narigudas a expressão da suposta personalidade do artista aleijado.
Segundo ele, se as obras pareciam grosseiras diante da tradição, é porque o escultor sem mãos queria romper com os padrões antigos de beleza e ser original, aproximando-se da arte gótica.
8ª – Gilberto Freyre por sua vez sugeriu que as obras eram resultado de uma revolta contra a condição de mulato, de modo que, na escultura de Aleijadinho, as figuras de ‘brancos’ de senhores, de capitães-romanos aparecem deformadas.
A OBRA MAIS BONITA ESTARIA EM SABARÁ.
9º - Segundo Myriam Andrade Ribeiro Oliveira, mestre e doutora em arqueologia e história da arte pela Universidade Católica de Lovaína na Bélgica, teria sido precisamente na fase em que Aleijadinho foi acometido pela deformidade, que o mesmo se tornou mais produtivo.
Segundo ela, Aleijadinho é o artista de maior importância do período colonial brasileiro e também de maior qualidade.
Ela ainda afirma que Aleijadinho trabalhou em fases distintas – na juventude e na maturidade, quando esculpiu a peça que ela achava a mais bonita, que é a SANTANA DO MUSEU DO OURO DE SABARÁ. (letra garrafal por minha conta).
Finalmente a terceira fase seria a que ele ficou doente.
Ela é autora da obra O Aleijadinho e sua oficina – Catálogo das esculturas devocionais, editado em 2002 e escrito em parceria com Olinto Rodrigues dos Santos Filho e Antônio Fernando Batista dos Santos, ambos do IPHAN.
10º - Cláudio Fragata Lopes, em artigo publicado na revista ‘Galileu’ disse que “se não fosse pelo esplendor das obras deixadas nos altares, adros e fachadas das igrejas de Minas Gerais, prova incontestável de sua existência, o mestre Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido por Aleijadinho, poderia muito bem passar por uma lenda”.
TERIA NASCIDO EM SABARÁ? Daniel de Carvalho, natural de Itabira, mas que na infância viveu algum tempo em São Domingos do Prata, onde seu pai, Antônio Serapião de Carvalho foi, em 1892, o primeiro juiz de Direito da Comarca, em seu livro (*7), cita a seguinte passagem:
“Eduardo Prado, em L’ardans le Brésil, 1899, levanta uma hipótese: a de ser o Aleijadinho Antônio José da Silva (e não Antônio Francisco Lisboa), nascido em SABARÁ em 1750, autor dos profetas no adro da Capela do Bom Jesus de Congonhas de Campos........” (letra garrafal por minha conta).
Continua Daniel de Carvalho na passagem acima transcrita:
“..O acatado sócio do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (Francisco Antônio Lopes, autor do livro ‘Terra de Ouro’), segue a opinião de Eduardo Prado, retificando o nome para Joaquim e não Antônio José da Silva....”
CONCLUSÃO.
Embora ele não assinasse as suas obras, existem inúmeros documentos atestando a sua existência e a autoria das mesmas, como já dito acima.
No artigo de Rodrigo M. F. de Andrade (*5) consta que, em 1937, um dos assistentes técnicos do IPHAN, o engenheiro Epaminondas Vieira Macedo,
“no decurso dos estudos que realizava para o tombamento sistemático das obras de arquitetura civil e religiosa no Estado de Minas Gerais, conseguiu a comprovação decisiva de que o Aleijadinho executou trabalhos para a igreja da Ordem 3ª, de N. S. do Carmo de Sabará e para a da mesma invocação em Ouro Preto.”
Continua o articulista:
“Quanto a esta igreja, o que se apurou foi um pagamento de 168$000 feito a Antonio Francisco Lisboa consignado a fls. 83 do Livro 1º de Despesa da Ordem, sob a rubrica ‘Despeza que teve o Thesoureiro desta Ordem Terceira João Antonio no anno C 1773 para o C 1774’. (...............).
Tal descoberta é corroborada, em 1940, por Zoroastro Vianna Passos, em seu livro “Em Torno da História do Sabará”, quando trouxe à baila um contrato com a Mesa administrativa da Ordem 3ª, de Nossa Senhora do Monte do Carmo, a seguir transcrito em ortografia original:
“......O milhor meio que se achou para as fazer com aquela perfeição e pureza, segundo os riscos, era ajustar o milhor mestre e officiais que a pudece exzicutar na forma dita e oniformemente asentarão o Reverendo Comissario SubPrior, e mais irmãos Mezarios, que só o Mestre Antº Franc.º Lx.ª. e seus costumados oficiais apoderião fazer com toda aboa satisfação.....”.
Não sei se o livro de Registro da Ordem Terceira de Sabará teria desaparecido como afirmou Augusto de Lima Júnior, porém, em 1940, quando escreveu o seu livro, ele foi consultado por Zoroastro Vianna Passos, como o comprova o texto acima.
Penso que o Aleijadinho foi, tenha feito as suas esculturas pessoalmente, tenha algumas realizadas por seus colaboradores, sob a sua supervisão, o maior escultor de arte barroca não somente do Brasil, mas também da América Latina.
A afirmativa acima, de que entre as suas obras, a mais bela é a Santana que se encontra no Museu do Ouro de Sabará, enche de orgulho os sabarenses.
Ademais, são de sua autoria (comprovada) outras diversas obras na igreja do Carmo em Sabará.
Bibliografia.
*1 – Rodrigo Ferreira Bretas, o Aleijadinho, 2002.
*2 - Gerald Barroso de Carval, Doenças e Mistério do Mestre Aleijadinho.
*3 - Guiomar de Grammont, Aleijadinho e o Aeroplano, Civilização Brasileira, 2008.
*4 - Germain Bazin, Aleijadinho e a Escultura Barroca do Brasil, Record, 1971.
*5 – Contribuição Para o Estudo da Obra do Aleijadinho, revista do IPHAN nº 2, ano de 1938.
*6 – Relação Chronogica do Santuário e Irmandade do Senhor Bom Jesus de Congonhas do Campo, no Estado de Minas Gerais – São Paulo – 1908.
*7 – Ensaios de Crítica e de História – Edição do autor, Rio de Janeiro – 1964.
*Edelberto Augusto Gomes Lima.
– Advogado aposentado, membro do Conselho Editorial da Editora Del Rey, ex-coordenador do Departamento Jurídico da Associação Comercial e Empresarial de Minas e da Federaminas (Federação das associações comerciais do Estado de Minas Gerais) e autor dos seguintes livros:
1 - “São Domingos do Prata: Berço e Origem”. (1ª, 2ª e 3ª edição).
2- “Revivendo a história de São Domingos do Prata”.
3 - “São Domingos do Prata: Fragmentos de sua história”.
4- “Recontando a história de São Domingos do Prata”
5- “Dr. Gomes Lima. Um dos grandes vultos da história de São Domingos do Prata”.
6- “Notas biográficas de Manoel Martins Gomes Lima, Janua Coeli de Lellis Ferreira e Dr. Edelberto de Lellis Ferreira - Três pratianos da gema”.
7- “Quatro prefeitos de São Domingos do Prata da primeira metade do século XX”.
8- “Notas sobre alguns prefeitos e eleições em São Domingos do Prata de 1890 a 1947”.
9 – “São Domingos do Prata no período imperial.”
10 -“Sabará na imprensa do império”.
11 - “Sabará: Fragmentos de sua história no período imperial”. (2ª edição atualizada).
12 - Livro digital “São Domingos do Prata: Centro irradiador de mineiridade”, contendo os livros de n.º 1 – 2 – 4 – 5 – 6 e 8 acima.
13. “Genealogia de alguns ascendentes e descendentes...........”
NOTAS: Alguns dos livros acima, inclusive os sobre Sabará, poderão ser encontrados, entre outras, no acervo da biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, nas bibliotecas da Faculdade de Sabará, na municipal de Sabará e na de três Escolas de São Domingos do Prata, além da Casa de Cultura Chiquito de Morais.
O livro sobre Sabará poderá ser encontrado na biblioteca de diversas escolas de Sabará, sejam as da rede municipal, como a da estadual.

Dr. Edelberto Augusto Gomes Lima

Wednesday, September 02, 2020

CASAMENTO GUILHERME E JULIANA




 

REGRAS DO FUTEBOL DE CAMPINHO

(1) Os dois melhores não podem estar no mesmo lado. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.
(2) Ser escolhido por último é uma grande humilhação.
(3) Um time joga sem camisa.
(4) O pior de cada time vira goleiro, a não ser que tenha alguém que goste de Catar.
(5) Se ninguém aceita ser goleiro, adota-se um rodízio: cada um cata até sofrer um gol.
(6) Quando tem um pênalti, sai o goleiro ruim e entra um bom só pra tentar pegar a cobrança.
(7) Os piores de cada lado ficam na zaga.
(8) O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador.
(9) Não tem juiz.
(10) As faltas são marcadas no grito: se vc foi atingido, grite como se tivesse quebrado uma perna e conseguirás a falta.
(11) Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite "nossa" e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica a "escanteio").
(12) Lesões como destroncar o dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais.
(13) Quem chuta a bola pra longe tem que buscar.
(14) Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, no tapa.
(15) A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa.
(16) Mesmo que esteja 15 x 0, a partida acaba com "quem faz, ganha".
Lembrou tua infância , então tu foi uma criança normal ...

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Monday, August 31, 2020

Marcio Antônio Domingues para Breno José Guimarães

A seleção de futebol do céu dirigida pelo técnico Santos Bonfá e tendo como auxiliares Agostinho Santiago e Mario Felipe, dirigiram-se a Jesus (presidente da seleção) e disseram: Jesus  nossa seleção está precisando de um goleiro.

Concordo!! Disse Jesus. Mas esse tem que ser um pai de família que tenha os seguintes atributos:

1- crer em Deus

2- ser honesto e ter um caráter ilibado

3- amar a família

4- amar os amigos

5-amar a terra onde nasceu(S. D. do  Prata)

6- amar seu time de futebol (NAÇA)

Apresentado e aceito os requisitos , Breno foi o escolhido por Jesus.

Feito os trâmites legais, na madrugada do dia 24.08.2020 Breno partiu para se integrar a seleção do céu. Recebido com pompas por Jesus ,parentes e amigos. Nessa seleção ele usará suas majestosas pontes quando goleiro do Estrela Vermelha e do Nacional para fazer um elo com Deus ,  para sua permanência perpétua no Reino dos Céus.

Esteja feliz , grande amigo , irmão, nesta nova morada. 

Aqui saudoso, relembrando nossos bons momentos.

Esteja com Deus.

Descanse em paz. No trio você será insubstituível. E sempre estará ao nosso lado

Breno, Marcinho e Silvestre 

Até lá.!!!!!!!!!

Ilma , Giovani, Gilmara , Éder e filhos, Rosângela , Laércio e filhos, Virginia e filhos, Luluda e demais parentes , que Deus lhes  proporcione o conforto por tão significante perda.



Friday, August 28, 2020

AH AS PALAVRAS !

 Palavras são armas. Podem cortar tanto como uma faca, mas podem ser instrumentos de cura e prazer, podem ser usadas para acalmar alguém, para prosseguir com um diálogo e para negociar. Portanto é necessário evitar palavras abusivas e pavimentar um caminho de negociações frutíferas.

Monday, August 24, 2020

AO BRENÃO AI GENTE! NOSSA SAUDADE ETERNA.

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MENSAGEM DE GIOVANI VIEIRA GUIMARÃES

    O LUTO é imenso, mas a fé é Maior!!!Hoje o meu pai querido partiu para a Patria Maior! Mas nos deixou nas lembranças o exemplo do trabalho digno e honesto, a honradez, a justiça e a verdade!

    Um pai, esposo, amigo e avô exemplar maravilhoso! Que fez de seu exemplo em vida a sua maior herança para a família!!!

   
    Pai, no Céu iluminado em que você se encontra agora fique certo que você estará para sempre em nossas melhores lembranças e sentimentos!

    Te Amo, meu querido! Um dia nos reencontraremos!!!

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SÓ PARA LEMBRAR...

    Só pra lembrar que a Mãe vem antes da namorada (o), da esposa (o) então antes de cuidar dos outros, cuida primeiro daquela que te gerou e deu a vida. Porque quando te virarem as costas, a sua Mãe é a única que você pode contar . Então enquanto tem, Valorize!

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Tuesday, August 18, 2020

PENSÃO POR MORTE APÓS A REFORMA!


A Reforma da Previdência alterou a questão de cotas do benefício, e com isso, o valor final será muito inferior caso o óbito acontecer após 13/11/2019.

Para quem faleceu antes de 13/11/2019

É a forma de cálculo mais benéfica para os pensionistas. O valor do benefícios vai ser:

- 100% do valor que o finado recebia de aposentadoria ou:

- 100% do valor que ele teria direito caso fosse aposentado por invalidez na data do óbito;

Os dependentes receberão o valor integral do benefício e a cota extinta é revertida para os outros dependentes.

Para quem faleceu a partir de 13/11/2019

Tanto no INSS como no âmbito federal, a cota familiar será de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo segurado ou daquela que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito.

E será acrescido a cota de 10% por dependente até o máximo de 100% da média do benefício de aposentadoria.

Friday, August 14, 2020

QUESTIONÁRIO:

 

Questionário: Você é suficientemente eficiente?

 

1.   Você fala de suas conquistas para impressionar as pessoas?

SIM

NÃO

2.   Você tem dificuldade em dizer não?

SIM

NÃO

3.   Você sente que seu parceiro não o compreende?

SIM

NÃO

4.   Você facilmente é afetado pelo mau humor ou depressão dos outros?

SIM

NÃO

5.   Você acha difícil ficar sozinho sem sentir culpa?

SIM

NÃO

6.   Você tem dificuldade em se afastar de pessoas que ache chatas e desagradáveis?

SIM

NÃO

7.   Você tende a se justificar sempre?

SIM

NÃO

 

Resultados:

Cada SIM representa um aspecto de seu comportamento que deve ser trabalhado. Se você não modificá-los continuará sendo uma presa fácil para as pessoas difíceis. Para elas você é a vítima perfeita: consideram-no fraco, o que o deixa irritado rapidamente!

 


O PASSADO ESTÁ SUPERADO

Não se agarre ao passado nem a lembrança tristes. Deixe a ferida cicatrizam não remexa nela, isso seria revolver sofrimentos antigos.

O passado passou, não fique olhando pelo retrovisor. Abra-se para uma vida nova.


N
ão se agarre ao passado, nem a lembranças tristes. Deixe a ferida 

cicatrizar, não remexa nela, isto seria revolver sofrimentos antigos.

O passado passou, não fique olhando pelo retrovisor. Abra-se para uma vida nova, caminhe para frente, faça como o sol que se ergue a cada dia, sem se lembrar da noite que passou.

FAMÍLIA

Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais. Família de sangue e família de coração.

A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida.


      A família é feita de laços para durar. Não importa se é família de sangue ou de coração. O importante é que exista amor. As famílias de verdade são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem do outro, que se sacrificam reciprocamente sem pedir nada em troca, que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, e que oferecem os ombros como suporte para a dor e para o choro."

    A família é tudo! Sempre achei isso, mesmo nos momentos em que nos distanciamos. 

        Mas, hoje, tenho a certeza plena de que ela é o que temos de mais importante em nossas vidas. É com ela que dividimos, somamos, multiplicamos e até diminuímos. É ela a base de nosso caráter, da nossa educação, do nosso respeito, da admiração, do exemplo, da cumplicidade e do amor. Sem ela, somos ocos, vazios, perdidos em meio a um mundo sem princípios, onde o materialismo dita as regras. Ter exemplos é fundamental para nosso crescimento pessoal e espiritual, e posso dizer, com toda convicção do mundo, que tenho exemplos maravilhosos!!! E as palavras de ordem são: amor, união e fé!!!!

URGENTE


É O QUE DEVERIA TER SIDO PROVIDENCIADO ONTEM.

Tuesday, August 11, 2020

DIVÓRCIO - MUDANÇA DE CONCEITO

O fim de uma convivência como casal não é o fim da família. Pais continuam pais, condição que o amor faz persistir. Conflitos são para ser dirimidos e não para serem objeto de conflitos eternos. As partes do divórcio tem que manter o respeito um pelo outro e a comunicação não deve ser interrompida. Se há reclamações entre as partes, há também muito a agradecer um ao outro pelo período em que estiveram juntos e se apoiaram.


Temos a cultura de que um ex sempre torce para que o outro se "lasque", como se a infelicidade alheia fosse garantia do bem estar de alguém.


Por qual razão, nós, pais, também não podemos evitar de envergonhar os filhos?


Sempre consideramos a gratidão e o perdão, sem guardar rancor ou ressentimento de alguém, mesmo porque nós temos a mania de achar que o outro é sempre "o culpado", sem analisar também os seus próprios equívocos. Não existe necessidade de procurar o "culpado" no fim de um relacionamento, existe a necessidade de entender que todos temos nossas particularidades.


A continuidade do vínculo familiar é algo que não se desfaz, mesmo porque não existe ex-pai ou ex-mãe.


Já era hora de mudarmos o conceito de que o divórcio pressupõe inimizade, ao contrário, por causa dele os pais devem até estar mais atentos aos filhos. Filho é filho, não importa que idade tenha. Outro dia, o meu filho nos disse que muita coisa ele deixou de fazer entre os 13 e os 17 anos porque tinha medo de envergonhar-nos como pais. Achei muito bom ouvir isso, Ele não pensou apenas nele, pensou em nós também.


É preciso que tenhamos mais maturidade para lidarmos com estas situações e entender que nossas atitudes são de nosso exclusivo domínio e responsabilidade.


Então que se viva o perdão e se mantenha a família como célula mater de nossa sociedade.

Monday, August 10, 2020

MÁS NOTÍCIAS

    Fome, guerra, epidemias, assassinatos, desastres naturais.

   

    Evite dar muita atenção aos jornais e às reportagens de TV sobre catástrofes, o exagero é usado para vender o peixe. Tem hora que quanto menos informado estiver, menor será a dose de negatividade que absorverá. 


    O humor ressuscita o espírito na adversidade. Rir não é sinal de loucura ou cinismo, portanto distancie-se de pessoas rabugentas. Assista filmes divertidos e leia livros engraçados. 

PETRÔNIO E ROBERTA DIAS DOS PAIS 2020

 

Thursday, August 06, 2020

PORTUGUÊS NÃO É PARA AMADOR


Um poeta escreveu: 
"Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar". 
Às vezes, não acentuar parece mesmo a solução.
Eu, por exemplo, prefiro a carne ao carnê. 
Assim como, obviamente, prefiro o coco ao cocô. 
No entanto, nem sempre a ausência do acento é favorável... 
Pense no cágado, por exemplo, o ser vivo mais afetado quando alguém pensa que o acento é mera decoração. 
E há outros casos, claro!
Eu não me medico, eu vou ao médico. 
Quem baba não é a babá. 
Você precisa ir à secretaria para falar com a secretária. 
Será que a romã é de Roma? 
Seus pais vêm do mesmo país? 
A diferença na palavra é um acento; assento não tem acento.
Assento é embaixo, acento é em cima.
Embaixo é junto e em cima separado.
Seria maio o mês mais apropriado para colocar um maiô? 
Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá? 
O que tem a pele do Pelé?
O que há em comum entre o camelo e o camelô? 
O que será que a fábrica fabrica? 
E tudo que se musica vira música?
Será melhor lidar com as adversidades da conjunção ”mas” ou com as más pessoas?
Será que tudo que eu valido se torna válido?
E entre o amem e o amém, que tal os dois?
Na sexta comprei uma cesta logo após a sesta.
É a primeira vez que tu não o vês.
Vão tachar de ladrão se taxar muito alto a taxa da tacha.
Asso um cervo na panela de aço que será servido pelo servo.
Vão cassar o direito de casar de dois pais no meu país.
Por tanto nevoeiro, portanto, a cerração impediu a serração. 
Para começar o concerto tiveram que fazer um conserto.
Ao empossar, permitiu-se à esposa empoçar o palanque de lágrimas.
Uma mulher vivida é sempre mais vívida, profetiza a profetisa.
Calça, você bota; bota, você calça.
Oxítona é proparoxítona.
Na dúvida, com um pouquinho de contexto, garanto que o público entenda aquilo que publico. 
E paro por aqui, pois esta lista já está longa.
Realmente, português não é para amador!

Se você foi capaz de ENTENDER TUDO, parabéns!! Seu português está muito bom!
(Desconheço autoria)

Excelente texto para trabalhar a importância da acentuação, parônimos e homônimos. 

BEBIDA - RABO DE GALO


drink Rabo de Galo, assim como a Caipirinha, é um patrimônio cultural do Brasil. Seu inicio se deu em 1954, com a chegada de uma indústria italiana de bebidas especializada em Vermute que queria atender os anseios alcoólicos do povo que residia no país. Com isto, foi feito uma pesquisa de mercado e concluíram que a bebida mais apreciada era a cachaça. Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole.

 No início, a bebida era para ser chamada de Cocktail, mas a ideia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês cock tail, que, em português, recebeu a denominação de "  Rabo de Galo ".

Pois bem, aí vem o atleticano de Portimão, o amigo Vanderley Gomes Lima, meu ex-aluno, um brincalhão inveterado, bem humorado e conta que há muitos anos uma irmã ou prima dele foi trabalhar no Bar Semião, nossa antiga rodoviária, onde parava ônibus toda hora e o movimento era grande. A moça, claro,  não conhecia estes termos usados para dar nomes a certas misturas de bebidas e foi atender um senhor :

_ Moça, por favor, me vê aí um "rabo de galo" !

A nova atendente não sabia o que era e assim respondeu:

 _ Senhor, não temos, só tem coxa e contra coxa.


Para dizer a verdade eu também não conhecia este termo para designar uma bebida.




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Wednesday, August 05, 2020

É FUNÇÃO DO VEREADOR

  • Fiscalizar o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais.
  • Propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las.
  • Votar projetos de leis enviados pelo prefeito.
  • Organizar os serviços da Câmara Municipal
  • Representar os anseios populares para o bem comum.

Monday, August 03, 2020

LIGAÇÃO ASFÁLTICA SÃO DOMINGOS DO PRATA BR/262


ILHÉUS DO PRATA


A História de Ilhéus do Prata, contada por Luiz Prisco de Braga, no livro História do município de São Domingos do Prata editado em 1946.

"HISTÓRIA DE ILHÉUS DO PRATA: Antônio de Oliveira veio com Costa Leite, do Rio para Minas, a fim de explorarem a rica zona do Rio Doce, especialmente no tocante às fibras descobertas por este último, fazendo plantação do respectivo cipó, em escala tal que lhes produzissem lucro remunerador. Infelizmente, pouco durou a tentativa, porque Costa Leite, a fim de obter numerário para custeio da empresa, dirigiu-se ao Rio de Janeiro, levando boa quantidade do produto (fibras) para o mercado daquela cidade. Falecendo este em caminho, desaparecendo a sociedade em apreço. Oliveira então tratou de pesquisar outros negócios. Cidadão de vistas largas, idealizou a criação de um distrito administrativo em Ilhéus ou em represália a Vargem Alegre, ou ainda, por outra razão que só ele enxergava, o certo é que enfrentou o empreendimento e rumou para Ouro Preto, então Capital do Estado.

Político nato; portanto com ou sem carta de apresentação dos políticos locais, dirigiu-se a Ouro Preto e, pessoalmente, apresentou-se ao governador e com diplomacia que lhe era peculiar, obteve a criação do distrito desejado, em 1891, com divisas demarcadas, desmembrando-se o respectivo território do distrito de Vargem Alegre. As autoridades e funcionários, comentavam os filhos de Candinha, só figuravam em nome, pois, só ele exercia todas as funções: professor, de fato o era, sub-delegado da polícia, juiz de paz, escrivão e tabelião de notas, presidente e membros do conselho distrital, agente e estafeta do correio, etc.

Digam, entretanto o que quiserem, mas o que não se pode negar é que foi ele grande patriota, trabalhador sempre para o bem da coletividade, tendo sido um dos braços fortes do município, politicamente falando. Oliveira foi um herói que merece o título de benemérito do município. Se alguma coisa praticou que mereça censura, o fez como abalizado político, sempre ao lado da situação que sobremodo o justifica."

SÃO DOMINGOS DO PRATA - 130 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR