O MUNDO MUDOU
A nossa visão de mundo está quase sempre limitada ao ambiente em que vivemos.
Impossível antigamente conceber que os pais deviam incentivar os filhos a terem contato com outras religiões, da mesma forma que deveriam estudar outras línguas.
Hoje em dia fala-se que os pais devem ser amigos dos filhos, desde que os pais não se esqueçam da obrigação de corrigir; e como amigos, não abusem do ato de consentir.
Fazer com que os colegas de seus filhos frequentem sua casa é positivo, pois assim você conhece o ambiente deles.
O equilíbrio, ah o equilíbrio! ... é a dosagem que deve cuidadosamente medida, pois é impossível exigir dos filhos que eles sejam excelentes em tudo; já não exigir nada, pode parecer desinteresse total.
Neste mundo globalizado e multicultural aprender a ouvir é um diferencial. Mostrar a eles a necessidade de valorizar o conhecimento e não apenas querer ter "sucesso". Participar de atividades várias é interessante, futebol, judô, academia, balé é um bom modo de selecionar amizades.
Fala-se muito atualmente na educação financeira, uma tentativa de habilitá-los para a administração da própria vida; até mesmo gerenciando a sua própria mesada.
Confesso-me às vezes mais crítico e repreendedor, mas agora, pelo menos, já sei que ajudar os filhos a desenvolverem as qualidades que possuem é o correto.
Em fatos da vida cotidiana, cabe-nos, quando der um problema, provocar neles a busca pela solução, com criatividade.
No tocante ao item trabalho, precisamos nos reeducar, parar de dizer que "trabalhamos porque precisamos", e passar a dizer "vou trabalhar porque gosto".
Quanto ao item carinho, esbanje, não faça economia; saiba temperar o "mimo" e o "sufoco".
Interessante que quase todas as diversões de finais de semana estão ligadas à bebida. Que tal piquenique em turma, pedalar, ler um livro, cinema?
A mídia pela propaganda e publicidade o tempo todo quer nos ensinar a gastar. Sobra para os pais a missão de ensinar a poupar.
Algo que o mundo moderno tem tornado quase impossível é reunir a família à mesa, mas, quando for possível, aproveitem.
Quanto à vida diária, não há nada melhor do que incentivar a atividade esportiva, a caminhada ou qualquer outra coisa. Andar a pé faz bem e dar um passeio com o cachorro pelo quarteirão também.
Algo muito discutido hoje é a questão da partilha de tarefas domésticas, pois com isto estimula-se a cooperação, a gentileza e o bom relacionamento.
Finalmente, o planeta hoje exige uma preocupação futura, usar o produto até o fim, consertar, reaproveitar são práticas inerentes à sustentabilidade.