Friday, November 02, 2012

CASOS & CAUSOS

BODE RESPIRATÓRIO

             Por alguns  anos meu pai, trabalhou como Inspetor de Alunos no Ginásio Estadual Marques Afonso. Ele, Catedral, Sô Durães, Mauri Mairinky, Didinho de Neco na área disciplinar masculina.
        
             Pois bem, contou-me meu pai que de certa feita alguns alunos haviam feito uma bagunça na escola, e a direção estava empenhada em esclarecer os fatos. Vários pais foram chamados à escola na fase preliminar de inquiriçao de alunos e de quem era testemunha.

             O Pe. José Martins Teixeira, diretor do educandário época, como se sabe, jogava sério e pesado quando o assunto fosse disciplina.

              O pai de um dos alunos na lista inquisitória,  o  Sô Geraldo Custódio,  era um senhor mais simples, bem humilde, morava na zona rural, e era daquelas pessoas que mantinha rígida educação em casa com os filhos. Então, ele, antecipou-se ao depoimento na diretoria do colégio e procurou meu pai, de quem era amigo e freguês na barbearia. Disse ele a meu pai :

               - " Sô Nô, sabe que tô atravessando uma " frase"  difícil, tô sendo chamado na escola por causa de meu filho, questão de comportamento. Chamei minha dona, conversamos com o menino, ele nega que tenha participado de qualquer bagunça.Agorá tô na " duda"  porque ele nunca me desfeitiou em nada, nunca me deu trabalho, e tá jurando de pé junto que é inocente".

               Meu pai ouviu, pensou, examinou a sua posição de funcionário da escola e antes de falar qualquer coisa, ouviu a seguinte conclusão do Sô Geraldo :

                -" Tô desconfiado que meu filho tá servindo é de "bode respiratório"  nesse negócio todo !...