O Trio Atacante
Segundo meu pai, no início da década de 40, o trio atacante do Atlético Pratiano era Pedro Paulista, Modestino e Luizito. Eles se entendiam muito bem em campo, cada um com sua virtude: rapidez, chute forte e ginga de corpo.
Pois bem, anos mais tarde, lembro-me de um bar que havia em frente ao Posto dos Irmãos Fernandes; acho que "Bar do Pernambuco", num imóvel que era do Didi Cunha. Ao final das tardes, Luizito chegava do seu "Sítio Retiro", de charrete ou até a pé, Modestino encerrava seu expediente como fiscal da Prefeitura às 5h e também a colher de pedreiro do meu tio-avô Pedro Paulista parava de dar aquela tradicional pancadinha sobre o tijolo quando do seu assentamento.
Eles se encontravam quase que diariamente, para, juntos, relembrarem os tempos idos e vividos e tomarem uma pinguinha no tal "Bar do Pernambuco". O cerimonial era interessante, cada um deles tinha uma palavra que sempre a pronunciavam, seja no cumprimento, seja no início de uma frase, era um bordão oficial que cada membro do triunvirato possuía:
_ O Modestino dizia: "Oh Mestre !"
_ O Luizito acrescentava: "Problema !"
_ E o Pedro Paulista arrematava: "Palhaçada !"
Estava dada a senha para o Pernambuco servir a primeira rodada da "branquinha".