Friday, November 16, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

TIMÓTEO PERTENCEU ORIGINALMENTE A SÃO DOMINGOS DO PRATA - (EXTRAIDO DA INTERNET)

Formação administrativa e desenvolvimento urbano

Com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas começaram a chegar os primeiros habitantes de Timóteo e da atual Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro fixaram-se na região, além dos operários, viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil, que tentavam a sorte.

Em 1922, após ser instalado o distrito de São José do Grama, pertencente a São Domingos do Prata, uma das providências tomadas por Edelberto de Lelles Ferreira (agente executivo do município) foi a criação de uma escola primária municipal no povoado sob a direção de Maria Quintão de Miranda, que exerceu o cargo por pouco tempo, sendo substituída por Maria Chaves, que alfabetizou várias gerações de timotenses. Em 1932 o arraial de São Sebastião do Alegre, já conhecido por Timóteo, foi elevado a distrito e, em 1º de novembro de 1938, desmembrou-se do município de São Domingos do Prata, anexando-se a Antônio Dias como distrito autônomo, cuja instalação realizou-se em 1º de janeiro de 1939. Foi nomeado Joaquim Ferreira de Souza como seu primeiro juiz de paz, que em 24 de junho do mesmo ano deu posse a José Moreira de Castro como escrivão de paz e notas interino.

Após isso, já na década de 1940, o distrito sofreu um surto de desenvolvimento impulsionado pela implantação da empresa ACESITA (atual ArcelorMittal Timóteo). Isto levou, em 1947, a uma tentativa frustrada de emancipação. Como lado negativo desta industrialização, teve-se a destruição da vasta mata atlântica da região e a sua substituição intensiva por plantações de eucalipto para produção de carvão vegetal. Naquela época a usina se tornara uma empresa-mãe, responsável pelos empregos, moradia e saúde de todo o município. A ArcelorMittal, juntamente com a Usiminas, localizada em Ipatinga e fundada em 1962, foi responsável pelo crescimento demográfico e pelo desenvolvimento da atual Região Metropolitana do Vale do Aço, que na época era apenas território de Coronel Fabriciano.

Em 27 de dezembro de 1948, pela Lei estadual n.º 336, Timóteo deixou de ser distrito de Antônio Dias, passando a pertencer a Coronel Fabriciano, emancipado nesse mesmo dia. Mais tarde foi elevado à categoria de município com a denominação de Timóteo pela Lei estadual n.º 2764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se de Coronel Fabriciano e constituindo-se apenas na Sede da cidade. Em 29 de abril de 1964 ocorreu oficialmente a emancipação de Timóteo juntamente com a de Ipatinga sendo decretada por José de Magalhães Pinto e tendo como seu primeiro prefeito José Antônio de Araújo. Em 3 de novembro de 1965 foram eleitos os primeiros vereadores da cidade: Geraldo Gonçalves Leal, Welington Martins Ferreira, José dos Santos, Wilson Teixeira Faria, Manoel de Assis Bowen, José Ubaldino Fernandes, Hamilton Antônio Araújo, Maurício Ferreira, Aristides José de Magalhães, Alverino Gomes Ferreira e José de Assis Araújo.

("Por força do Decreto-lei estadual n.º1058, de 31 de dezembro de 1940 o povoado de São Sebastião do Alegre, já conhecido como povoado de Timóteo, é elevado a Distrito, desmembrando-se de São Domingos do Prata e passando a pertencer a Antônio Dias, com o nome de Timóteo. A instalação do distrito ocorreu a 1º de janeiro de 1941, sendo empossado seu primeiro Juiz de Paz o Sr. Joaquim Ferreira de Souza que, a 24 de junho do mesmo ano, deu posse no cargo de Escrivão de Paz e Notas Interino o Sr. José Moreira de Castro (José de Pio).").