Saturday, February 28, 2015

PESCADOR DE ILUSÕES


Se meus joelhos não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé
Se por algum segundo eu observar
Só observar...
A isca e o anzol, a isca e o anzol
E ainda assim estarei
Pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, que curioso
O mar escuro trará o medo
Lado á lado com os corais
Mais coloridos...
Valeu a pena eh, eh 2x
Sou pescador de ilusões
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro
Sem final, sem final
Sem final, sem final, final...

Friday, February 27, 2015

SÃO DOMINGOS DO PRATA MG

BRASÃO de nossa terra = = = medalhão redondo com um círio gotejante no centro (Fé de São Domingos ) == = uma montanha verde (riqueza vegetal do município) = = = dois cesto com frutas (produção hortigranjeira) e a vaca de prata (símbolo da pecuária) = = = um rio de prata na base == = duas figuras em pé, com roupas típicas dos bandeirantes, são os dois irmãos Tenente DOMINGOS MARQUES AFONSO e Tenente JOSÉ MARQUES VILAS, os primeiros donatários de sesmarias por essa terras = na faixa vermelha na base: 1768 (bênção da Capela primitiva, região então pertencente à Paróquia de Rio Piracicaba ) e 1890 (emancipação política do município) até então pertencente ao município de Santa Bárbara).

Thursday, February 26, 2015

DEIXE A SEUS FILHOS A HERANÇA VERDADEIRA



"... Quase sempre, os que aprenderam a suportar a pobreza é que sabem administrar, com mais proprie­dade, os recursos materiais.

Por esta razão, um tesouro amontoado para quem não trabalhou em sua posse é, muitas vezes, causa de crime, separatividade e perturbação.

Pais trabalhadores e honestos formarão nos
fi­lhos a mentalidade do esforço próprio e da coope­ração afetiva, ao passo que os progenitores egoístas e descuidados favorecerão nos descendentes a inu­tilidade e a preguiça ..." (Emmanuel/Chico Xavier )

As pessoas mais produtivas, maduras e úteis à sociedade, tiveram a personalidade forjada nas dificuldades, no treinamento da superação de obstáculos, na conquista pelo esforço próprio, nos estudos. Eis a maior herança que podemos deixar aos filhos.

NORMAS INTERNAS NO TRABALHO

1 - Cumprimentar ao chegar e ao sair em tom agradável e atencioso.
2 - Evite falar (em excesso), inclusive de seus problemas pessoais. Vida no trabalho e vida privada são distintas.
3 - Seja polido e cordial.
4 - Seja pontual, atencioso, cordial.
5 - Vista-se com discreta elegância. Desleixo nunca.
6 - Evite reclamar por tudo e por nada, e nem seja mal-humorado.
7 - Evite dar conselho sem que seja solicitado.
8 - O espírito de coleguismo deve estar sempre vivo.
9 - Seja cortês na presença das pessoas e ao telefone.
10 - Respeite a confidencialidade da empresa.

ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL

* Você está satisfeito com a sua profissão ou ocupação atual?

* Se tivesse oportunidade, trocaria de profissão ou ocupação? O que gostaria de fazer? Por quê?

* Você está satisfeito com seu cargo e seu salário? O que incomoda?

NA VIDA

Há segundos que se estendem pela eternidade como um oceano no tempo vigiando estrelas cadentes e folhas amarelas enfileiradas pela rua da minha mente. Por isso evito ficar com raiva,  com tanta beleza que há no mundo. Por vezes, parece que estou vendo tudo de uma vez só, e é demais, a ponto de preencher meu coração e passar por mim como uma chuva de verão, fazendo-me sentir apenas gratidão por cada momento desta vida.

Aposto que você não tem idéia do que estou falando, mas não se preocupe, você vai entender um dia.

FILOSOFANDO

COMO VOCÊ ESTÁ?

Faz muito tempo que alguém não me pergunta isto! Mas estou ótimo.

FILOSOFANDO

Existem pessoas que não conseguem ser comuns por mais que tentem, mesmo porque acham que não há nada pior.

Wednesday, February 25, 2015

A EXPERIENCIA NOS ENSINA QUE...


A culpa arrasa qualquer pessoa. As cobranças internas judiam do ser humano. Olhe para dentro de si e perceberá claramente o que não quer para si. Ataques pessoais ou silenciosos contaminam a relação entre pais, filhos, irmãos, sobrinhos. Não alimente a ansiedade e o estresse como se a vida fosse apenas aquele momento, desconhecendo que a vida tem o antes, o durante e o depois

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DIREITO

* Viver honestamente;
* Não prejudicar ninguém;
* Dar a cada um o que lhe é devido.

Tuesday, February 24, 2015

À NOSSA FAMÍLIA

Deus não nos prometeu uma vida perfeita. Está guardando isto para uma vida no céu. Enquanto estivermos aqui na terra, temos que nos esforçar. Pode ser no trabalho, pode ser na igreja, pode ser na comunidade, pode ser no casamento; mas o que é melhor é que Ele nos deus duas armas para nos ajudar : Esperança e Amor. Esperança é o que é uma oração, e Amor - Amar é dar, pura e simplesmente. Mas no amor também o perdão existe, e o perdão pertence a todos nós, é um direito,como o de se alimentar, o de respirar, ou mesmo o de se apaixonar. As vezes não damos valor ao amor; aqueles que nos são mais próximos, mais queridos, esses são os que esquecemos, mas o milagre é que quando estamos amando alguém, estamos amando a Deus. Olhem com admiração para as pessoas amadas, pois elas são o ' rosto de Deus ' E quando o caminho se tornar sombrio e a estrada tortuosa, deixemos que Deus nos mostre o caminho, Ele nos dará coragem e nos tornará íntegros, abençoados com a esperança e o amor, sabendo que sempre podemos fazer a diferença, ajudando os jovens, os solitários e os mais necessitados. Portanto vamos recomeçar nossa vida juntando as mãos e louvando ao Senhor.

A fé é como o ar, você não pode vê-lo, mas pode respirá-lo. AMEM

A GRANDE DIFERENÇA

  A grande diferença entre ser bobo e ser gentil! O bobo reage, resiste, endurece, revida, perde a razão e quebra. O gentil agarra-se aos seus valores, às suas raízes, flexiona, espera e depois, na hora certa, faz valer os seus direitos e transforma em vitória o que parecia rendição.

DIFERENÇA

  A grande diferença entre ser bobo e ser gentil! O bobo reage, resiste, endurece, revida, perde a razão e quebra. O gentil agarra-se aos seus valores, às suas raízes, flexiona, espera e depois, na hora certa, faz valer os seus direitos e transforma em vitória o que parecia rendição.

Sunday, February 22, 2015

VERDADE

Pais são insubstituíveis

O EU EXIGENTE

Por mais cruel que alguém possa ser comigo, ainda não se igualará a cobrança da minha própria consciência.

Friday, February 20, 2015

SER GENTIL NÃO É SER BOBO!

    Há quem imagine que ser gentil é fazer papel de bobo, é dizer sempre "sim" aos que solicitam sua ajuda ou contribuição, independente de suas próprias vontades ou necessidades. Começa-se  a imaginar que ser gentil não combina com a expressão de sua indignação diante de alguma injustiça. Enfim, tem gente que acha que ser gentil é aceitar comodamente tudo o que acontece ao seu redor. Não! Gentileza não se trata disso, definitivamente! Quem não sabe dizer "não", nem mostrar seus limites ou lutar por aquilo que deseja, não está sendo gentil, mas sim permissivo, covarde, fraco. Não é de passividade ou permissividade que estou falando! Não é de covardia ou fraqueza! É de atitudes pacíficas, de ações firmes e pontuais, mas suaves. É de saber colocar limites, saber dizer "não" e até de reivindicar seus direitos e fazer revoluções nobres, mas sem ter que gritar, ofender, humilhar ou agredir; sem precisar usar de violência ou submissão. É, sobretudo, de flexibilidade e de sabedoria que se trata a gentileza. O lema pode ser entendido tal qual o verso da música Minha Alma, de Marcelo Yuka, do grupo Rappa: "Paz sem voz não é paz, é medo!" Isto é, que você viva pela paz, mas jamais sem voz! Coloque-se toda vez que acreditar estar correto, mas coloque-se com gentileza!

   Por outro lado, você poderia se perguntar o que fazer quando uma pessoa nos insulta, ofende, fere nossa honra ou reputação ou nos causa danos morais; ou seja, como agir quando alguém interfere deliberada e negativamente sobre nossos propósitos? Sim, porque, por mais que estejamos totalmente dispostos a ser tolerantes e gentis, certamente nos questionaremos: até quando? Pois será exatamente este o momento de compreender a medida da gentileza. Para começar, podemos refletir sobre o que escreveu Leo Rosten, escritor americano: "Os fracos é que são cruéis. Só se pode esperar a brandura dos fortes". Mas, de novo, devo reforçar: não se trata de não reagir, de não se colocar, de não mostrar o quanto você está cansado da falta de ética ou de caráter de algumas pessoas, ou do absurdo de algumas situações, mas sim de fazer isso sem precisar usar de violência e crueldade.

   Conseguir manter-se seguro e equilibrado diante do caos é, certamente, demonstração de força e de superioridade. É indiscutível que a crueldade nada tem a ver com alguém que deseja levantar a bandeira da paz. Mas sei o quanto isso exige de maturidade, consciência, treino diário e muita, muita prática.

   Pouquíssimas são as pessoas que têm a habilidade de se manter lúcidas diante de um insulto, uma humilhação ou uma agressão, seja verbal, seja física. Mas entre uma reação impulsiva e irracional - ainda que seja na mesma medida da ação que a provocou - e uma reação absolutamente evoluída, como a que pregou Jesus Cristo, segundo o evangelho de São Lucas, ao dizer " Se alguém lhe bater numa face , ofereça-lhe também a outra", existem muitas possibilidades.

   Talvez hoje, neste momento em que se decide a ser mais gentil, você ainda não consiga se manter firme diante de uma provocação , mas certamente pode começar a treinar para conquistar, aos poucos, uma nova consciência, uma nova maneira, muito mais produtiva, criativa e verdadeiramente corajosa de viver a sua vida!

   E nem estou falando de treinos intensivos, a fim de promover feitos históricos, revoluções em nível nacional ou qualquer coisa que valha. Estou falando de treino leve, de pequeníssimas mudanças em sua rotina. Algo como simplesmente não revidar uma provocação no trânsito e já terá feito valer a pena esse dia. Ou, se preferir basta ter um pouquinho mais de tolerância com as manias de seu marido ou de sua esposa, ou talvez uma disponibilidade maior para as manhas de seu filho, tentando conversar em vez de dar uma bronca ou um grito. Não sei... é você que, no dia a dia, sabe onde mais pega, onde é mais difícil ser gentil. É aí que o treino começa, porque, embora pareça bastante razoável nos indignarmos e reagirmos perante uma afronta ou, principalmente, de uma injustiça sofrida, pense bem: Quais têm sido os benefícios de seus revides? Quanto você realmente tem lucrado quando se rebela e agride seu agressor? A situação melhora? Fica mais fácil chegar à solução do problema? Os dois ficam satisfeitos? Posso apostar que não!

   Portanto, ainda que seja de fato um direito seu não aceitar que seus direitos sejam transgredidos e suas razões ignoradas, lembre-se do Satyagraha, o princípio de não agressão, uma forma não violenta de protesto, que não deve, em hipótese alguma, ser confundida com uma adesão à passividade. E, sendo assim, muito mais eficiente e certeiro do que ficarmos nos questionando sobre até quando devemos ser gentis, creio que seja, antes de mais nada, mudarmos a pergunta para "de que maneira podemos agir com gentileza numa situação em que nos sentimos afrontados, injustiçados ou humilhados? Ou seja, por mais que alguém nos trate de modo grosseiro, impaciente e indelicado (com exceção às ocasiões em que ocorrer agressão física, quando será necessário fugirmos ou, em último caso,  lutarmos para nos defender), como podemos reagir de modo gentil?

   Ainda naquele texto que  Aldo Novak escreveu quando conversamos sobre gentileza, tem um trecho que começa muito bem a responder nosso questionamento:

Há momentos nos quais você encontra todas as razões do mundo para usar alguma frase grosseira, com pessoas que testam sua paciência, para saberem até onde você chega, mas até uma pessoa nestas condições pode ser gentil. E uma pessoa que continua gentil, mesmo com quem não é gentil com ela, acaba tornando inúteis as tentativas dos outros em derrubá-la, e constrói uma reputação de equilíbrio e controle.

   Isto é, manter-se gentil diante da falta de gentileza de alguém vai servir para evidenciar algumas de nossas melhores características: resiliência, bom-senso, convicção de valores, fé na crença de que a gentileza e a tolerância são ótimos antídotos contra a violência e, acima de tudo, dignidade e integridade diante de um comportamento medíocre. E sobre os limites da tolerância, Sâmara Jorge completou, sabiamente:

Agir com delicadeza não quer dizer aceitar tudo o que o outro faz, mas sabe pôr limites sem perder a razão. Até porque perdemos totalmente a razão quando nos tornamos agressivos ou invasivos. Podemos estar absolutamente certos, nossos argumentos podem ser legítimos, mas, se não soubermos nos expressar com sanidade e equilíbrio, podemos acabar com todos os nossos direitos frente a qualquer situação. E, certamente, iremos ferir pessoas desnecessariamente.

   Creio que você já tenha motivos suficientes para começar a investir em sua gentileza, mas, se ainda lhe resta alguma dúvida de como se parece uma pessoa gentil, termino este texto fazendo uma analogia com o bambu. Suas raízes são sólidas, longas e fibrosas, e se propagam por rizomas que se espalham horizontalmente por baixo da terra e se entrelaçam, formando uma rede. Os rizomas são inacreditavelmente fortes.

   Por outro lado, seus galhos compridos, finos e aparentemente frágeis, mas, diante de um vendaval, mantêm-se firmes e não se quebram. E existem duas grandes razões que justificam sua incrível fortaleza: primeiro são suas raízes, que poderíamos entender como nossos valores, nossas crenças, aquilo que aprendemos e no que investimos durante toda a nossa vida; e a outra, extremamente importante, é a sua flexibilidade. Diante de ventos e tempestades, o bambu se curva, disponibiliza-se ao ritmo da natureza, deixa-se conduzir não porque é fraco, mas porque reconhece que a resistência só o faria quebrar; e, por fim, espera até que possa retornar ao seu lugar - em riste, apontando para o alto, forte e imbatível. Essa capacidade do bambu pode ser comparada à nossa habilidade de resistir a um momento de crises e afrontas, tornando-nos flexíveis e gentis, aguardando o momento difícil passar até que possamos retomar nossa dignidade e nossa altivez.

  

Thursday, February 19, 2015

FRASE


Nossas verdades na juventude tornam-se utopias na maturidade

FILHOS - JÁ PERCEBERAM ESTE OLHAR ?



Nada melhor no mundo do que o olhar acolhedor de um pai. Imensurável. Indescritível.


AOS FILHOS

CRUELDADE

TORNAMO-NOS CRUÉIS QUANDO TEMOS PERMISSÃO DE NOSSA CONSCIÊNCIA PARA ULTRAPASSAR LIMITES.

O PECADO DA INGRATIDÃO



Conta uma lenda judia, que certa vez um homem foi condenado à morte. Na prisão, este homem foi acertado por muitas vezes com grandes pedras atiradas por carrascos. O réu suportou em silêncio o terrível castigo. Nenhum grito se ouviu dele. Na sua condição, compreendia que a desgraça havia caído sobre ele e que seus gritos de nada serviriam. 

Passou por ali um homem que havia sido seu amigo. Pegou uma pequena pedra e atirou na direção do condenado. Somente para demonstrar que não era do seu partido. O pobre condenado, atingido pela diminuta pedra, deu um grito estridente. 

O rei, que assistia tudo, ordenou que um dos seus lacaios perguntasse ao réu porque ele gritara quando atingido pela pequena pedra, depois de haver suportado sem se perturbar as grandes. 

O condenado respondeu: as pedras grandes foram atiradas por homens que não me conhecem, por isso me calei. Mas o pequeno seixo foi jogado por um homem que foi meu companheiro e amigo. Por isso gritei. Lembrei de sua amizade nos tempos de minha felicidade. E agora vi sua felicidade quando me encontro em desgraça. 

O rei compadeceu-se e ordenou que o pusessem em liberdade, dizendo: solte-o, mais culpado do que ele era aquele que abandonara na desgraça. 


Essa lenda demonstra a dimensão da dor que a ingratidão pode nos trazer, principalmente quando ela vem daqueles que mais amamos. Certa vez um poeta disse que a “ingratidão é um sentimento que floresce nos corações doentes.” 



De fato, a ingratidão é tudo aquilo que é contrário a compaixão e é bom de vez em quando, refletirmos se não estamos também, sendo ingratos com aqueles que nos amam incondicionalmente. E, se alguém estiver sendo ingrato com você não se entristeças, é melhor receber a ingratidão do que exercê-la em relação ao próximo. 

Por conseguinte, saibamos retribuir todo auxílio e dedicação que nossos amigos e familiares nos proporcionam; pois são eles, que nos ajudam na evolução e na caminhada de nossas vidas." (Jeremias Carvalho)

    Ao examinar este texto lembrei-me de um caso que uma amiga contou-me. Quando ela estava para casar-se,  o seu pai chamou-a e lhe disse: "Minha filha, o filho pode fazer qualquer coisa com os pais que eles sempre estarão por perto e perdoarão; podem ignorá-los, podem deixá-los  a sós na velhice, podem ser grosseiros e mal-educados, intolerantes, enganá-los;  e chegarem até ao absurdo da ingratidão. Agora peço-lhe que preste muita atenção ao que vou falar:  'Marido é diferente, ele nunca terá com você a tolerância, a paciência e a capacidade de perdoar que uma mãe ou pai teem. Não se esqueça disso nunca !...' 


Thursday, August 15, 2013

INGRATIDÃO



"A ingratidão é a pior de todas as máculas."
(Júlio Pinto de Almeida)

A vida nos testa em várias áreas através de provas diversas. O teste da gratidão tem sua avaliação principal na relação dos filhos com os pais. Quem não consegue agradecer aos pais terrenos que vemos, impossível ser grato ao Criador que não vemos e apenas percebemos. Ah, como são difíceis as provas da vida!

QUANDO SE PENSA QUE SABE TUDO

Eu sei que nada sei. Quanto mais penso que sei logo descubro que muito menos sei!
Afonso A. Silva

A MAIOR PREGUIÇA


Quem não lê, infelizmente não aprende a pensar

GRATIDÃO




Uma das grandes dificuldades que surge na relação entre pais e filhos se relaciona à questão da cobrança, que freqüentemente ocorre, por parte dos pais, quanto à reação dos filhos a tudo o que lhes foi proporcionado. Constantemente se vê pais queixarem-se de uma atitude que eles consideram como ingratidão por parte dos filhos.
Nada mais compreensível. Pessoas que se dedicaram, durante anos, a cuidar de seus filhotes indefesos, por vezes fazendo árduos sacrifícios para proporcionarem àquelas crianças boa alimentação, educação; doando uma vasta parcela de seu tempo e energia para oferecerem carinho e atenção, se vêem, de uma hora para outra, colocados em segundo plano, ou preteridos por outras pessoas que os filhos passam a considerar como companhias mais interessantes. Eles se sentem sendo desvalorizados e aí costuma vir a cobrança: os filhos passam a ser acusados de não reconhecerem o valor do que receberam e são encarados como ingratos.
Esta situação não se soluciona com facilidade. Dificilmente um filho vai mudar sua forma de viver apenas para agradar seus pais, mas pelo menos devem tratar os pais com respeito e educação.
Para facilitar a convivência com esta dificuldade, convém lembrar que se - como por vezes se afirma - os filhos devem sua vida aos pais, existe uma total impossibilidade desta dívida ser paga. Como se paga uma vida? Com outra? Portanto já que é impagável, melhor considerar que não existe dívida. Afinal, não podemos esquecer que os próprios pais reconhecem que deram para seus filhos tudo o que fizeram por eles; portanto não foi um empréstimo, mas uma doação.
A melhor forma de que os filhos dispõem para mostrar o reconhecimento pelo que receberam de seus pais consiste em reconhecer o exemplo recebido. Isto quer dizer que eles devem se dedicar a seus filhos tão bem, ou melhor, do que seus pais fizeram com eles. Assim, ficamos inseridos nesta seqüência que a natureza estabeleceu, onde instintivamente pais cuidam de seus filhos e com isto as espécies se mantêm e a vida prossegue. E a gratidão, em torna-se um feliz sentimento de reconhecimento do amor e do carinho recebidos, da generosidade e altruísmo com que foram tratados e que, por isso mesmo, podem ser retransmitidos numa corrente positiva.

O PIOR É PENSAR QUE APENAS VOCÊ É O DONO DA VERDADE

Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca.

USO DE PALAVRÕES EM EXCESSO -


Como lidar com filhos que falam palavrões

Não incentive

Não se mostre zangado

A melhor saída para que a palavra seja esquecida, é mostrar desinteresse

Diga “não” aos pedidos feitos com uso de palavrões.

Cuide do seu vocabulário

Fique atento aos motivos

Se o seu filho está usando palavrões muito seguidamente e tirando a sua paciência do sério, ele pode estar tendo sucesso no que se propôs. Costumeiramente, jovens podem usar esse artifício para chamar a atençãoPasse um tempo maior com ele e compreenda os seus motivos.

COMENTÁRIO: Sabe que quando me pego usando palavrões acabo ficando com uma " ressaca " danada. e para completar não me sinto bem se eles são proferidos durante as refeições ou em presença de visitas. Acho que quem o faz sacramenta a ausência de educação. Se sou careta por pensar assim, então assumo,[.




SEM NOÇÃO E DISCERNIMENTO

1- Fala alto e conta toda a sua vida após um "bom dia".

2- Puxa-saco do chefe forçando a amizade.


3- Não respeita  limite e espaço, não tem bom senso e dá conselho o tempo todo.


4- Faz brincadeiras em excesso.


5- Só ele sabe tudo, conhece tudo - raramente se disponibiliza a ajudar o colega.


6- Fofoqueiro - faz  versões impensadas da realidade.


7- Reclama de tudo - pessimismo ao extremo


8- Passa por cima de tudo e de todos - desconhece a ética.


9- Fala muito e trabalha pouco, e falta ao serviço em excesso além de não cumprir horário como os seu companheiros - mas é sempre o primeiro a querer receber o pagamento.


10- Finge de bonzinho mais é puxador de tapete(s).

ISTO MACHUCA E MUITO ... PERGUNTE A SUA FAMÍLIA

Reservamos nossa tolerância e gentileza para os estranhos e maltratamos os mais próximos e queridos como nossos pais e irmãos.

EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL

Nada me entristece mais do que conviver com pessoas mal educadas, pior é perceber que 

reservamos nossa tolerância e gentileza para os estranhos e maltratamos os mais próximos e queridos,  ou seja, nossos pais e irmãos.



Com o mundo louco de hoje em dia, está cada vez mais necessário mostrar educação e paciência. Trabalho com educação e percebo que o meu trabalho é infinitamente mais difícil, principalmente quando notamos que algo está mudado em nossa sociedade. Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que seja extremamente educado em suas ações, não é impossível, mas é raro. Antigamente isso já foi mais comum e parece que educação e gentileza são palavras do passado. Por não ter justamente isso que o mundo está do jeito que está. A falta de paciência de alguns com a falta de educação de outros.
            A educação  e os bons costumes não são praticas que foram criadas nos dias de hoje , é bastante antigo, desde o tempo em que homem jogava sua blusa em cima de uma poça de água para a mulher passar, puxava a cadeira para ela sentar, entre outras coisas. Por muitos lugares que andamos hoje nem o básico “Muito obrigado” ouvimos. Palavras básicas e essenciais para evitar qualquer transtorno e ter o mínimo de educação “Muito obrigado”, “Com licença”, “Por favor” e “Me desculpe”, palavras assim são simples, mas nem todos utilizam. Não somente usar de tais palavras, mas evitar situações inadequadas também é sinal de boa educação.
            É muito comum encontrar pessoas que não sabem se comportar dentro de um grupo e muitas vezes essas pessoas são chamadas de anti-sociais, normalmente não pensam no outro ou na coletividade, sempre estão preocupadas em fazer o que querem sem se preocupar se estão agradando ou não.  
            Devemos ter a consciência de que uma pessoa mal educada sempre trabalha de mau humor, porque não sabe ser feliz. Não sendo feliz, a má educação, apresenta-se como um sintoma colateral e assim sendo, não gosta do que faz, não é feliz no amor, tem casa, mas não tem um lar, não tem amigos, não tem família.
            O encontro com uma pessoa mal educada deve fortalecer nossa atitude de não sermos igual a ela. A reação diante de uma pessoa mal educada deve ser tratá-la com gentileza.
            Se você deseja ser educado, confira algumas dicas que nós daremos. Primeiro de tudo é importante manter a calma e ter autocontrole. Ninguém é educado se fizer drama independente da situação. Chamar a atenção definitivamente não é sinal de uma pessoa educada, pois pessoas educadas são discretas, tente não utilizar palavrões, essa também é uma maneira de não chamar a atenção. Não fale sobre vulgaridades, uma pessoa educada não toca nesse tipo de assunto e a linguagem diz muito sobre o que a pessoa representa. Cuidar da aparência é essencial, pode ser esquisito, mas se você estiver bem cuidado e bem arrumado já passa uma impressão de uma pessoa mais educada. Ainda na aparência, tome cuidado com sua postura, uma postura desleixada é sinônima de desorganização e bagunça e não de educação.
            O respeito é um item extremamente importante da educação. Para se mostrar educado com alguém, respeite-a e você também será respeito, afinal gentileza gera gentileza. Todas essas dicas servem para o mundo inteiro e para que as pessoas possam mudá-lo começando por si mesmas.

FILHOS, CUIDADO ! OS PAIS TAMBÉM SENTEM AS OFENSAS - SÃO SERES HUMANOS - AMADUREÇAM. POR FAVOR !

Filho que falta respeito com o pai, ameaça a chama do  amor incondicional, ou seja, pode provocar um distanciamento onde o pai cansado de ensinar, opta por silenciar. 

RESPEITO AO PAI

Não existe presente maior para um PAI, do que um filho respeitoso, obediente, amoroso e honesto.

DEVERES DO TRABALHADOR


O trabalhador está sujeito aos seguintes deveres previstos na lei:

• Respeitar e tratar com urbanidade e lealdade a entidade patronal, os superiores hierárquicos, os companheiros de trabalho e as demais pessoas que estejam ou entrem em relações com a empresa;

• Comparecer ao serviço com assiduidade e realizar o trabalho com zelo e diligência;

• Obedecer à entidade patronal em tudo o que respeite à execução e disciplina do trabalho, salvo na medida em que as ordens e instruções daquela se mostrem contrárias aos seus direitos e garantias;

• Guardar lealdade à entidade patronal, nomeadamente, não negociando por conta própria ou alheia em concorrência com ela, nem divulgando informações referentes à sua organização, métodos de produção ou negócios;

• Velar pela conservação e boa utilização dos bens relacionados com o seu trabalho, que lhe foram confiados pela entidade patronal;

• Promover ou executar todos os atos tendentes à melhoria da produtividade da empresa;

• Cumprir todas as demais obrigações decorrentes do contrato de trabalho e das normas que o regem. 






















GRATIDÃO

Uma das grandes dificuldades que surge na relação entre pais e filhos se relaciona à questão da cobrança, que freqüentemente ocorre, por parte dos pais, quanto à reação dos filhos a tudo o que lhes foi proporcionado. Constantemente se vê pais queixarem-se de uma atitude que eles consideram como ingratidão por parte dos filhos.


Nada mais compreensível. Pessoas que se dedicaram, durante anos, a cuidar de seus filhotes indefesos, por vezes fazendo árduos sacrifícios para proporcionarem àquelas crianças boa alimentação, educação; doando uma vasta parcela de seu tempo e energia para oferecerem carinho e atenção, se vêem, de uma hora para outra, colocados em segundo plano, ou preteridos por outras pessoas que os filhos passam a considerar como companhias mais interessantes. Eles se sentem sendo desvalorizados e aí costuma vir a cobrança: os filhos passam a ser acusados de não reconhecerem o valor do que receberam e são encarados como ingratos.
Esta situação não se soluciona com facilidade. Dificilmente um filho vai mudar sua forma de viver apenas para agradar seus pais, mas  pelo menos devem tratar os pais com respeito e educação.


Para facilitar a convivência com esta dificuldade, convém lembrar que se - como por vezes se afirma - os filhos devem sua vida aos pais, existe uma total impossibilidade desta dívida ser paga. Como se paga uma vida? Com outra? Portanto já que é impagável, melhor considerar que não existe dívida. Afinal, não podemos esquecer que os próprios pais reconhecem que deram para seus filhos tudo o que fizeram por eles; portanto não foi um empréstimo, mas uma doação.

A melhor forma de que os filhos dispõem para mostrar o reconhecimento pelo que receberam de seus pais consiste em reconhecer o exemplo recebido. Isto quer dizer que eles devem se dedicar a seus filhos tão bem, ou melhor, do que seus pais fizeram com eles. Assim, ficamos inseridos nesta seqüência que a natureza estabeleceu, onde instintivamente pais cuidam de seus filhos e com isto as espécies se mantêm e a vida prossegue. E a gratidão, em torna-se um feliz sentimento de reconhecimento do amor e do carinho recebidos, da generosidade e altruísmo com que foram tratados e que, por isso mesmo, podem ser retransmitidos numa corrente positiva.

Tuesday, February 17, 2015

A DELEGÂNCIA

A todo momento somos flechados por pessoas mal-agradecidas e indelicadas, portanto torna-se   inútil sentir todos os baques da estrada.

Wednesday, February 11, 2015

PRESTE ATENÇÃO

Tentar modificar o arrogante é como mostrar beleza aos cegos e  dizer palavras aos surdos.
Quando um homem admira uma mulher, ele fará o possível para dizer isto a ela de alguma forma.

CARTILHA DO CLIENTE - ESCRITÓRIO AGE

         As normas e instruções abaixo são para os nossos clientes observarem, com o objetivo de evitarmos multas e notificações, para que possamos prestar um serviço de boa qualidade, responsabilidade e compromissado com a seriedade.

1-    As guias de impostos e contribuições devem ser enviadas ao escritório no máximo no mês seguinte ao seu pagamento, incluindo-se aqui as contas de água, luz, telefone e recibo de aluguel, bem como as folhas de pagamento de salários, férias, 13º e rescisões. Se a empresa possuir conta bancária em nome da firma, os extratos bancários também deverão ser enviados. O não envio destes documentos paralisa totalmente a escrituração contábil, dificultando informações para a empresa na hora de um cadastro bancário, participação em licitações.Veículos adquiridos pela empresa através do CNPJ deverão ser contabilizados através da nota fiscal de compra (se novo) e do recibo de compra e venda (se usado). Se a empresa entrar em algum tipo de consórcio também deverá trazer os documentos para serem contabilizados.

2-    No tocante a pagamentos efetuados VIA INTERNET, imprimir o comprovante e anexar à guia paga. Se assim não for feito a Contabilidade não terá como lançar a data do pagamento e em qual estabelecimento bancário foi quitada. Observar que pagamento feito via online só pode ser utilizada conta em nome da pessoa jurídica; ou seja, da firma (não usar conta particular para esse fim).

3-    O envio das notas fiscais de compra e venda até o dia 7 do mês subseqüente, juntamente com o arquivo SINTEGRA se for emissor de cupom fiscal (ECF) e arquivo SPED se não for optante pelo SIMPLES NACIONAL.

4-    O programa não permitirá o registro de notas fiscais de compras atrasadas. Por exemplo: em setembro enviar uma nota de abril para registro.

5-    Pela nova legislação e pelos recursos de nova tecnologia não será possível ficar recalculando guias atrasadas (não pagas no vencimento), sem se correr o risco de ser excluído do sistema do SIMPLES NACIONAL, o que poderá ocasionar um grande prejuízo financeiro para a empresa.

6-    Se você possui máquina de cartão de crédito no seu estabelecimento, favor enviar ao escritório até dia 10 de Fevereiro do ano seguinte ao exercício concluído o Extrato Anual da Dirf da Visanet/Cielo/Redecard para a entrega da declaração à Receita Federal evitando multas. Se você não tiver recebido o seu extrato favor solicitá-lo junto à empresa: VISANET/CIELO – 0800 570 8472 / REDECARD – 0800 784 433. Existe ainda a possibilidade de obtenção deste extrato via internet.

7-    Inventário de Mercadorias – Em todo 31 de Dezembro a empresa deverá efetuar o levantamento do seu estoque físico quer seja pelo sistema de Emissor de Cupom Fiscal ou pela contagem normal. Contactar com o Escritório a respeito durante o mês de Janeiro do ano seguinte.

8-    Os honorários contábeis deverão ser pagos até o dia 7 ( sete ) do mês subseqüente, impreterivelmente.

9-    Para registrar um funcionário a Firma deve preencher a ficha (fornecida pelo Escritório) com todos os dados.

10 – Ao conceder férias a um funcionário comunicar com antecedência à Contabilidade.

11 – Temos constatado que as folhas de pagamento teem vindo sem data ou com a mesma incorreta. A data é de responsabilidade do empregado, sendo que para o comércio em geral o pagamento deve ser feito até o 5º dia útil do mês seguinte. Para as farmácias e/ou drogarias até o dia 5 do mês subseqüente.

12 – O empregado trabalha 8 horas por dia / 44 horas por semana / 220 horas mensais.

13 – Se o empregado sofrer acidente de trabalho, adoecer ou licença maternidade comunicar o mais rápido possível ao escritório.

14 – Contrato de Experiência : Mínimo de 15 dias – Máximo de 90 dias. Pode ser prorrogado uma única vez. Não tem estabilidade, não tem aviso prévio e não cabe multa rescisória se a rescisão for ao término do contrato. Se a rescisão for antecipada por qualquer parte que tomar a iniciativa, irá arcar com 50% do valor correspondente aos dias restantes para o seu término.

15 - O empregado tem direito a faltas justificadas por motivo de:

- 2 dias em caso de falecimento
- 3 dias consecutivos para casamento
- 5 dias consecutivos de nascimento do filho no decorrer da 1ª semana
- 30 dias por atestado médico
- 120 dias por afastamento para licença maternidade

16 - Programas obrigatórios:
PCMSO – Programa Controle Médico Saúde Ocupacional
PPRA – Programa Prevenção Riscos Ambientais
PPP – Programa Perfil Profissiográfico Previdenciário

17 - Atestados Obrigatórios:
- Admissional
- Demissional
- Retorno
- Periódico (1 ano para os menores 18 anos e maiores de 45 anos)
                   (2 anos para os maiores de 18 anos e menores de 45 anos)
- Mudança de Função

18 – A Empresa com mais de 10 empregados é obrigada a ter Livro de Ponto e com mais de 20 empregados organizar CIPA ( Comissão Interna e Prevenção de Acidentes).

19 – Empregado menor de 18 anos não pode trabalhar em local insalubre e não pode fazer hora extra.

20 – Horário Noturno corresponde a jornada de trabalho que começa às 22 horas e vai até às 5 horas da manhã.

21 – Entre duas jornadas haverá descanso mínimo de 11 horas.

22 – É direito do empregado descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos, salvo em empresas que adotem trabalhos em escala de horários. Havendo escala de horários os empregados deverão ter pelo menos uma vez por mês o descanso remunerado em um domingo.

23 – A empresa tem prazo de 48 horas para registrar o empregado.

24 – Quando o empregado pedir demissão, o empregador deverá solicitar imediatamente ao escritório para redigir o pedido.