Thursday, February 19, 2015

O PECADO DA INGRATIDÃO



Conta uma lenda judia, que certa vez um homem foi condenado à morte. Na prisão, este homem foi acertado por muitas vezes com grandes pedras atiradas por carrascos. O réu suportou em silêncio o terrível castigo. Nenhum grito se ouviu dele. Na sua condição, compreendia que a desgraça havia caído sobre ele e que seus gritos de nada serviriam. 

Passou por ali um homem que havia sido seu amigo. Pegou uma pequena pedra e atirou na direção do condenado. Somente para demonstrar que não era do seu partido. O pobre condenado, atingido pela diminuta pedra, deu um grito estridente. 

O rei, que assistia tudo, ordenou que um dos seus lacaios perguntasse ao réu porque ele gritara quando atingido pela pequena pedra, depois de haver suportado sem se perturbar as grandes. 

O condenado respondeu: as pedras grandes foram atiradas por homens que não me conhecem, por isso me calei. Mas o pequeno seixo foi jogado por um homem que foi meu companheiro e amigo. Por isso gritei. Lembrei de sua amizade nos tempos de minha felicidade. E agora vi sua felicidade quando me encontro em desgraça. 

O rei compadeceu-se e ordenou que o pusessem em liberdade, dizendo: solte-o, mais culpado do que ele era aquele que abandonara na desgraça. 


Essa lenda demonstra a dimensão da dor que a ingratidão pode nos trazer, principalmente quando ela vem daqueles que mais amamos. Certa vez um poeta disse que a “ingratidão é um sentimento que floresce nos corações doentes.” 



De fato, a ingratidão é tudo aquilo que é contrário a compaixão e é bom de vez em quando, refletirmos se não estamos também, sendo ingratos com aqueles que nos amam incondicionalmente. E, se alguém estiver sendo ingrato com você não se entristeças, é melhor receber a ingratidão do que exercê-la em relação ao próximo. 

Por conseguinte, saibamos retribuir todo auxílio e dedicação que nossos amigos e familiares nos proporcionam; pois são eles, que nos ajudam na evolução e na caminhada de nossas vidas." (Jeremias Carvalho)

    Ao examinar este texto lembrei-me de um caso que uma amiga contou-me. Quando ela estava para casar-se,  o seu pai chamou-a e lhe disse: "Minha filha, o filho pode fazer qualquer coisa com os pais que eles sempre estarão por perto e perdoarão; podem ignorá-los, podem deixá-los  a sós na velhice, podem ser grosseiros e mal-educados, intolerantes, enganá-los;  e chegarem até ao absurdo da ingratidão. Agora peço-lhe que preste muita atenção ao que vou falar:  'Marido é diferente, ele nunca terá com você a tolerância, a paciência e a capacidade de perdoar que uma mãe ou pai teem. Não se esqueça disso nunca !...' 


Thursday, August 15, 2013

INGRATIDÃO



"A ingratidão é a pior de todas as máculas."
(Júlio Pinto de Almeida)

A vida nos testa em várias áreas através de provas diversas. O teste da gratidão tem sua avaliação principal na relação dos filhos com os pais. Quem não consegue agradecer aos pais terrenos que vemos, impossível ser grato ao Criador que não vemos e apenas percebemos. Ah, como são difíceis as provas da vida!