Friday, February 06, 2015

JOVEM GUARDA - 50 ANOS

    1965. Um programa musical uma vez por semana. Era a onda do 'Iê-Iê-Iê.' Inicialmente um movimento influenciado pelos americanos e ingleses, com letras em versões adaptadas.

   "Eu sou terrível" - cantava Roberto Carlos e repetia : "É uma brasa mora ! ".


   Movimento de rebeldia e  inocência, guitarras em ação. Ronnie Cord na Rua Augusta tentava imitar a juventude transviada. "Estúpido Cupido" chegava às paradas musicais. Tony Campello, Celly Campello e Carlos Gonzaga aderiam ao rock, seguidos pelos Vips.


   Leno e Lilian louvavam a "Pobre Menina". Renato e Seus Blues Caps brincavam de amor : ' Deixa essa boneca, faça-me o favor / Deixe isso tudo e vem brincar de amor / De amor, hei hei hei de amor / Oh! Meu bem / Lembre que existe por ai ' . ( versão de música dos "Beatles").


   As paredes tremiam com o "Splish Splash" cantado por Silvinha Araújo e o romantismo de "Diana", originalmente gravada  pelo cantor americano Paul Anka.


   De repente uma "Festa de Arromba" anunciava Erasmo Carlos. Um momento lindo!...


   Ronnie Von chamava alguém de "Meu Bem" e Martinha (Queijinho de Minas) respondia: "Eu Te Amo Mesmo Assim", enquanto Roberto e Erasmo diziam "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo".


   Rebeldes em estilo já brasileiro. Eis que Wanderléa pedia: "Pare o Casamento".


   Mas Roberto Carlos parou, digo "Parei na Contramão".


   Jerry Adriani colocava açúcar no "Doce, Doce Amor".


   Roberto Carlos começa a demostrar o seu romantismo gravando o sucesso : "Quando". As fãs enlouqueciam com o "Negro Gato", amavam com força. Rock e pulsação total na TV Record, e "Por Isso Eu Corro de Mais". 


   Ritmo total de aventuras com cabelos lisos e compridos, roupas diferentes, mini-saia, calças e cintos calhambeque, um verdadeiro fenômeno na moda.


   Erasmo escrevia no seu " (O) Caderninho". "Eu queria ser o seu caderninho..."


   Um fenômeno na moda sob o som da guitarra elétrica.

   Então chegaram "Os Incríveis" com "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones".

    Findava-se o corte de cabelo modelo "Príncipe Danilo", uma verdadeira "Prova de Fogo" dizia Wanderléa, mas Roberto mandava tudo para o inferno como um verdadeiro "Lobo Mau".

   A Guerra do Vietnã assustava o mundo, e a Jovem Guarda tentava alegrar as pessoas entristecidas pela ditadura.

   "Não Adianta Nem Tentar Me Esquecer..."    

   "É Proibido Fumar..."

   Raul Seixas sabia que "Tudo Que É Bom Dura Pouco" e Roberto  " ( Eu) Disse Adeus".


   O movimento viveu o tempo determinado por Deus.


   O rock brasileiro deve muito à Jovem Guarda e deixou sua influência na música popular brasileira.


 Um período que :


' Eu me lembro com saudade

O tempo que passou
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou
Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias
Canções usavam formas simples
Pra falar de amor
Carrões e gente numa festa
De sorriso e cor
Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Hoje os meus domingos

São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Sonhos e emoções
O que foi felicidade
Me mata agora de saudade
Velhos tempos
Belos dias


Velhos tempos

Belos dias
Velhos tempos
Belos dias
Velhos tempos
Belos dias '.

 

" QUE SAUDADES ! "