Thursday, February 19, 2015

GRATIDÃO




Uma das grandes dificuldades que surge na relação entre pais e filhos se relaciona à questão da cobrança, que freqüentemente ocorre, por parte dos pais, quanto à reação dos filhos a tudo o que lhes foi proporcionado. Constantemente se vê pais queixarem-se de uma atitude que eles consideram como ingratidão por parte dos filhos.
Nada mais compreensível. Pessoas que se dedicaram, durante anos, a cuidar de seus filhotes indefesos, por vezes fazendo árduos sacrifícios para proporcionarem àquelas crianças boa alimentação, educação; doando uma vasta parcela de seu tempo e energia para oferecerem carinho e atenção, se vêem, de uma hora para outra, colocados em segundo plano, ou preteridos por outras pessoas que os filhos passam a considerar como companhias mais interessantes. Eles se sentem sendo desvalorizados e aí costuma vir a cobrança: os filhos passam a ser acusados de não reconhecerem o valor do que receberam e são encarados como ingratos.
Esta situação não se soluciona com facilidade. Dificilmente um filho vai mudar sua forma de viver apenas para agradar seus pais, mas pelo menos devem tratar os pais com respeito e educação.
Para facilitar a convivência com esta dificuldade, convém lembrar que se - como por vezes se afirma - os filhos devem sua vida aos pais, existe uma total impossibilidade desta dívida ser paga. Como se paga uma vida? Com outra? Portanto já que é impagável, melhor considerar que não existe dívida. Afinal, não podemos esquecer que os próprios pais reconhecem que deram para seus filhos tudo o que fizeram por eles; portanto não foi um empréstimo, mas uma doação.
A melhor forma de que os filhos dispõem para mostrar o reconhecimento pelo que receberam de seus pais consiste em reconhecer o exemplo recebido. Isto quer dizer que eles devem se dedicar a seus filhos tão bem, ou melhor, do que seus pais fizeram com eles. Assim, ficamos inseridos nesta seqüência que a natureza estabeleceu, onde instintivamente pais cuidam de seus filhos e com isto as espécies se mantêm e a vida prossegue. E a gratidão, em torna-se um feliz sentimento de reconhecimento do amor e do carinho recebidos, da generosidade e altruísmo com que foram tratados e que, por isso mesmo, podem ser retransmitidos numa corrente positiva.