Wednesday, April 01, 2015



FELICIDADE



O segredo está em compreender e aceitar algumas coisas da vida. A primeira delas é a compreensão da transitoriedade da vida. A mudança, a transformação, a passagem, a ausência são situações da realidade humana; assim como os nossos problemas estão ligados ao envelhecimento, à doença, às separações, às perdas, enfim à morte. Nós, seres humanos, não sabemos lidar bem com estes fenômenos porque a nossa educação é toda voltada para a segurança, para estabilidade e para a permanência (sem problemas). Daí é natural que entremos em conflito por não ser o mundo da forma que gostaríamos; o que nos leva a não aceitar os fatos negativos, gastando uma enorme energia na infrutífera tentativa de controlá-los.
A depressão é uma situação típica de quem se entristeceu pelo fato da vida ser como ela é. A idéia correta é de que a vida é para ser vivida, já que a sua manutenção é impossível. Determinadas relações como o trabalho, o casamento, a família são para ser usufruídas, já que a conservação não está sob nosso controle.
O autoconhecimento é importante para melhorar nossa qualidade de vida, mas apenas o conhecimento é pouco, ele deve estar acompanhado da aceitação de nossas imperfeições, incluindo evidentemente os defeitos, os sentimentos negativos, as nossas imperfeições corporais e emocionais. Quando as aceitamos, há uma grande chance de transformação e de crescimento pessoal.
Quando estamos disponíveis para a vida somos abertos ao prazer e às dores necessárias. Então podemos deduzir que alguém é feliz quando consegue ter um bom relacionamento consigo mesmo, com as pessoas, com as coisas; principalmente no que diz respeito à parte afetivo-sexual.
As relações com a família e com amigos são também fundamentais, para nosso equilíbrio psicológico e portanto influenciam na qualidade da vida, sem esquecer a relação de trabalho.
Outras relações têm uma conotação mais periférica (pública, social).
É muito importante distinguir “capacidade de amar” de “tentativa de posse por alguém”.
A felicidade é pois a dedicação em trilhar o caminho da valorização e de melhoria da qualidade de vida. A felicidade é aprendizado, pois a sociedade nos ensinou a infelicidade, instigando-nos em busca do sucesso social, profissional, financeiro, esquecendo-se da satisfação pessoal.